Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Significados Bíblicos » O que significa Abba Pai? ou aba pai

O que significa Abba Pai? ou aba pai

Abba significa “papai” ou “meu pai querido”. Abba é uma expressão aramaica e o aramaico era a língua natural de Jesus.

A expressão Abba carrega em sua essência e valor o amor fraterno de um relacionamento intimo entre um pai e um filho, além do mais é situado de uma amizade intensa nesse mesmo relacionamento.

significado-de-abba-pai

Jesus clamando pelo Abba pai

O Senhor Jesus, enquanto viveu misturado com a humanidade, nunca teve dúvidas de quem era e nessa oração Ele declarou:

“Não oro somente por estes discípulos, mas igualmente por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e Eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste. Eu neles e Tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que Tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim” (João 17.21-23).

Ele sabia que era um com o Pai e que essa unidade era forte em amor, era uma relação de profundo amor. Sendo assim, no Getsemâni, antes de ser de fato traído e se entregar nas mãos dos pecadores para ser morto e completar a sua obra, Jesus orou dizendo:

“Abba, Pai, todas as coisas são possíveis para ti, afasta de mim este cálice; todavia, não seja o que Eu desejo, mas sim o que Tu queres”.

Um momento de profunda agonia, Lucas declarou que Ele chegou a transpirar sangue (Lucas 22.44), mas mesmo assim Jesus não se esqueceu de quem era e que Ele estava com o seu “pai querido” e o “pai querido” estava com Ele.

Na mesma passagem do Getsemâni, estudiosos afirmam que tamanha agonia e intensidade de oração era pelo que estava por vir no sentido de sua morte, como um criminoso rejeitado por todos. Contudo outros afirmam que o que Jesus mesmo temia e sentia nesse momento era o pavor de ficar longe do Pai, como aconteceu de fato por um momento na cruz –

“E, por volta das três horas da tarde, Jesus clamou com voz forte: ‘Eloí, Eloí, lamá sabactani?’, que significa ‘Meu Deus, Meu Deus! Por que me abandonaste?” (Mateus 27.46).

Nesse momento Deus virou as costas “literalmente” para Jesus, não para o seu filho amado propriamente, por isso a expressão literalmente está entre aspas, mas pela posição e condição que Ele estava enfrentando no momento, ou seja, O Pai virava as costas para o pecado que estava sobre Ele. Esse foi o juízo de Deus e Jesus sentiu todo esse peso na cruz, Jesus não podia suportar a ideia de ficar um instante sequer longe do Pai, pois o Pai era muito querido.

Aos Romanos, o apostolo Paulo irá dizer: “Pois vós não recebestes um espírito que voz escravize para andardes, uma vez mais, atemorizados, mas recebestes o Espírito que os adota como filhos, por intermédio do qual podemos clamar: ‘Abba, Pai” (8.16). Jesus por sua obra vicária reconciliou a humanidade com o Pai (2ª Coríntios 5.19), nos libertando de nós mesmos e de todo o caos em nós causado pelo pecado e inferno, nos dando o direito de sermos participantes da família do Abba, daqui para a eternidade.

Conclusão

Você pode chama-lo de Abba porque o “Pai é nosso”. Um dia pediram para Jesus ensinar como orar e ele disse: “Por essa razão, vós orareis: Pai nosso…” (Mateus 6.9). Ele poderia dizer: “Orem para o meu Abba”, mas Ele resolveu dizer: “Orem para o nosso Abba”, porque “todos quanto o receberam (Jesus), deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que creem no seu Nome” (João 1.12).

Você pode chama-lo de Abba, o Pai está com você pelo seu Santo Espírito em cada momento, independente das situações e circunstâncias. Ele te ama e deve ser amado.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana