Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!
Início » Perguntas » Espírito Santo: A terceira Pessoa da Trindade

Espírito Santo: A terceira Pessoa da Trindade

Espírito Santo, ore por mim, Leve pra Deus tudo aquilo que eu preciso, Espírito Santo, use as palavras
Que eu necessito usar, mas não consigo. Me ajude nas minhas fraquezas, Não sei como devo pedir, Espírito Santo, vem interceder por mim”. (Espirito Santo – Fernanda Brum)

Por vezes a canção acima deve ter sido entoada por sua boca e agido em seu interior. Mas afinal, o que é o Espírito Santo? Como buscá-lo? Como ele pode agir e transformar nossa vida?

As passagens da bíblia guardam muitos segredos e mistérios. Entender o divino ainda está fora do alcance das mentes pagãs e daqueles que agem com desdém.

Mas com o coração aberto e disposto a ouvir o que o Senhor tem a nos dizer é possível compreender as grandiosidades da vida e é isto que esse artigo se propõe.

significado-espirito-santo

O que é o Espírito Santo?

Pai, Filho e Espírito Santo” é a frase que entoamos as vezes ao final de nossa oração, portanto, o Espírito Santo remete a terceira “pessoa” da Trindade, ou seja, Deus.

É por meio do Espírito Santo que nós temos um contato direto com Deus e é a forma com que Ele se comunica e age em nossas vidas.

Definição de espirito santo na bíblia

Durante as passagens da bíblia temos algumas características do Espírito Santo descritas, mostrando que Ele é mais que uma ação, é verdadeiramente uma pessoa.

Temos a fala: Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado“. –  (Atos 13:2).

O pensamento: mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus.” (1 Coríntios 2:10-11).

O sentimento: Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30).

A vontade: Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu.” (Atos 16:7).

E muito além do que Ele é, o Espírito Santo age e faz diferença na vida daqueles que o toca. Ele fala, alivia o pecador, transformar o crente, guia e capacita.

Um exemplo de sua ação está em Gálatas 5:22-24 “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

Como buscar o Espírito Santo?

Com todas bênçãos proporcionadas, é claro que a busca pelo Espírito Santo é algo presente na vida de todos os cristãos. Mas se você aceita Jesus como seu salvador, o Espírito Santo já habita em você.

É por ele que você está mais próximo de Deus, que tira a culpa do pecado, acende o dom da fé.

Para que esteja mais próxima do Espírito Santo e sinta sua presença pode fazer orações a Deus pedindo por essa benção.

→ Veja também: Os dons do Espirito Santo
→ Veja Também – Versículos sobre Espirito Santo

Oração

Há diversas orações de invocação ao Espírito Santo. Uma das mais conhecidas é:

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.

Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação.

Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

Quer Memorizar a Bíblia?

Veja como você pode Memorizar Milhares de Versículos Bíblicos. Clique Aqui e conheça esse método.

Mais Vistos Nos Últimos Dias

Copyright© 2014-2018 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados