Início » Histórias da Bíblia » História de Caim e Abel, Quem foi Caim e Abel?

História de Caim e Abel, Quem foi Caim e Abel?

Uma das histórias bíblicas mais conhecidas do Antigo Testamento certamente é de Caim e Abel, ambos eram filhos de Adão e Eva e fazem parte do “pós-principio” de toda a criação (Gênesis 4.1-2), nascendo, Caim e depois Abel, quando o primeiro casal criado já havia caído em pecado.

historia-de-caim-e-abel-completa

Quem foi Caim e Abel?

O Caim cultivava a terra, especialmente naqueles dias considerado um trabalho duro, e o Abel era pastor de ovelhas.

Ambos protagonizaram uma história conhecida de muitas pessoas, porém essa história não é notória pelo seu final feliz, pelo contrário, o fim é uma tragédia. A história de Caim e Abel é a história do primeiro homicídio acontecido na humanidade e demonstra claramente o que um coração sem Deus é capaz de fazer.

Tudo quanto era “obra da carne”, com destaque à inveja, ódio, ira, ciúmes, egoísmo (Gálatas 5.19-21), estava prosperando na vida de Caim e o levou a matar o seu irmão, bem como rejeitar a Deus.

A oferta de Caim e Abel

Um dia, Caim apresentou alguns produtos do solo em oferta a Deus e Abel por sua vez, ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Deus aceitou com alegria a Abel e a sua oferta, contudo não se agradou de Caim e de sua oferta.

A oferta de um foi aceita e a oferta de outro foi rejeitada não simplesmente pelas características e quantidades propriamente ditas, mas em especial pelo coração daqueles que estavam ofertando.

A oferta exterior é resultado da oferta interior e Deus leva em conta com muita estima o coração e o que dele parte. Caim ofereceu do seu trabalho e Abel ofereceu as primícias do seu trabalho, isso denuncia o coração dos dois irmãos.

Deus não se surpreendeu com essas atitudes, elas serviram apenas para demonstrar o coração deles e a partir disso Ele mesmo ministra para tentar reverter às situações.

Deus conversou com Caim

Diante desse contexto, Caim ficou muito irado e seu semblante assumiu uma expressão maligna, trazendo a tona os sentimentos do seu coração, pois certamente tudo isso não nasceu ali, apenas se manifestou o que estava oculto, pois nada pode ficar para sempre encoberto.

Então o Senhor perguntou a Caim: “Porque você está furioso? E por qual motivo teu rosto está transtornado? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Entretanto, se assim não fizeres, sabe que o pecado espreita a tua porta e deseja destruir-te, cabe a ti vencê-lo” (Gênesis 4.6-7).

O Senhor percebe o estado de coisas na vida de Caim e o aconselha a rever seu estilo de vida e as intensões do seu coração, mas Caim dominado pelo pecado não escolhe o caminho do arrependimento que para ele estava sendo proposto.

Caim matou Abel

Em seguida, Caim propôs a seu irmão que ambos fossem ao campo e quando estavam no campo, aconteceu que Caim levantou-se contra Abel e o matou.

Depois desses acontecimentos, o Senhor perguntou a Caim onde estava o seu irmão e o mesmo respondeu: “Não sei, acaso sou eu o protetor do meu irmão” (Gênesis 4.9). A postura dessa resposta de Caim mais demonstra a arrogância no seu coração do que o espaço para o arrependimento genuíno depois desse ato abominável.

E aí exclamou o Senhor: “O que você fez? Ouve! Da terra, o sangue do teu irmão clama a mim. Portanto, agora és mais amaldiçoado que a terra que abriu a boca para tragar, de tuas mãos, o sangue do teu irmão. Quando cultivares o solo, este não te fornecerá mais da sua força, serás um fugitivo errante pelo mundo” (Gênesis 4.10-12).

Mas o Caim apelou ao Senhor dizendo que o seu castigo era maior que ele podia suportar: “Vê, hoje tu me expulsas desta terra e terei de me esconder da tua face, serei um fugitivo errante pelo mundo e qualquer que me encontrar me matará” (Gênesis 4.14).

Caim se entregou a autocomiseração, achando-se injustiçado, buscando fugir do problema e culpando sempre alguém, algo que anteriormente seus pais já havia feito para justificar o pecado (Gênesis 3).

Contudo, o Senhor lhe asseverou: “Não acontecerá assim, se alguém matar a Caim, sofrerá sete vezes a vingança”. (Gênesis 4.15). E o Senhor colocou em Caim um sinal, que as Sagras Escrituras não deixa claro qual sinal era, mas isso serviu como misericórdia para que ninguém que viesse a encontra-lo o matasse e Caim se retirou da presença do Senhor e foi morar na terra de Node, a leste do Éden. Ele retirou-se da presença de Deus.

E no fim das contas, Caim?

Certo dia, perguntaram se Caim havia sido salvo, contudo a Palavra não registra uma atitude de arrependimento e sem arrependimento não há perdão de pecados.

E no fim das contas, Caim deixou se perder e até hoje tem sua história lembrada como um exemplo a não ser seguido.

O certo é que Caim teve descendentes (Gênesis 4.17-24), mas todos esses morreram, inclusive ele se estivesse vivo na época, quando o dilúvio alcançou a terra permanecendo viva apenas à família de Noé e os animais que na arca estavam (Gênesis 6-9).

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.