Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!

O que é Benção Apostólica?

Em algumas Igrejas, no fim do culto, se faz a Benção Apostólica, usada pra abençoar a congregação. Não existe nenhuma regra bíblica que obrigue as Igrejas a fazerem essa benção, por isso fica a escolha de cada uma fazer ou não, também não existe regra para quem pode fazer, assim nada impede de crentes fazerem uns com os outros.

bencao-apostolica-significado

Onde encontrar a benção apostólica na Bíblia?

Essa benção pode ser encontrada em 2 Coríntios 13:13 “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês”.

Provavelmente ficou conhecida como “Benção Apostólica” por ter sido escrita pelo apóstolo Paulo.  Esse trecho é a saudação final da carta de Paulo aos Coríntios, pede benção para a Igreja e fala da Santíssima Trindade. Podemos encontrar alguns registros de bênçãos final não só em Coríntios, mas em outras cartas de Paulo, algumas mais resumidas do que outras, essa, por ser mais completa, é uma das mais conhecidas e utilizadas.

É importante dizer que existe uma diferença entre benção e desejo. Um desejo pode ou não ser realizado, já a benção é considerado uma promessa, ou seja, se sabe que aquilo será cumprido, principalmente quando tratamos de promessas de Deus e Jesus para nós.

Um outro ponto que podemos destacar é a questão da Santíssima Trindade. Ela é usada de forma diferente do que se poderia estar acostumado, como tratado no Novo Testamento, em que a ordem é “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:19), não se pode afirmar com certeza o motivo disso, porém se pode deduzir que ele estava dando ênfase para Cristo e tudo o que ele fez por nós, isso pode ser pensado através do contexto geral da obra.

Outras passagens sobre a Benção

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Podemos relacionar essa passagem com a parte em que se diz “e o amor de Deus” na benção, pois assim temos uma visão mais clara do tamanho do amor de Deus por nós, que é infinito, o maior amor que podemos receber. Deus deixou seu Filho unigênito vir nos salvar para que possamos ter a vida eterna crendo nele e essa é a prova de seu amor que nunca poderemos contestar, a prova viva.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Coríntios 6:19)

Já essa passagem podemos relacionar com “e a comunhão do Espirito Santo”, através dessa comunhão que podemos experimentar essa benção, já que só Ele convence o homem de seus pecados e por isso há a possibilidade de regenerá-lo e fazer com que possa ter a vida com Deus.

É interessante lembrar que o Espirito Santo é invisível aos olhos humanos, por isso sabemos que não é uma pessoa, mas produz um efeito que todos nós podemos sentir.

Copyright© 2014-2017 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados