Início » Significados Bíblicos » O que Significa Amém?

O que Significa Amém?

O que mais ouvimos quando vamos em igrejas é a palavra “AMÉM”. Nós sabemos e devemos usá-la sempre no final de uma oração ou até no meio de uma pregação. Mas as vezes ouvimos tanto que falamos sem pensar e muitas vezes por costume. É uma palavra pequena, comum de se ouvir, mas com um significado profundo e verdadeiro.

o-que-significa-amem

Significado de Amém

Amém significa “sim”, “assim seja”, significa que você concorda com aquilo que está ouvindo. Em 2 Coríntios 1:20 diz: pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus.

É muito importante que saibamos o que estamos ouvindo quando concordamos com o “amém”, pois como diz na Bíblia, quando dissermos essa palavra é para glorificar o nome de Deus.

O que acontece é que muitas pessoas dizem sem saber o real significado tanto do “amém” como do que estão ouvindo, fazem isso por costume, porque ouvem o irmão falar, e isso não agrada a Deus.

A Bíblia é clara que existe apenas o “sim” ou “não”, quando Jesus morreu por nossos pecados, ele não disse que talvez seríamos salvos, ou que ele iria pensar se morreria por nós, não,ele diz que “sim” e morreu por nossos pecados e por isso fomos perdoados. Por isso, pela fidelidade de Deus, todo o povo deve dizer “Amém”.

Amém = Que assim seja

Quando ouvimos alguma profecia sobre nossas vidas e dizemos “amém” estamos concordando e tendo fé que queremos aquilo para nós. E quando dizemos essa palavra no final de uma oração, quer dizer que concordamos com o que a pessoa está falando pra Deus, e assim estamos orando também, e Deus está nos ouvindo.
E mais do que uma palavra de concordância, Jesus foi chamado de “Amém” no livro de Apocalipse, significando que Ele é a certeza de que Deus cumprirá Suas promessas:

E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus…” Apocalipse 3:14

Aliás, a palavra “Amém” é usada 56 vezes na Bíblia, sendo 28 no Velho Testamento e 28 no Novo testamento, ou seja, as pessoas daquela época sabiam o real significado dessa palavra.

Quando falamos “amém” a alguma coisa estamos concordando em seguir aquilo e aceitando as consequências. Por isso é necessário que tenhamos muita sabedoria ao pronunciarmos essa palavra.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais

Recomendação da Semana