Início » Histórias da Bíblia » História de Isaías, quem foi Isaías?

História de Isaías, quem foi Isaías?

Para começar, profeta Isaías é como uma dos escritores do antigo testamento sendo atribuída a autoria do livro profético mais extenso, seu nome significa o Senhor e Salvação, mas mesmo sendo um dos profetas mais conhecidos da bíblia, nem todos conhecem a sua historia.

historia-de-isaias

Mas Quem foi Isaías?

O profeta Isaías foi filho de Amós, mas não confunda com o outro profeta, na verdade o nome do seu pai em hebraico e “amots” enquanto o do profeta Amós é “amos”.

O profeta Isaías era casado com a sua esposa sendo chamada também de a profetiza em (Isaías 8:3) o que nos indica que ela também profetizava, a bíblia também relata que Isaías era pai de pelo menos dois filhos Sear Jasube e Maer Salal Has Baz em (Is 7;3; 8:1-4) são mencionados este nomes simbólicos e tinham um significado que se referia a própria mensagem do profeta.

Muito provavelmente o profeta Isaías morava na cidade de Jerusalém, mesmo que o texto não deixe isso muito claro, a tradição judaica afirma que Isaías era de uma linhagem  real isso por que por pelo menos 3 vezes o profeta é designado como o filho de Amoz o que pode indicar que seu pai era um homem muito importante na região.

Seguindo o Ministério do Profeta Isaías

A historia de Isaías conta que o profeta foi chamado para poder exercer o seu ministério aproximadamente 739 a.c justamente no ano em que morreu o rei Uzias, os relatos bíblicos não são claros se antes disso Isaías já pregava publicamente.

Não podemos afirmar com exatidão o tempo de duração do ministério do profeta Isaías tanto na forma oral quanto na forma escrita, mas alguns estudiosos sugerem algo em cerca de 60 anos.

Convocação de Isaías como Profeta

Dentro do relato bíblico da historia de Isaias a sua convocação para profetizar é um dos mais extraordinários registrados no antigo testamento, nesta ocasião ele teve uma visão do trono do senhor contemplando os serafins e a santidade de Deus.

Veja Também: Historia de Dorcas

E diante desta tamanha glória o profeta assumiu a sua própria pecaminosidade se considerando mesmo improprio para exercer a função de profetas “sou um homens de lábios impuros” em (Is 6:5), mas um dos serafins acabou tocando a sua boca com uma brasa viva e lhe purificou.

Logo depois disso p profeta escutou a voz do senhor Deus que dizia A quem enviarei, e quem há de ir por nós?”  e o profeta então respondeu assim “Eis me aqui, envia-me a mim” (Is 6:8) logo mais tarde a convocação do profeta Ezequiel lembrou em muito certos aspectos esse fantástico episodio do chamado do profeta Isaías.

Nos primeiros capítulos do livro temos as informações de que o profeta teve as visões da parte de Deus durante os reinados dos reis de Judá Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.