Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Estudo Bíblico » Maturidade Espiritual – Estudo Completo

Maturidade Espiritual – Estudo Completo

Em uma de suas pregações, num determinado dia, a Pastora Helena Tannure, declarou: “Eu não conheço nenhuma pessoa forte que não tenha tido um passado difícil. Deus usa o fogo para nos forjar, mas se Ele não te livrar DO fogo, Ele vai te livrar NO fogo”.

Lembrei-me dessa frase no exato momento que li “maturidade espiritual” porque todos os que são maduros hoje tiveram que se submeter a processos no fogo que certamente não foram fáceis.

O caminho da maturidade espiritual é um caminho de constante crescimento que custa preço de sacrifício pessoal, de mortificação de vontades carnais e de renuncias constantes para agradar o coração de Deus.

Todas as pessoas podem alcançar uma maturidade espiritual incrível, desde que estejam dispostas a passar pelos processos que o Espírito Santo vai permitindo e realizando diariamente, parecido a uma permanência na casa do oleiro:

Palavra do Eterno, o Senhor, que veio a Jeremias, orientando: Dispõe-te, e desce à casa do oleiro e lá receberás a minha mensagem. Desci à casa do oleiro e eis que lá estava ele: concentrado na confecção de sua obra sobre uma roda madeira. Contudo, o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos, e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com o seu desejo. Então o Eterno dirigiu-me sua Palavra, dizendo: Por acaso não poderei Eu fazer de vós como fez este modesto oleiro com sua obra de barro? Indaga o Senhor. Eis que, como barro nas mãos do oleiro, assim sóis vós na minha mão, ó Casa de IsraelJeremias 18.1-6.

estudo-maturidade-espiritual

Significado de Maturidade Espiritual

Maturidade significa “estado e condição (de estrutura, forma, função e organismo) num estágio adulto, condição de plenitude em arte, saber e habilidade adquirida. Termo último de desenvolvimento”.

Crescimento Espiritual

Uma pessoa madura atingiu o completo estado e condição de desenvolvimento. É uma pessoa que possui atributos louváveis de coerência e sensatez. Uma pessoa que inspira outras a seguir seus passos.

Quando une a palavra espiritual ao termo maturidade significa aquela pessoa que entregou sua vida nas mãos de Jesus, tomou a sua cruz e se submeteu aos processos da casa do oleiro que permitiram que ela fosse forjada e moldada com as digitais do Eterno. É aquela pessoa que demonstrou mudança no tempo e que mostra sensatez e coerência naquilo que fala e na maneira como vive sempre buscando estar de acordo com as Escrituras Sagradas.

A maturidade espiritual não significa perfeição, mas significa busca coerente nas verdades do evangelho, bem como a não permissão para ser levado por qualquer vento de doutrina que falsos profetas levantam como se estivessem defendendo o nome de Deus.

Vida espiritual com Deus

O maduro espiritualmente busca de Deus como fazer bom uso dos dons, bem como se portar e proceder na sociedade em que está inserido pagando seus impostos e honrando a Deus com aquilo que lhe é confiado nas mãos.

O maduro espiritualmente não está metido em confusão, mas busca a pacificação existente nos filhos de Deus e ainda leva pessoas a Jesus porque quer espalhar a salvação por ele mesmo experimentada. O maduro espiritualmente segue os passos de Jesus.

Conclusão…

As pessoas querem conhecer a Deus, mas por diversas vezes buscam referências em fontes secas ou buracos rasos. A Bíblia é a principal fonte da qual Deus é revelado. A oração é a principal fonte para alcançar intimidade.

O jejum um meio bíblico para consagração pessoal. Para se alcançar uma maturidade espiritual no conhecimento de Deus essas três ações devem ser constantes e caminhar sempre juntas: Leitura da Palavra, Oração e Jejum.