Início » Significados Bíblicos » O que Significa Jeová?

O que Significa Jeová?

O Nome de Deus é YHWH no hebraico, Yahweh, Javé, Jeová, o grande Eu Sou. O Nome “Eu Sou” produz o efeito de passado, presente e futuro ao mesmo tempo, sendo assim indica que Deus é o Senhor do Tempo e da História, Imutável e Eterno, Criador e Soberano sobre tudo e todos.

o-que-significa-jeová

Significado de Jeová

O segundo livro do Antigo Testamento do cânon bíblico registra esse trecho que traz a revelação do Nome de Deus:

“Porém, Moisés acrescentou: ‘Quando eu for aos filhos de Israel e o comunicar: O Deus de vossos pais me enviou até vós e me questionarem: Qual é o seu Nome? – que eu deverei falar para eles?’ Então afirmou Deus a Moisés:

‘Eu Sou o que Sou. E deveis dizer aos filhos: Eu Sou me enviou a vós outros’. Disse Deus ainda mais a Moisés: ‘Assim dirás aos filhos de Israel: Yahweh, o Deus de vossos antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó me enviou até vós. Esse, pois, é o meu Nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração” – (Êxodo 3. 13-15).

O Senhor Jesus aplicou a Ele mesmo o nome “Eu Sou”, ou seja, ser igual a Deus, ser o Filho de Deus, ser Deus Vivo, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, afirmando: “Em verdade, em verdade vos asseguro: antes que Abraão existisse, Eu Sou” (João 8.58).

Nesse nome há todo o poder, um fantástico acontecimento ocorreu quando Judas acompanhado daqueles que iriam prender a Jesus chegaram para consumar o ato da traição: “Entretanto, tendo Jesus pleno conhecimento de tudo o que viria sobre Ele, saiu ao encontro deles e lhes perguntou: ‘A quem procurais?’. Responderam-lhe: ‘A Jesus de Nazaré’. Ao que lhes respondeu Jesus: ‘Eu Sou Jesus’. E Judas, aquele que o traiu estava com eles. Assim que Jesus lhes disse: ‘Eu Sou Jesus’, eles recuaram atônitos e caíram no chão” (João 18.4-6).

Eu Sou, Ele antes de tudo e todos, bem como depois de tudo e todos, Eterno e que está no controle do universo. Ele É e não há outro, ali não puderem permanecer de pé diante do poder desse nome. Portanto, por isso podemos declarar que Ele É o Senhor.

Jeová Jireh – O Senhor Proverá!

“Então Abraão deu àquele lugar o nome de Yahweh-Jireh, “O Senhor Proverá”. Por isso até nossos dias se diz: ‘No monte do Senhor se proverá” – Gênesis 22.14.

Nota: Na ocasião do local de entrega do seu filho Isaque como sacrifício, logo em seguida poupado pelo Eterno que provava o coração do seu servo.

Jeová Nissi – O Senhor é a Minha Bandeira!

“Depois Moisés construiu um altar, e pôs-lhe este nome: Adonai-Nissi, ‘o Eterno fez-me aqui um grande milagre’, porque ele declarou: ‘Porquanto Deus levantou a sua bandeira de guerra e jurou, sobre seu trono, que o Eterno lutará contra os amalequitas, de geração em geração” – Êxodo 17.15-16.

Nota: Israel vence os amalequitas.

Jeová Rafá – O Senhor que Cura!

“Declarando: ‘Se ouvires atento à voz de Yahweh, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, se deres ouvidos aos seus mandamentos e guardares todas as suas leis, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios. Pois Eu Sou Yahweh, Aquele que te restaura!” – Êxodo 15.26.

Nota: Palavra do Senhor por meio de Moisés aos israelitas num momento da peregrinação quando o povo reclamava de cede, mas as águas de Mara eram amargas e não podiam ser consumidas até que Deus deu a resposta e tornou as águas puras para consumo.

Jeová Shalom – O Senhor é a nossa Paz

“Gideão ergueu ali um altar em honra a Yahweh e o chamou: ‘Javé Shãlom, O Senhor é a nossa Paz. E até nossos dias este altar está em Ofra, cidade que pertence às famílias de Abiezer” – Juízes 6.24.

Nota: O anjo de Deus fala com Gideão.

Jeová Samá – O Senhor Está Aqui!

“A distância total ao redor da Cidade será equivalente a dezoito mil côvados longos, isto é, nove mil quilômetros. E daquele dia em diante o nome da Cidade será Yahweh Sháma, isto é, O Senhor Está Aqui” – Ezequiel 48.35.

Nota: São palavras que encerram o livro do profético de Ezequiel.

Jeová Sabaote – O Senhor dos Exércitos!

“Contudo Davi retrucou aos filisteus: ‘Tu vens contra mim com espada, lança e escudo pontiagudo, eu, no entanto, venho a ti em Nome de Yahweh, o Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel que desafiaste” – 1º Samuel 17.45.

Nota: Expressão usada na luta de Davi contra os filisteus nos tempos de Saul.

Jeová Kadesh – O Senhor que Santifica!

“Fala aos filhos de Israel e orienta-os: ‘Observareis de verdade os meus sábados, porque são um sinal entre mim e vós, em vossas gerações, a fim de que saibais que Eu Sou Yahweh, o Senhor, que vos santifica” – Êxodo 31.13.

Nota: Mais uma das palavras do Senhor por meio de Moisés aos israelitas.

Jeová Tsidkenu – O Senhor é a Nossa Justiça!

“Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o Nome pelo qual será conhecido: ‘Jeová-Tsidkenu, o Senhor, é a Nossa Justiça” – Jeremias 23.6.

Nota: Profecia de Jeremias que aponta ao Messias.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.