Início » Significados Bíblicos » O que Significa Amém?

O que Significa Amém?

O que mais ouvimos quando vamos em igrejas é a palavra “AMÉM”. Nós sabemos e devemos usá-la sempre no final de uma oração ou até no meio de uma pregação. Mas as vezes ouvimos tanto que falamos sem pensar e muitas vezes por costume. É uma palavra pequena, comum de se ouvir, mas com um significado profundo e verdadeiro.

o-que-significa-amem

Significado de Amém

Amém significa “sim”, “assim seja”, significa que você concorda com aquilo que está ouvindo. Em 2 Coríntios 1:20 diz: pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus.

É muito importante que saibamos o que estamos ouvindo quando concordamos com o “amém”, pois como diz na Bíblia, quando dissermos essa palavra é para glorificar o nome de Deus.

O que acontece é que muitas pessoas dizem sem saber o real significado tanto do “amém” como do que estão ouvindo, fazem isso por costume, porque ouvem o irmão falar, e isso não agrada a Deus.

A Bíblia é clara que existe apenas o “sim” ou “não”, quando Jesus morreu por nossos pecados, ele não disse que talvez seríamos salvos, ou que ele iria pensar se morreria por nós, não,ele diz que “sim” e morreu por nossos pecados e por isso fomos perdoados. Por isso, pela fidelidade de Deus, todo o povo deve dizer “Amém”.

Amém = Que assim seja

Quando ouvimos alguma profecia sobre nossas vidas e dizemos “amém” estamos concordando e tendo fé que queremos aquilo para nós. E quando dizemos essa palavra no final de uma oração, quer dizer que concordamos com o que a pessoa está falando pra Deus, e assim estamos orando também, e Deus está nos ouvindo.
E mais do que uma palavra de concordância, Jesus foi chamado de “Amém” no livro de Apocalipse, significando que Ele é a certeza de que Deus cumprirá Suas promessas:

E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus…” Apocalipse 3:14

Aliás, a palavra “Amém” é usada 56 vezes na Bíblia, sendo 28 no Velho Testamento e 28 no Novo testamento, ou seja, as pessoas daquela época sabiam o real significado dessa palavra.

Quando falamos “amém” a alguma coisa estamos concordando em seguir aquilo e aceitando as consequências. Por isso é necessário que tenhamos muita sabedoria ao pronunciarmos essa palavra.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.