Início » Parábolas de Jesus » Parábola da Figueira Estéril

Parábola da Figueira Estéril

O evangelho de Jesus segundo escreveu Lucas registra dessa forma a “parábola da figueira estéril”:

“Em seguida, Jesus lhes propôs a seguinte parábola: ‘Certo homem possuía uma figueira cultivada em meio a uma grande plantação de videiras, contudo vindo procurar fruto nela, não encontrou nem ao menos um’. E, por isso, recomendou ao vinicultor: ‘Este é o terceiro ano que venho buscar os frutos desta figueira e não acho. Sendo assim, podes cortá-la! Para que está ela ainda ocupando inutilmente a boa terra?’ O vinicultor, porém, lhe rogou:

‘Senhor, deixa-a ainda por mais um ano, e eu cuidarei dela, cavando ao seu redor e a adubando. Se vier a dar fruto no próximo ano, muito bem; caso contrário, mandarás cortá-la” (13.6-9).

parábola-da-figueira-estéril

Entendendo a Parábola da Figueira Estéril

A referência dessa parábola é contada apenas por Lucas e o autor cita essas palavras no versículo que a antecede: “Se não vos arrependeres, todos vós, da mesma maneira perecereis” (Lucas 13.5).

Todos pecaram e destituídos estão da comunhão com Deus (Romanos 3.23), por isso todos precisam de um arrependimento verdadeiro e da conversão a Jesus. O verdadeiro arrependimento demonstra os seus frutos – mudança de vida – (Lucas 3.8), se não houver mudança, será apenas um sentimento de remorso passageiro.

Jesus oferece essa parábola que, segundo estudos, tem dois caminhos: um deles é uma referência ao povo de Israel e o outro é uma referência a todos os seres humanos, mostrando um sentido bastante amplo de Sua Palavra.

A Figueira Seca

Jesus cita que numa grande plantação de videira uma figueira não dava frutos e que depois de três anos o vinicultor veio buscar os frutos dela e não as achou. Os três anos citados representam a graça de Deus, cheio de longanimidade e bondade, que aguarda com esperança que sua figueira reaja aos estímulos que recebe.

Olhando para o caminho apontado sobre o povo de Israel, representa da mesma forma a graça de Deus, mas se podemos apontar, destacamos os séculos de misericórdia demonstrados entre a Aliança até a proclamação de Evangelho pela vinda do Messias Amado.

Vinicultor Deseja Frutos, Deus Também

O vinicultor deseja frutos da figueira, assim como Deus espera frutos do seu povo. O juízo pode aparentemente demorar, mas certamente vem sobre todos aqueles que forem estéreis no sentido da parábola (de dar frutos). Chegou o tempo da ordem para arrancar aquela figueira inútil, como chega a hora do juízo geral.

Contudo, o Senhor, dono da figueira, concedeu misericórdia, a pedido do vinicultor, para que houvesse mais uma oportunidade para a plantação gerar frutos e se mesmo assim não houvesse jeito, poderias ser cortada.

O juízo deveria vir sobre Israel imediatamente após a crucificação de Jesus, contudo houve misericórdia, que ocorreu entre o Pentecostes até a destruição completa de Jerusalém entre os anos 66 e 70 depois de Cristo. Se aplicarmos a parábola à história geral, há misericórdia ainda, porém se não houver frutos, chegará o dia do corte e ninguém está enganado sobre essa verdade.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.