Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Significados Bíblicos » O que é o Batismo? Significado Bíblico

O que é o Batismo? Significado Bíblico

Assunto muito discutido pelo mundo todo, mesmo por pessoas que não frequentam nenhuma denominação o batismo é um ponto de interrogação para muitos. O mais importante dentre isso tudo é que o batismo é algo deixado por Deus e que devemos passar.

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. ” (Mateus 28:19,20)

o-que-e-o-batismo-e-qual-significado-biblico

Significado Bíblico de Batismo

O batismo é um ato feito por pessoas que realmente estão dispostas e decididas a seguir a Cristo e estão realmente arrependidas de seus pecados. O batismo tem como base a água em forma de purificação, ou seja, o batizado é purificado, justificado por Jesus pela sua fé e então se torna um discípulo do Senhor.

Para a nossa fé cristã o batismo é tido como uma ordenança ou sacramento (de acordo com a denominação) deixado por Cristo, bem como a Ceia do Senhor.

São exemplos deixados por Ele como ordenança, ou seja, algo que devemos fazer para externar uma mudança que já ocorreu internamente. O próprio Cristo foi batizado se mostrando como um homem que deveria passar por tudo aquilo que nos deixaria como exemplo.

Mas não se engane o BATISMO NÃO SALVA, o batismo não traz sua salvação, é apenas uma ordenança de Cristo deixada para seus servos, a salvação vem da Mudança que Jesus faz em nossas vidas, todos que foram alcançados por Jesus serão salvos, mas para isso é preciso seguir seus mandamentos corretamente.

Nada disso tira a importância do batismo é um simbolo e deve ser respeitado, o batismo é um passo para sua salvação e não o passe livre.

Crianças podem ser batizadas?

Muitas denominações fazem esse ato, mas pensando por um momento, se o batismo é o ato de arrependimento de pecados e uma decisão que tomamos, como uma criança tem pecados? e além disso como ela em si vai se arrepender de seus pecados?

Existem 3 tipos de batismo:

Imersão – é quando uma pessoa entra com o corpo todo dentro da água.

Aspersão – é fazer cair gotas de água sobre a pessoa.

Derramamento – água é derramada sobre a cabeça da pessoa, para mostrar que foi limpa dos seus pecados. É parecido com a aspersão.

Sobre o batismo nas águas se faz importante ressaltar:

  1. Ser batizado não é condição essencial para ser salvo. O ladrão que creu em Jesus não foi batizado, mas foi para o Céu. Paulo disse que o seu ministério não era batizar, mas pregar o evangelho (1 Coríntios 1:17). Se era essencial para a salvação, teria feito questão de batizar quem cresse logo.
  2. É um mandamento dado por Jesus e é muito importante como confirmação pública da nova vida em Cristo (Mateus 28:18-20). É como assinar um contrato de trabalho, você pode trabalhar por alguém sem ter contrato, mas quando você assina o contrato, fica oficial. É por isso que muitas igrejas só aceitam uma pessoa como membro depois de batizado, porque significa que tem um compromisso sério com Jesus.
  3. Não importa a forma que nossa igreja entende ser a certa, a forma, neste caso é o que menos importa. Importante é o significado deste momento. O principal já aconteceu que foi a mudança em nossos corações. Jesus não veio para dividir, mas para unir os seus.

“Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.” (Efésios 4:3-6)

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana