Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Estudo Bíblico » Estudo Sobre Tentação

Estudo Sobre Tentação

Quando se ouve sobre tentação uma das primeiras passagens bíblicas que vem a mente é a de quando o Senhor Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto logo após o seu batismo para ser tentado pelo diabo por quarenta dias (Mateus 4.1-11; Marcos 1.12-13 e Lucas 4.1-13).

estudo-sobre-tentação

Jesus tentado no Deserto

Nesse momento da sua vida Jesus foi tentado em todas as esferas da sua existência: Como homem (fome – ao ser desafiado em transformar as pedras em pães), como Filho de Deus (sua divindade/de onde veio – “disse o diabo: se tu és filho de Deus”); nas suas emoções e motivações (“disse o diabo: se me adorares te darei os reinos do mundo”). Jesus em tudo foi tentado, mas não caiu em nenhuma das tentações permanecendo sem pecado (Hebreus 4.15).

A tentação vem para forjar o nosso caráter e aperfeiçoar-nos na caminhada com Jesus. A tentação vem para nos testar em todas as áreas de nossa vida e são grandes as seduções para cometer o que é errado, desde detalhes a coisas extravagantes, contudo somos ensinados por Jesus para permanecer fiel, pois nenhuma tentação dura para sempre, “vira e mexe” seremos tentados, mas todas têm o seu fim.

Feliz é a pessoa que persevera e permanece, pois após aprovado (tentação é um tipo de provação, pois ambas tem origem na mesma expressão grega) receberá o prêmio da cora da vida (Tiago 1.12). 

Resistindo as Tentações…

O Tiago registra assim: “Entretanto, ninguém ao ser tentado deverá dizer: ‘Estou sendo tentado por Deus’. Ora, Deus não pode ser tentado pelo mal, e a nenhuma pessoa tenta” (1.13).

Através desse versículo percebemos que na tentação de Jesus, Ele foi tentado na sua humanidade, sendo naquela condição 100% homem e 100% Deus. Sabemos ainda que Deus não pode ser tentado porque é santo e não há nada no mal e no pecado que lhe possa chamar a atenção e desejar para si.

É possível vencer as tentações na força do Espírito Santo, pois Ele nos liberta do poder pecado para que assim vivamos uma vida de santidade. Contando com essa força e com a ajuda do alto, mas sempre propensos ao pecado por causa de nossa natureza caída (Gênesis 3) precisamos fazer assim como Jesus sempre fez e ensinou (revestidos da Palavra, na oração e no jejum): resistir firmemente, pois a Palavra de Deus nos garante:

Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7).

Jesus ainda nos ensinou a orar pedindo que o Pai nos livrasse da tentação: força do alto. Ele disse: “Não dos deixes sucumbir à tentação, mas livra-nos do Maligno” (Lucas 11.4).

→ Estudo para Novos Convertidos

Como Vencer as Tentações

Para vencer as tentações na vida conte com a ajuda de Deus nos termos mencionados até aqui, mas saiba que numa vida entregue à Ele, Ele sempre estará no controle, a tentação virá sob Sua permissão e estando sob suas ordens não virá uma força maior do qual você não poderá resistir:

“Não vos sobreveio tentação que não fosse comum aos seres humanos. Mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além do que podeis resistir. Pelo contrário, juntamente com a tentação, proverá um livramento para que a possais suportar” (1 Coríntios 10.13).

Nele você e eu estamos seguros.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana