Início » Histórias da Bíblia » História de Gideão, quem foi Gideão?

História de Gideão, quem foi Gideão?

Para que possamos falar da historia de Gideão precisamos entender que os israelitas estavam novamente em apuros, e por não obedecer a Deus foram dominados pelo povo de Midiã e assim feri-los desta forma os israelitas clamaram a Deus por ajudar e assim seus clamores foram ouvidos.

historia-de-gideao-quem-foi

História de Gideão

Deus acabou pedindo que reunisse um grande exercito, e Gideão juntou 32 mil guerreiros, mas havia um exercito de 135 mil homens contra Israel, contudo Deus disse a Gideão “Você tem homens demais”, mas por que mesmo ele disse isso?

Isso por que se Israel ganhasse a guerra, talvez pensassem que eles mesmos tivessem a ganho, podiam assim pensar que não precisavam da ajuda do grande Deus para poder vencer as batalhas.

Por isso Deus disse a Gideão “Mande para a casa os homens que tiverem medo”, assim 22 mil homens de todos os seus guerreiros voltaram para a casa ficando e restando somente 10 mil homens para lutar contra os 135 mil.

Mais ainda sim Deus disse a Gideão “Ainda tem homens demais”, por isso acabou mandando que Gideão fizesse os homens beber água do riacho mandando então embora os que abaixassem a cabeça para beber.

E seguindo a historia de Gideão o próprio Deus disse “Vou dar-lhe a vitória somente com os 300 que ficaram vigiando enquanto beberam” assim Deus prometeu a Gideão.

Chegando a Hora da Batalha

Bom mas agora chegou a hora da luta e Gideão colocou os seus 300 homens em três grupos dando a cada homem uma buzina e um jarro com uma tocha dentro dele, lá pela meia-noite eles se ajuntaram em volta do acampamento do inimigo.

E da mesma forma todos tocaram as buzinas e quebraram os seus jarros gritando “A espada de Deus e de Gideão” assim todos os soldados inimigos despertando ficaram muito confusos e com muito medo até que todos começaram a fugir e assim os israelitas venceram a batalha.

Eu Estou Contigo Gideão

É importante frisar que dentro da historia de Gideão as conversas de Deus afirmavam a sua presença repetidas vezes, primeiro afirmando com palavras “Já que eu estou contigo, feriras os medianitas como se fossem um só homem” no texto de (Juízes 6:16).

Veja Também: História de Paulo

Segundo ele informou por sinais antes da primeira missão de Gideão Deus lhe deu um sinal impressionante o anjo do senhor fez subir o fogo para consumir toda a oferta de Gideão, isso é impressionante por que enquanto as ofertas eram trazidas era muito raro o próprio Deus mandar o fogo para consumir as ofertas.

E antes da sua segunda missão dentro da historia de Gideão ele recebeu mais três sinais deixando o orvalho molhar apenas uma porção de lã sem molhar se quer a terra em volta, já na noite seguinte foi feito o contrario deixando a lã seca no meio de terra molhada.

O que podemos aprender com a história de Gideão é que ele confiou em Deus, mesmo com uma quantidade ridiculamente menor que a do oponente ele acreditou que quem iria vencer a guerra era Deus e não por suas forças.

Se você tem problemas, faça sua parte e deixa que Deus faça o impossível, só ele pode fazer, tenha fé e creia que o melhor esta por vir.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.