Início » Significados Bíblicos » O que significa Abba Pai? ou aba pai

O que significa Abba Pai? ou aba pai

Abba significa “papai” ou “meu pai querido”. Abba é uma expressão aramaica e o aramaico era a língua natural de Jesus.

A expressão Abba carrega em sua essência e valor o amor fraterno de um relacionamento intimo entre um pai e um filho, além do mais é situado de uma amizade intensa nesse mesmo relacionamento.

significado-de-abba-pai

Jesus clamando pelo Abba pai

O Senhor Jesus, enquanto viveu misturado com a humanidade, nunca teve dúvidas de quem era e nessa oração Ele declarou:

“Não oro somente por estes discípulos, mas igualmente por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e Eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste. Eu neles e Tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que Tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim” (João 17.21-23).

Ele sabia que era um com o Pai e que essa unidade era forte em amor, era uma relação de profundo amor. Sendo assim, no Getsemâni, antes de ser de fato traído e se entregar nas mãos dos pecadores para ser morto e completar a sua obra, Jesus orou dizendo:

“Abba, Pai, todas as coisas são possíveis para ti, afasta de mim este cálice; todavia, não seja o que Eu desejo, mas sim o que Tu queres”.

Um momento de profunda agonia, Lucas declarou que Ele chegou a transpirar sangue (Lucas 22.44), mas mesmo assim Jesus não se esqueceu de quem era e que Ele estava com o seu “pai querido” e o “pai querido” estava com Ele.

Na mesma passagem do Getsemâni, estudiosos afirmam que tamanha agonia e intensidade de oração era pelo que estava por vir no sentido de sua morte, como um criminoso rejeitado por todos. Contudo outros afirmam que o que Jesus mesmo temia e sentia nesse momento era o pavor de ficar longe do Pai, como aconteceu de fato por um momento na cruz –

“E, por volta das três horas da tarde, Jesus clamou com voz forte: ‘Eloí, Eloí, lamá sabactani?’, que significa ‘Meu Deus, Meu Deus! Por que me abandonaste?” (Mateus 27.46).

Nesse momento Deus virou as costas “literalmente” para Jesus, não para o seu filho amado propriamente, por isso a expressão literalmente está entre aspas, mas pela posição e condição que Ele estava enfrentando no momento, ou seja, O Pai virava as costas para o pecado que estava sobre Ele. Esse foi o juízo de Deus e Jesus sentiu todo esse peso na cruz, Jesus não podia suportar a ideia de ficar um instante sequer longe do Pai, pois o Pai era muito querido.

Aos Romanos, o apostolo Paulo irá dizer: “Pois vós não recebestes um espírito que voz escravize para andardes, uma vez mais, atemorizados, mas recebestes o Espírito que os adota como filhos, por intermédio do qual podemos clamar: ‘Abba, Pai” (8.16). Jesus por sua obra vicária reconciliou a humanidade com o Pai (2ª Coríntios 5.19), nos libertando de nós mesmos e de todo o caos em nós causado pelo pecado e inferno, nos dando o direito de sermos participantes da família do Abba, daqui para a eternidade.

Conclusão

Você pode chama-lo de Abba porque o “Pai é nosso”. Um dia pediram para Jesus ensinar como orar e ele disse: “Por essa razão, vós orareis: Pai nosso…” (Mateus 6.9). Ele poderia dizer: “Orem para o meu Abba”, mas Ele resolveu dizer: “Orem para o nosso Abba”, porque “todos quanto o receberam (Jesus), deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que creem no seu Nome” (João 1.12).

Você pode chama-lo de Abba, o Pai está com você pelo seu Santo Espírito em cada momento, independente das situações e circunstâncias. Ele te ama e deve ser amado.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.