Início » Estudo Bíblico » Estudo Sobre Tentação

Estudo Sobre Tentação

Quando se ouve sobre tentação uma das primeiras passagens bíblicas que vem a mente é a de quando o Senhor Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto logo após o seu batismo para ser tentado pelo diabo por quarenta dias (Mateus 4.1-11; Marcos 1.12-13 e Lucas 4.1-13).

estudo-sobre-tentação

Jesus tentado no Deserto

Nesse momento da sua vida Jesus foi tentado em todas as esferas da sua existência: Como homem (fome – ao ser desafiado em transformar as pedras em pães), como Filho de Deus (sua divindade/de onde veio – “disse o diabo: se tu és filho de Deus”); nas suas emoções e motivações (“disse o diabo: se me adorares te darei os reinos do mundo”). Jesus em tudo foi tentado, mas não caiu em nenhuma das tentações permanecendo sem pecado (Hebreus 4.15).

A tentação vem para forjar o nosso caráter e aperfeiçoar-nos na caminhada com Jesus. A tentação vem para nos testar em todas as áreas de nossa vida e são grandes as seduções para cometer o que é errado, desde detalhes a coisas extravagantes, contudo somos ensinados por Jesus para permanecer fiel, pois nenhuma tentação dura para sempre, “vira e mexe” seremos tentados, mas todas têm o seu fim.

Feliz é a pessoa que persevera e permanece, pois após aprovado (tentação é um tipo de provação, pois ambas tem origem na mesma expressão grega) receberá o prêmio da cora da vida (Tiago 1.12). 

Resistindo as Tentações…

O Tiago registra assim: “Entretanto, ninguém ao ser tentado deverá dizer: ‘Estou sendo tentado por Deus’. Ora, Deus não pode ser tentado pelo mal, e a nenhuma pessoa tenta” (1.13).

Através desse versículo percebemos que na tentação de Jesus, Ele foi tentado na sua humanidade, sendo naquela condição 100% homem e 100% Deus. Sabemos ainda que Deus não pode ser tentado porque é santo e não há nada no mal e no pecado que lhe possa chamar a atenção e desejar para si.

É possível vencer as tentações na força do Espírito Santo, pois Ele nos liberta do poder pecado para que assim vivamos uma vida de santidade. Contando com essa força e com a ajuda do alto, mas sempre propensos ao pecado por causa de nossa natureza caída (Gênesis 3) precisamos fazer assim como Jesus sempre fez e ensinou (revestidos da Palavra, na oração e no jejum): resistir firmemente, pois a Palavra de Deus nos garante:

Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7).

Jesus ainda nos ensinou a orar pedindo que o Pai nos livrasse da tentação: força do alto. Ele disse: “Não dos deixes sucumbir à tentação, mas livra-nos do Maligno” (Lucas 11.4).

→ Estudo para Novos Convertidos

Como Vencer as Tentações

Para vencer as tentações na vida conte com a ajuda de Deus nos termos mencionados até aqui, mas saiba que numa vida entregue à Ele, Ele sempre estará no controle, a tentação virá sob Sua permissão e estando sob suas ordens não virá uma força maior do qual você não poderá resistir:

“Não vos sobreveio tentação que não fosse comum aos seres humanos. Mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além do que podeis resistir. Pelo contrário, juntamente com a tentação, proverá um livramento para que a possais suportar” (1 Coríntios 10.13).

Nele você e eu estamos seguros.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.