Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Significados Bíblicos » O que é circuncisão? Qual o significado bíblico

O que é circuncisão? Qual o significado bíblico

Circuncisão era uma pequena cirurgia onde era cortada a pele do órgão genital masculino, e era feita em todos os meninos Judeus no seu oitavo dia de vida.

“O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações…” (Gênesis 17.12).

O ato da circuncisão foi instituído por Deus e quem não fosse circuncidado não era considerado Judeu.

o-que-e-circuncisao

Circuncisão na Bíblia

A circuncisão foi estabelecida quando Deus fez Sua aliança com Abraão, era um sinal que a pessoa era descendente de Abraão e que fazia parte dessa aliança.
Apenas os homens eram circuncidados, isso pois o homem era considerado o líder espiritual de sua família. Ele tinha obrigação de obedecer e ensinar os caminhos de Deus à sua família.

A circuncisão também era realizada nos escravos que não possuíam sangue Israelita, mas faziam parte do povo.

“todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua.” (Gênesis 17. 12-13).

Circuncisão do coração

Já no novo testamento, a palavra “circuncisão” recebeu um novo significado através das cartas de Paulo, onde ele incluiu o conceito de “circuncisão do coração” que significa uma conversão verdadeiras, de coração, com fé e obediência a Deus.

“Pelo contrário, o verdadeiro judeu é aquele que é judeu por dentro, aquele que tem o coração circuncidado; e isso é uma coisa que o Espírito de Deus faz e que a lei escrita não pode fazer…” (Romanos 2. 29 ).

Por que hoje em dia não se faz mais circuncisão?

Pois hoje em dia Deus renovou Sua aliança com nós, e como uma marca que somos Seus filhos, Ele instituiu o batismo.

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).

O que importa para Deus é o nosso interior, não o nosso exterior, Ele não se importa com a roupa que estamos e sim com o nosso coração, se nós o amamos de verdade, se realmente nos convertemos e se temos . Por isso devemos ter um coração circuncidado no Senhor.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana