Início » Hebraico Bíblico » Louvor em Hebraico

Louvor em Hebraico

O que significa louvar a Deus? Você já se perguntou sobre a origem da palavra louvor? Você sabe como é louvor em hebraico? Se você tem interesse de conhecer mais essa palavra que faz parte da cultura judaico-cristã, esse texto foi escrito para você.

Louvor é o elemento mais presente nas cerimônias religiosas. Os cristãos e os judeus partilham em comum o rito de louvar e adorar ao Deus dos patriarcas bíblico. Essa palavra tem sua origem no antigo testamento. Portanto sua raiz de origem é o hebraico. Conhecer a palavra louvor em hebraico é compreender melhor seu real sentido e significado.

Nesse artigo você irá aprender como é louvor em hebraico. Conhecerá o significado e tradução da palavra louvor em hebraico bíblico. Também verá como a tradução de louvor é usada na bíblia. Quer conhecer mais a fundo os segredos dessa palavra hebraica tão presente na bíblia? Continue lendo esse artigo.

louvor-em-hebraico

Palavra Louvor em Hebraico

  • A palavra hebraica para louvor é halal – הָלַל

A palavra halal é um termo muito usado na Bíblia hebraica. A halal aparece mais de 150 vezes na Bíblia, isso sem contar suas variações. Por exemplo, a ordem halleuyah, que significa todos devem louvar a Yavé (Deus) deriva de halal. Esse é um termo que é geralmente traduzido por aleluia.

Outra palavra que também deriva de halal é o termo tehillah, ou tehillim no plural. Um tehillah é um hino, uma canção ou um salmo. Por exemplo, o título hebraico para o livro dos Salmos é tehillim. Com isso você já consegue perceber que a palavra louvor em hebraico, transmite a ideia de falar ou cantar as glórias, as virtudes ou honras de alguém ou alguma coisa.

Significado de Louvor em Hebraico Bíblico

Segundo a Concordância Exaustiva Strong, o termo halal é o termo que geralmente é traduzido como louvor ou louvar. Porém sua tradução literal mais próxima seria brilhar. Com isso a ideia de louvar na Bíblia hebraica está ligada a ideia de fazer brilhar as qualidades ou iluminar as virtudes.

Segundo Strong esse termo pode ser traduzido como brilhar, louvar, louvor, vangloriar, ser vaidoso, gabar-se, ser louvado, ser elogiado, ser considerado louvável, gloriar, fazer de bobo, zombar e (o mais curioso) agir como um louco. Portanto existem diversas possibilidades de tradução e diversos sentidos para serem aplicados ao termo louvor em hebraico.

Uso da palavra Louvor na Bíblia

A palavra louvor em hebraico, halal, tem diversas aplicações e traduções. Portanto como sempre falamos aqui no blog, é importante estar atento ao contexto em que o termo está inserido. Ao fazer sua exegese, deve-se ter ciência que é o contexto que definirá o sentido da palavra.

Agora você irá ver alguns exemplos do uso do termo, halal, e algumas traduções usadas na bíblia para louvor em hebraico.

Louvor, elogio

  • Louvor Feito a homens e mulheres

Gênesis 12:15“Vendo-a, os homens da corte do faraó a elogiaram diante do faraó, e ela foi levada ao seu palácio.”

Provérbios 27:2“Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios.”

2 Crônicas 23:12 – “Quando Atalia ouviu o barulho do povo correndo e aclamando o rei, foi ao templo do Senhor, onde estava o povo.”

  • Louvor feito ao deus pagão

Juízes 16:24“Quando o povo o viu, louvou o seu deus: […]”

  • Louvor feito a Deus

Salmos 69:34Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo o que neles se move,”

Salmos 69:30Louvarei o nome de Deus com cânticos e proclamarei sua grandeza com ações de graças;”

Ostentação, gabar-se, jacta-se

Salmos 10:3“Ele se gaba de sua própria cobiça e, em sua ganância, amaldiçoa e insulta o Senhor.”

Salmos 44:8“Em Deus nos gloriamos o tempo todo, e louvaremos o teu nome para sempre.”

Agir como louco

Eclesiastes 2:2 “Concluí que o rir é loucura, e a alegria de nada vale.”

1 Samuel 21:14“Aquis disse a seus conselheiros: “Vejam este homem! Ele está louco! Por que trazê-lo aqui?”

Louvor em hebraico é halal. Desse termo deriva a expressão aleluia. Halal é brilhar, elogiar, louvar. Também pode expressar agir como um louco. Compreender isso nos faz perceber que louvar é se colocar a reconhecer as virtudes de outro. Louvar a Deus é voltar-se para ele, elogiar sua grandeza. Mesmo que para muitos pareça loucura.

Aprender Hebraico Bíblico e Cultura Judaica?

Que tal aprender a Bíblia no idioma que ela foi Escrita? Aprenda tudo sobre a cultura Judaica, conheça o Curso de Hebraico Bíblico Tsade.

Material completo que Levara você a falar hebraico e aumentar seu conhecimento Bíblico.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.