Início » Hebraico Bíblico » Louvor em Hebraico

Louvor em Hebraico

O que significa louvar a Deus? Você já se perguntou sobre a origem da palavra louvor? Você sabe como é louvor em hebraico? Se você tem interesse de conhecer mais essa palavra que faz parte da cultura judaico-cristã, esse texto foi escrito para você.

Louvor é o elemento mais presente nas cerimônias religiosas. Os cristãos e os judeus partilham em comum o rito de louvar e adorar ao Deus dos patriarcas bíblico. Essa palavra tem sua origem no antigo testamento. Portanto sua raiz de origem é o hebraico. Conhecer a palavra louvor em hebraico é compreender melhor seu real sentido e significado.

Nesse artigo você irá aprender como é louvor em hebraico. Conhecerá o significado e tradução da palavra louvor em hebraico bíblico. Também verá como a tradução de louvor é usada na bíblia. Quer conhecer mais a fundo os segredos dessa palavra hebraica tão presente na bíblia? Continue lendo esse artigo.

louvor-em-hebraico

Palavra Louvor em Hebraico

  • A palavra hebraica para louvor é halal – הָלַל

A palavra halal é um termo muito usado na Bíblia hebraica. A halal aparece mais de 150 vezes na Bíblia, isso sem contar suas variações. Por exemplo, a ordem halleuyah, que significa todos devem louvar a Yavé (Deus) deriva de halal. Esse é um termo que é geralmente traduzido por aleluia.

Outra palavra que também deriva de halal é o termo tehillah, ou tehillim no plural. Um tehillah é um hino, uma canção ou um salmo. Por exemplo, o título hebraico para o livro dos Salmos é tehillim. Com isso você já consegue perceber que a palavra louvor em hebraico, transmite a ideia de falar ou cantar as glórias, as virtudes ou honras de alguém ou alguma coisa.

Significado de Louvor em Hebraico Bíblico

Segundo a Concordância Exaustiva Strong, o termo halal é o termo que geralmente é traduzido como louvor ou louvar. Porém sua tradução literal mais próxima seria brilhar. Com isso a ideia de louvar na Bíblia hebraica está ligada a ideia de fazer brilhar as qualidades ou iluminar as virtudes.

Segundo Strong esse termo pode ser traduzido como brilhar, louvar, louvor, vangloriar, ser vaidoso, gabar-se, ser louvado, ser elogiado, ser considerado louvável, gloriar, fazer de bobo, zombar e (o mais curioso) agir como um louco. Portanto existem diversas possibilidades de tradução e diversos sentidos para serem aplicados ao termo louvor em hebraico.

Uso da palavra Louvor na Bíblia

A palavra louvor em hebraico, halal, tem diversas aplicações e traduções. Portanto como sempre falamos aqui no blog, é importante estar atento ao contexto em que o termo está inserido. Ao fazer sua exegese, deve-se ter ciência que é o contexto que definirá o sentido da palavra.

Agora você irá ver alguns exemplos do uso do termo, halal, e algumas traduções usadas na bíblia para louvor em hebraico.

Louvor, elogio

  • Louvor Feito a homens e mulheres

Gênesis 12:15“Vendo-a, os homens da corte do faraó a elogiaram diante do faraó, e ela foi levada ao seu palácio.”

Provérbios 27:2“Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios.”

2 Crônicas 23:12 – “Quando Atalia ouviu o barulho do povo correndo e aclamando o rei, foi ao templo do Senhor, onde estava o povo.”

  • Louvor feito ao deus pagão

Juízes 16:24“Quando o povo o viu, louvou o seu deus: […]”

  • Louvor feito a Deus

Salmos 69:34Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo o que neles se move,”

Salmos 69:30Louvarei o nome de Deus com cânticos e proclamarei sua grandeza com ações de graças;”

Ostentação, gabar-se, jacta-se

Salmos 10:3“Ele se gaba de sua própria cobiça e, em sua ganância, amaldiçoa e insulta o Senhor.”

Salmos 44:8“Em Deus nos gloriamos o tempo todo, e louvaremos o teu nome para sempre.”

Agir como louco

Eclesiastes 2:2 “Concluí que o rir é loucura, e a alegria de nada vale.”

1 Samuel 21:14“Aquis disse a seus conselheiros: “Vejam este homem! Ele está louco! Por que trazê-lo aqui?”

Louvor em hebraico é halal. Desse termo deriva a expressão aleluia. Halal é brilhar, elogiar, louvar. Também pode expressar agir como um louco. Compreender isso nos faz perceber que louvar é se colocar a reconhecer as virtudes de outro. Louvar a Deus é voltar-se para ele, elogiar sua grandeza. Mesmo que para muitos pareça loucura.

Aprender Hebraico Bíblico e Cultura Judaica?

Que tal aprender a Bíblia no idioma que ela foi Escrita? Aprenda tudo sobre a cultura Judaica, conheça o Curso de Hebraico Bíblico Tsade.

Material completo que Levara você a falar hebraico e aumentar seu conhecimento Bíblico.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana