Início » Significados Bíblicos » O que é o Batismo? Significado Bíblico

O que é o Batismo? Significado Bíblico

Assunto muito discutido pelo mundo todo, mesmo por pessoas que não frequentam nenhuma denominação o batismo é um ponto de interrogação para muitos. O mais importante dentre isso tudo é que o batismo é algo deixado por Deus e que devemos passar.

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. ” (Mateus 28:19,20)

o-que-e-o-batismo-e-qual-significado-biblico

Significado Bíblico de Batismo

O batismo é um ato feito por pessoas que realmente estão dispostas e decididas a seguir a Cristo e estão realmente arrependidas de seus pecados. O batismo tem como base a água em forma de purificação, ou seja, o batizado é purificado, justificado por Jesus pela sua fé e então se torna um discípulo do Senhor.

Para a nossa fé cristã o batismo é tido como uma ordenança ou sacramento (de acordo com a denominação) deixado por Cristo, bem como a Ceia do Senhor.

São exemplos deixados por Ele como ordenança, ou seja, algo que devemos fazer para externar uma mudança que já ocorreu internamente. O próprio Cristo foi batizado se mostrando como um homem que deveria passar por tudo aquilo que nos deixaria como exemplo.

Mas não se engane o BATISMO NÃO SALVA, o batismo não traz sua salvação, é apenas uma ordenança de Cristo deixada para seus servos, a salvação vem da Mudança que Jesus faz em nossas vidas, todos que foram alcançados por Jesus serão salvos, mas para isso é preciso seguir seus mandamentos corretamente.

Nada disso tira a importância do batismo é um simbolo e deve ser respeitado, o batismo é um passo para sua salvação e não o passe livre.

Crianças podem ser batizadas?

Muitas denominações fazem esse ato, mas pensando por um momento, se o batismo é o ato de arrependimento de pecados e uma decisão que tomamos, como uma criança tem pecados? e além disso como ela em si vai se arrepender de seus pecados?

Existem 3 tipos de batismo:

Imersão – é quando uma pessoa entra com o corpo todo dentro da água.

Aspersão – é fazer cair gotas de água sobre a pessoa.

Derramamento – água é derramada sobre a cabeça da pessoa, para mostrar que foi limpa dos seus pecados. É parecido com a aspersão.

Sobre o batismo nas águas se faz importante ressaltar:

  1. Ser batizado não é condição essencial para ser salvo. O ladrão que creu em Jesus não foi batizado, mas foi para o Céu. Paulo disse que o seu ministério não era batizar, mas pregar o evangelho (1 Coríntios 1:17). Se era essencial para a salvação, teria feito questão de batizar quem cresse logo.
  2. É um mandamento dado por Jesus e é muito importante como confirmação pública da nova vida em Cristo (Mateus 28:18-20). É como assinar um contrato de trabalho, você pode trabalhar por alguém sem ter contrato, mas quando você assina o contrato, fica oficial. É por isso que muitas igrejas só aceitam uma pessoa como membro depois de batizado, porque significa que tem um compromisso sério com Jesus.
  3. Não importa a forma que nossa igreja entende ser a certa, a forma, neste caso é o que menos importa. Importante é o significado deste momento. O principal já aconteceu que foi a mudança em nossos corações. Jesus não veio para dividir, mas para unir os seus.

“Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.” (Efésios 4:3-6)

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.