Início » Significados Bíblicos » O que significa Primícias? Qual explicação Bíblica

O que significa Primícias? Qual explicação Bíblica

“As primícias dos frutos da tua terra trarás à Casa do Senhor, teu Deus.” (Êxodo 23:19)

O que significa Primícias? A palavra “Primícia”, de forma resumida, significa “primeiro”, mas segundo o Dicionário Aurélio podemos ir mais longe e definir como: conjuntos das primeiras produções; primeiros efeitos; primeiros lucro; os primeiros sentimentos; começos, prelúdios.

significado-primicias

Qual o Significado Bíblico de Primícias?

Lendo a bíblia podemos perceber que o significado de primícias não é tão distante do que está escrito no dicionário, na verdade, a ideia de “primeiro”, continua tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, só que são acrescentados alguns detalhes que envolvem a gratidão a Deus por tudo que Ele nos dá.

É muito comum definir essa palavra, pensando em seu sentido bíblico, através da passagem presente em Êxodo 23:19, já que nessa é mostrado que Deus, através de Moisés, ordena que os Israelitas ofereçam a sua primeira colheita ao Senhor, o que seria uma forma de demonstrar gratidão pelo período que se passou até aquele momento e por ter aquilo para oferecer, e é dessa forma que se acrescenta a ideia de oferecer algo ao significado original da palavra.

Além disso, podemos encontrar essa palavra tanto no Antigo Testamento, em que podemos falar sobre “Leis das Primícias” quanto no Novo Testamento, pois a ideia de entregar o que se faz ou produz e oferecer a primeira parte para Deus, permanece e até hoje muitas pessoas ainda oferecem as duas primícias para o Senhor.

Pode ser comum ouvirmos também que Jesus é a primícia que Deus ofereceu a nós, para que fosse possível que nós fossemos salvos, uma demonstração de seu amor por nós.

Passagens bíblicas

Existem importantes passagens bíblicas, além de Êxodos, que deixam mais claro para nós qual era a ideia dessa primeira entrega e por que devemos realiza-las:

A primeira passagem escolhida fala sobre a primeira benção de Deus:

“E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.” (Romanos 8:23)

A segunda passagem fala sobre Cristo, que seria o primeiro da ressurreição final.

 “Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.” (1 Corintios 15:23)

A terceira passagem é sobre o lugar entre as criaturas:

“Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.” (Tiago 1:18)

A quarta passagem fala sobre os primeiros a serem apresentados a Deus.

“São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro” (Apocalipse 14:4)

Então podemos dizer que as primícias têm uma grande importância, pois elas são uma forma de demonstrarmos a Deus nossa gratidão, o nosso amor por Ele e nosso reconhecimento de que não estamos sozinhos e nada que fazemos é produzido apenas por nós, já que Ele está sempre conosco.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.