Início » Significados Bíblicos » Significado de Iniquidade

Significado de Iniquidade

Iniquidade significa “caráter daquele que é iniquo”, ou seja, o “caráter daquele que é mau, perverso, malévolo”. Como ação a iniquidade se dá no “ato contra a moral ou uma religião”.

O que é Iniquidade?

No cristianismo, iniquidade se assemelha muito a definição de pecado, contudo entende-se que não se resume a “um pecado”, mas a “condição da prática pecaminosa” e fazendo valer a explicação acima de que quando o ser humano comete uma falta contra as orientações divinas, ele está demonstrando o seu caráter carregado de maldade e perversidade indiferente às orientações do Eterno.

significado-de-iniquidade

Todas as pessoas nascem propensas ao pecado, todos nascem na condição de iníquos, sempre prontos para transgredir as leis de Deus. Essa condição se dá porque todos são considerados “filhos de Adão”, a humanidade as consequências da desobediência das orientações dadas por Deus na criação, pela desobediência o pecado entrou no mundo, bem como suas terríveis consequências:

“Concluindo, da mesma forma como o pecado ingressou no mundo por meio de um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte é legada a todos os seres humanos, porquanto todos pecaram” – Romanos 5.12.

Podemos afirmar que todos nascem nessa condição com um exemplo claro: “quem ensina a criança a mentir”? Às vezes ninguém. Mas desde pequenos vemos traços de mentiras contadas pelos pequenos para se livrar da punição por uma falta cometida e se isso não for corrigido, a mentira pode tornar-se cotidiana e doentia.

Iniquidade e o Caráter

Portanto, a iniquidade mostra o caráter do homem sem Deus, ele é mau e perverso, sempre prontos à transgressão da Palavra de Deus, colocando-se na condição de inimigo e indiferente as palavras d’Ele.

Iniquidade na bíblia

A iniquidade, prática do pecado, separou o homem de Deus e por si só Ele já não poderia se salvar. O homem se torna justo e pode-se salvar-se apenas pela fé e entrega a Jesus (Efésios 2.8), pois Ele, sendo santo, levou sobre si a iniquidade de todos, pagando o preço da culpa do julgamento: “Em verdade todos nós, tal como ovelhas perdidas, andamos errantes, cada ser humano tomou o seu próprio caminho, e o Eterno, fez cair sobre Ele à iniquidade de todos nós” – Isaías 53.6. Todos precisam de um salvador e Jesus é o único e suficiente.

Quando uma pessoa entrega a sua vida verdadeiramente a Jesus, ela não fica isenta de transgredir a Palavra de Deus, mas esse ato de entrega faz com que seus “olhos espirituais” sejam abertos e ela comece a enxergar o pecado como antes não enxergava e assim decide abandoná-lo.

Em seguida, o Espírito Santo liberta o novo convertido do poder do pecado e apenas n’Ele há força para mudar de vida e não viver na iniquidade. O Fruto do Espírito aparece (Gálatas 5.22-23).

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.