Início » Significados Bíblicos » Qual o Significado da Santa Ceia?

Qual o Significado da Santa Ceia?

Algo comum de se acontecer atualmente, são pessoas que participam da Santa Ceia e na maioria das vezes não possuem um amplo entendimento sobre este assunto.

E hoje, vamos explicar detalhadamente o que é a Santa Ceia, e também várias outras curiosidades sobre a mesma, para que você fique ciente de tudo o que realmente está por trás dela.

significado-de-santa-ceia

O que é a Santa Ceia

Primeiramente para entender o que é a Santa Ceia, é preciso saber que jesus realizou um grande sacrifício por todos nós, algo que ninguém faria, e esse sacrifício foi sua morte na cruz.

Quando Jesus morreu naquela cruz, Ele pagou todos os pecados cometidos por nós, e a partir disso morreu no lugar de cada pessoa desta terra.

E a bíblia escreve para nos mostrar quão grande foi o seu amor neste ato, e em João

”Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos’” (João 15:13)

E foi isso que Jesus fez por todos nós, morreu para que pudéssemos viver, e tudo isso por que o amor dele é verdadeiro e alcança cada um de nós.

Após você entender quão grande foi o sacrifício de Jesus por nós, é possível entender claramente o que é a Santa Ceia, pois a mesma representa o sacrifício de Jesus feito na cruz.

E além disso, a mesma serve para que nunca esqueçamos do grande ato de Jesus, que foi realizado para que pudéssemos viver nesta terra.

Então, para cada pessoa que participa da Santa Ceia, mas não possuía o entendimento do seu significado, após a leitura acima fica claro de que a Ceia tem como significado o sacrifício de Jesus, e também a mesma deve ser realizada para que não esqueçamos de sua morte na cruz.

Significado do Pão e vinho

Outra grande dúvida de pessoas que realizam a Santa Ceia, é o significado do Pão e do Vinho, mas isso não é difícil, e é obrigação de cada participante da Ceia ter entendimento do que cada um se trata.

Pão: O pão que é usado na Santa Ceia, tem como função simbolizar o corpo de Jesus, que foi machucado na cruz, e através de um versículo bíblico é possível comprovar isso:

”E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. ” Lucas 22:19.

Vinho: O vinho possui como função, selar uma nova aliança entre você e Deus, pois antigamente uma nova aliança era selada com um sacrifício, quando o sangue de um animal era derramado. E na bíblia o significado vinho é escrito da seguinte forma:

”Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós’”. Lucas 22:20.

Lava-pés

Como citado anteriormente, além do significado da Santa Ceia e de seus componentes como o pão e o vinho, algumas outras curiosidades da mesma seriam citadas, e uma grande curiosidade, é que a Ceia para ser realizada de forma correta, é preciso que ocorra o lava-pés.

Mas várias pessoas se perguntam, o que é o lava-pés? E a resposta é simples, o lava-pés é uma forma de nos prostrarmos diante de uma pessoa, e tornarmos humilde como a cristo, lavando os pés da mesma.

E isso realmente é necessário, pois a própria bíblia nos mostra isso no versículo a seguir:

”Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros’”(João 13:14)

O próprio Jesus nos orienta que devemos lavar os pés durante a santa Ceia, para que além de nos tornarmos humilde, possamos ser purificados. (Coríntios 11:27)

Outra grande curiosidade, é sobre o versículo da bíblia de 1 coríntios capítulo 11 versículo 27, que diz assim.

”Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do senhor.

Este versículo é mal interpretado por várias pessoas, pois no mesmo Jesus diz para nos examinarmos antes da Santa Ceia e reconhecermos que somos pecadores, e nos arrepender de nossos atos, para que assim possamos participar da Ceia de forma totalmente correta, e não indignamente.

E não são todas as pessoas que entendem dessa forma este versículo, e por isso essa curiosidade é de grande importância.

Conclusão

Portanto, depois de todos esses ensinamentos, qualquer pessoa que ler tudo isso vai entender claramente do que realmente se trata a Santa Ceia, e também tudo o que é preciso acontecer para que a mesma seja realizada de forma correta.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.