Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!
Início » Significados » O que Significa Jeová?

O que Significa Jeová?

O Nome de Deus é YHWH no hebraico, Yahweh, Javé, Jeová, o grande Eu Sou. O Nome “Eu Sou” produz o efeito de passado, presente e futuro ao mesmo tempo, sendo assim indica que Deus é o Senhor do Tempo e da História, Imutável e Eterno, Criador e Soberano sobre tudo e todos.

o-que-significa-jeová

Significado de Jeová

O segundo livro do Antigo Testamento do cânon bíblico registra esse trecho que traz a revelação do Nome de Deus:

“Porém, Moisés acrescentou: ‘Quando eu for aos filhos de Israel e o comunicar: O Deus de vossos pais me enviou até vós e me questionarem: Qual é o seu Nome? – que eu deverei falar para eles?’ Então afirmou Deus a Moisés:

‘Eu Sou o que Sou. E deveis dizer aos filhos: Eu Sou me enviou a vós outros’. Disse Deus ainda mais a Moisés: ‘Assim dirás aos filhos de Israel: Yahweh, o Deus de vossos antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó me enviou até vós. Esse, pois, é o meu Nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração” – (Êxodo 3. 13-15).

O Senhor Jesus aplicou a Ele mesmo o nome “Eu Sou”, ou seja, ser igual a Deus, ser o Filho de Deus, ser Deus Vivo, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, afirmando: “Em verdade, em verdade vos asseguro: antes que Abraão existisse, Eu Sou” (João 8.58).

Nesse nome há todo o poder, um fantástico acontecimento ocorreu quando Judas acompanhado daqueles que iriam prender a Jesus chegaram para consumar o ato da traição: “Entretanto, tendo Jesus pleno conhecimento de tudo o que viria sobre Ele, saiu ao encontro deles e lhes perguntou: ‘A quem procurais?’. Responderam-lhe: ‘A Jesus de Nazaré’. Ao que lhes respondeu Jesus: ‘Eu Sou Jesus’. E Judas, aquele que o traiu estava com eles. Assim que Jesus lhes disse: ‘Eu Sou Jesus’, eles recuaram atônitos e caíram no chão” (João 18.4-6).

Eu Sou, Ele antes de tudo e todos, bem como depois de tudo e todos, Eterno e que está no controle do universo. Ele É e não há outro, ali não puderem permanecer de pé diante do poder desse nome. Portanto, por isso podemos declarar que Ele É o Senhor.

Jeová Jireh – O Senhor Proverá!

“Então Abraão deu àquele lugar o nome de Yahweh-Jireh, “O Senhor Proverá”. Por isso até nossos dias se diz: ‘No monte do Senhor se proverá” – Gênesis 22.14.

Nota: Na ocasião do local de entrega do seu filho Isaque como sacrifício, logo em seguida poupado pelo Eterno que provava o coração do seu servo.

Jeová Nissi – O Senhor é a Minha Bandeira!

“Depois Moisés construiu um altar, e pôs-lhe este nome: Adonai-Nissi, ‘o Eterno fez-me aqui um grande milagre’, porque ele declarou: ‘Porquanto Deus levantou a sua bandeira de guerra e jurou, sobre seu trono, que o Eterno lutará contra os amalequitas, de geração em geração” – Êxodo 17.15-16.

Nota: Israel vence os amalequitas.

Jeová Rafá – O Senhor que Cura!

“Declarando: ‘Se ouvires atento à voz de Yahweh, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, se deres ouvidos aos seus mandamentos e guardares todas as suas leis, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios. Pois Eu Sou Yahweh, Aquele que te restaura!” – Êxodo 15.26.

Nota: Palavra do Senhor por meio de Moisés aos israelitas num momento da peregrinação quando o povo reclamava de cede, mas as águas de Mara eram amargas e não podiam ser consumidas até que Deus deu a resposta e tornou as águas puras para consumo.

Jeová Shalom – O Senhor é a nossa Paz”

“Gideão ergueu ali um altar em honra a Yahweh e o chamou: ‘Javé Shãlom, O Senhor é a nossa Paz. E até nossos dias este altar está em Ofra, cidade que pertence às famílias de Abiezer” – Juízes 6.24.

Nota: O anjo de Deus fala com Gideão.

Jeová Samá – O Senhor Está Aqui!

“A distância total ao redor da Cidade será equivalente a dezoito mil côvados longos, isto é, nove mil quilômetros. E daquele dia em diante o nome da Cidade será Yahweh Sháma, isto é, O Senhor Está Aqui” – Ezequiel 48.35.

Nota: São palavras que encerram o livro do profético de Ezequiel.

Jeová Sabaote – O Senhor dos Exércitos!

“Contudo Davi retrucou aos filisteus: ‘Tu vens contra mim com espada, lança e escudo pontiagudo, eu, no entanto, venho a ti em Nome de Yahweh, o Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel que desafiaste” – 1º Samuel 17.45.

Nota: Expressão usada na luta de Davi contra os filisteus nos tempos de Saul.

Jeová Kadesh – O Senhor que Santifica!

“Fala aos filhos de Israel e orienta-os: ‘Observareis de verdade os meus sábados, porque são um sinal entre mim e vós, em vossas gerações, a fim de que saibais que Eu Sou Yahweh, o Senhor, que vos santifica” – Êxodo 31.13.

Nota: Mais uma das palavras do Senhor por meio de Moisés aos israelitas.

Jeová Tsidkenu – O Senhor é a Nossa Justiça!

“Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o Nome pelo qual será conhecido: ‘Jeová-Tsidkenu, o Senhor, é a Nossa Justiça” – Jeremias 23.6.

Nota: Profecia de Jeremias que aponta ao Messias.

Mais Vistos Nos Últimos Dias

Aprender a Bíblia? Veja Isso

Copyright© 2014-2018 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados

Quer Memorizar centenas de Versículos Bíblicos Com Facilidade?

Clique no Botão Laranja Abaixo e Cadastre Seu Email
para conhecer os detalhes desse Incrível método.