Início » Significados Bíblicos » O Que é Fé? Qual o Significado de Fé ?

O Que é Fé? Qual o Significado de Fé ?

Abaixo veremos o significado de fé e tudo sobre a fé segundo a bíblia. A fé, nos termos bíblicos, quer conduzir uma pessoa a acreditar tendo uma “certeza concreta”, “uma confiança sem espaço para dúvida”, em Deus e naquilo que Dele e Nele professa. O autor aos Hebreus declara: “Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver” (11.1). A fé é o caminho do crer para ver.

o-que-e-fe-qual-significado-de-fe

Significado da Palavra Fé

A palavra fé vem da ideia da confiança absoluta que algo já é verdade mesmo antes dela se tornar realidade.

Usemos um exemplo bíblico para ilustrar: Quando o anjo Gabriel foi enviado à Maria, da parte do Senhor, para anuncia-la que a mesma havia sido agraciada por Deus e teria o privilégio de gerar o salvador do mundo, Jesus (Lucas 1.26-38), teoricamente não havia hipótese alguma disso acontecer, pois àquela jovem ainda era virgem, mas ela foi conduzida a ter fé e crer sem duvidar acolhendo a palavra que estava vindo do alto e algum tempo depois, pela fé sabemos, conhecemos e testificamos, tudo o que o anjo havia anunciado se cumpriu.

Portanto, é acreditar quando os olhos não contemplam. É ver, pela fé, o que o cenário não está mostrando. É viver na certeza irracional e racional na certeza daquele que falou e garantiu uma promessa.

Estudo sobre fé

A Fé Cristã

Pela fé os cristãos creem que há um só Deus que se manifesta de forma trina na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A manifestação dos três juntos podemos ler, por exemplo, no relato de Mateus 3.16-17.

Pela fé os cristãos creem que pelas Sagradas Escrituras, Antigo e Novo Testamento, inspirados por Ele, há toda a verdade necessária para fé e exercício de uma nova vida em Cristo.

Pela fé os cristãos creem que todos herdaram o pecado dos nossos primeiros pais e que todos estavam separados da comunhão com Deus (Colossenses 1.21), mas que pela sua generosidade e amor, Jesus veio ao mundo, entregou-se voluntariamente (Gálatas 1.4) à morte de cruz para que por sua obra consumada todos fossem reconciliados com Deus (Romanos 5.10; Colossenses 1.22), justificados pelo sangue de Jesus (Romanos 3.21-26), regenerados e adotados à família de Deus (João 1.12) e salvos para a vida eterna (João 3.16).

Pela fé os cristãos creem que Jesus voltará para buscar os salvos (Mateus 24.36-39), que os mortos ressuscitarão (1ª Tessalonicenses 4.16-17) e que haverá o juízo final para condenação eterna dos incrédulos (Mateus 25.31-46), ou seja, aqueles que não receberam Jesus como salvador, bem como posteriormente buscaram nele a santificação, obra que Ele mesmo realiza continuamente na vida do cristão.

A Salvação é pela Fé

O apóstolo Paulo na sua carta aos Efésios faz a seguinte afirmação: “Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo” (Efésios 2.8-9). O fato é que a salvação não é por mérito, mas por graça. Todos pecaram e destituídos estávamos da glória de Deus (Romanos 3.23), portanto ninguém pode salvar a si mesmo, mas pela fé em Jesus e apenas por seu intermédio há reconciliação e um caminho de volta para o Pai (João 14.6).

Mas então como fica a expressão usada por Tiago que diz que “fé sem obras é morta”, há uma contradição bíblica? É claro que não. Precisamos entender o contexto que diz: “Se um irmão ou irmã estiverem necessitados de roupa e passando privação do alimento de cada dia, e qualquer dentre vós lhes disser: ‘Ide em paz, aquecei-vos e comei até satisfazer-vos’, porém sem lhe dar alguma ajuda concreta, de que adianta isso? Desse modo em relação à fé: por si só, se não for acompanhada de obras, está morta” (Tiago 2.15-17).

É claro que a salvação vem pela fé, contudo o que o autor da carta está ensinando claramente é que é impossível ter fé em Jesus e estar Nele, e a partir desse relacionamento não houver obras que anuncie a fé que está sendo professada com os lábios, portanto é impossível estar em Jesus e não manifestar a Sua vida em atitudes.

Os milagres são pela Fé

Além dos relatos descritos nos evangelhos, Jesus realizou ainda muitas outras maravilhas. Se todas elas fossem escritas, afirma o apóstolo João, uma por uma, acredito eu que nem mesmo o mundo inteiro seria capaz de conter os livros que se escreveriam (João 21.25).

Jesus fez e pela fé cremos que Ele ressuscitou o morto (João 11.38-44), estancou a hemorragia (Marcos 5.25-34), fez o paralitico andar (Lucas 5-17-26), o cego ver (Marcos 8.22-25), expulsou os demônios (Marcos 5.1-20), multiplicou o pão e o peixe (Marcos 6.41-42)… É pela fé que os discípulos de Jesus receberam a missão de realizar essas obras quando enviados (Mateus 10.6-8). É pela fé que até hoje, nos nossos dias, milagres acontecem (João 14.12-14).

Como ter fé em Deus?

O Lucas nos conta que num determinado dia os apóstolos de Jesus pediram mais fé: “Diante disso, pediram os apóstolos ao Senhor: Aumenta a nossa fé!” e Jesus lhes respondeu: “Ao que encorajou-os o Senhor: Se tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, podereis dizer a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar e ela vos obedecerá” (Lucas 17.5-6).

Nesse momento do seu ministério, Jesus estava lhes oferecendo um ensinamento sobre o verdadeiro perdão e aos apóstolos pediram mais fé para conseguirem cumprir esse mandamento e claro todo o ministério que lhes estava sendo confiado dia após dia. E aí Jesus ensina sobre a fé genuína, mesmo usando uma figura de linguagem (semente de mostarda), o que Ele está dizendo é que se houver fé genuína em Deus os resultados e seus efeitos serão inevitáveis, pois tudo é possível àquele que tem fé e está alinhando aos propósitos do coração de Deus.

Para ter fé em Deus, busque conhece-lo fora dos seus próprios padrões. Por vezes tentamos colocar a Deus dentro da “nossa própria caixinha” e assim encaixá-lo nos nossos conceitos, contudo Ele é ilimitado e inesgotável, a Bíblia o apresenta como grande, por isso a fé genuína por vezes não é grande em si, mas se torna grande porque crê num Deus grande.

Conhece-lo pela leitura da Palavra e busca na oração é o caminho imutável do evangelho. As orações são ouvidas sem demasia quando elas são coerentemente bíblicas, ou seja, estão alinhados com o querer soberano Dele.

Pela fé

Pela fé muitos viveram (Hebreus 11.4-40), uma fé espiritual para viver o sobrenatural e uma fé racional cheia de entendimento e sabedoria a partir do conhecimento daquele que está sendo depositado à confiança, Ele deseja que assim seja.

Muitos foram os “heróis da fé” do passado, mas a história continua sendo escrita e todos nós somos convidados a entrar nessa galeria, a saber, daqueles que creram no Nome de Jesus e viveram acima das expectativas meramente humana.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais