Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!
Início » Histórias » História de Rute – Veja Quem Foi Rute

História de Rute – Veja Quem Foi Rute

Você conhece a história de Rute? Ela está em um livro curtinho da Bíblia, mas de grande importância! Esse é o oitavo livro do Antigo Testamente e é considerado um livro história, que se passa entre Juízes e I Samuel.

historia-de-rute

Quem foi Rute?

Rute foi uma mulher que nasceu em um lar que não acreditavam em Deus, por isso, ela mesmo não tinha essa fé, mas toda a sua vida mudou quando uma família cruzou o seu caminho.

Essa família israelita composta por Elimeleque, sua mulher Noemi, seus dois filhos Malom e Quiliom, escaparam de Belém para Moabe, devido a grande fome. Elimeleque então venho a falecer. Malom então casou-se com Rute e Quiliom casou-se com Orfa.

Depois de dez anos os dois irmãos também morreram e, por isso, Noemi decidiu voltar para Belém e pediu para as noras que voltassem para suas mães e casassem novamente. Rute não aceitou essa ideia e declarou fidelidade a sua sogra.

Rute e Noemi

Não me instes que te abandone e deixe de te seguir: pois para onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus. Onde quer que tu morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Isto me faça Javé, e ainda mais, se outra coisa que a morte me separar de ti (Rute 1:16-17).

As duas voltaram para Belém, a fome já havia passado e estava em época de colheita da cevada. Para conseguir sustentar a si própria e a sogra, Rute decidiu ir para os campos para colher as espigas que lá ficavam depois da colheita, já que a lei permitia que os pobres fizessem isso.

O campo era de posse de Boaz, que a aceitou por saber da lealdade que ela tinha com Noemi. Assim, ela passou a colher nos campos dele tanto na cevada quanto na colheita de trigo.

Quando vocês estiverem fazendo a colheita de sua lavoura e deixarem um feixe de trigo para trás, não voltem para apanhá-lo. Deixem-no para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva, para que o Senhor, o seu Deus, os abençoe em todo o trabalho das suas mãos. (Deuteronômio 24:19-21)

Um dia Noemi contou para Rute que Boaz era um parente de seu marido. Naquela época existia a lei do levirato, que obrigava o parente mais próximo a casar com uma viúva, desde que ela fosse uma mulher sem filhos e em uma situação precária, o que a enquadrava.  Noemi aconselhou para que Rute pedisse a mão do rapaz e assim ela o fez.

Boaz ficou impressionado com o fato dela querer fazer a coisa certa, mas a informou que havia um parente mais próximo que ele, mas que resolveria o assunto.

No dia seguinte ele encontrou com esse parente que lhe deu o dever de cuidar de Rute. Assim os dois se casaram e tiveram um filho chamado Obede, sendo o neto a alegria de Noemi em seus dias. E, assim, Rute se tornou o bisavó do rei Davi.

O que essa História nos Mostra?

Como em toda a Bíblia podemos tirar muitas informações e lições dessa história, mesmo ela sendo curta, está carregada de sentimentos. Rute é uma mulher que passou de descrente para temente a Deus, em um percurso que fez apenas o certo e sempre conquistou o que precisava, sem ao menos dizer que era aquilo que queria.

Deus permitiu que voltassem para Belém em época de colheita e assim ela pode conhecer o Boaz que, sem nem saber, tinha um parentesco que faria com que ela pudesse se casar novamente.

Ela foi uma mulher que nos ensina a ter coragem, a sermos leais, a trabalharmos arduamente para ajudar não só a nós, mas ao próximo também, e sempre ter respeito, assim como ela teve por Noemi. Não era a obrigação dela, poderia nem ser o que ela imaginava na sua infância, mas a sua vida mudou, ela conheceu Deus e aceitou e essa é a maior lição que podemos seguir.

Quer Memorizar a Bíblia?

Veja como você pode Memorizar Milhares de Versículos Bíblicos. Clique Aqui e conheça esse método.

Mais Vistos Nos Últimos Dias

Copyright© 2014-2018 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados