Início » Perguntas » Como ser uma Pessoa Melhor

Como ser uma Pessoa Melhor

Uma das frases mais conhecidas dadas como autoria de Martinho Lutero é “quando olho para mim mesmo, não vejo como posso ser salvo; Mas quando olho para Jesus, não vejo como posso me perder”.

como-ser-uma-pessoa-melhor

É verdade que por si só o ser humano não pode ser salvo, por isso foi necessário que um homem santo, o Cristo, se entregasse na cruz para morrer em favor de todos como oferta e sacrifício definitivo pelo pecado (1ª João 4.10; Hebreus 10.10).

Quando olhamos para cruz vemos em Jesus a personificação da própria graça de Deus que não nos amou por mérito, mas nos amou porque Ele é o amor e nos ama incondicionalmente (1ª João 4.8).

O homem que não pode se salvar também é o homem que não carrega nenhuma bondade em seu DNA.

Pela desobediência e rebeldia do primeiro homem, o Adão (Gênesis 03), a humanidade caiu em pecado e infelizmente todos desde então nascem com a natureza pecaminosa, ou seja, propenso ao pecado e onde há pecado há maldade, alguém sempre sairá no prejuízo.

Eu costumo dizer que o ser humano sempre está pronto para o pecado, por isso precisamos de um salvador que todos os dias pelo Espírito Santo nos fortalece na luta contra as maldades que podemos fazer.

Você que está lendo essas palavras sabe exatamente do que você é capaz de fazer de mal nos momentos de maiores irritações, por isso que em muitos casos há ofensas verbais entre pessoas, bem como violência física e em alguns casos chegando à morte.

Mas diante desse cenário de propensa maldade como uma pessoa pode ser melhor e ter atitudes de amor com o seu semelhante? Uma pessoa só é verdadeiramente boa quando está verdadeiramente em Jesus porque só Ele é bom.

Estar em Jesus é entregar a vida a Ele e deixar que Ele reine, portanto cumpra suas vontades em nossas vidas, bem como é viver no temor do Senhor cumprindo os seus mandamentos.

Jamais alguém pode dizer que ama a Deus se não ama seu irmão, o seu semelhante, pois como pode amar a Deus a quem não vê e não amar a alguma pessoa a quem vê (1ª João 4.20). Deus é amor e deseja que seus filhos carreguem essas mesma características.

Quando na criação Ele declarou que faria o homem a sua imagem e semelhança (Gênesis 1.26), Ele estava garantindo que faria o homem com a capacidade de amar e por isso conseguir n’Ele ser boas pessoas, transformadas por Ele. Nós amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro (1ª João 4.19) e da mesma forma devemos amar o nosso semelhante (Mateus 22.39-40).

→ Como Vencer a Fraqueza Espiritual

Uma pessoa Melhor a cada dia

Para ser uma pessoa melhor a cada dia é necessário seguir as orientações de Jesus e contar com a sua ajuda disponível para todos nós:

1 – Ame a Deus de todo o coração e ao seu próximo como a si mesmo (Mateus 22.37-40): Isso é empatia! Quando nos colocamos no lugar do nosso semelhante fazemos a ele o que gostaríamos que fizessem a nós mesmos.

2 – Perdoe 70 x 7 (Mateus 18.21-35): Mantenha um coração perdoador. Aqui Jesus não estava induzindo ninguém a fazer uma conta, mas Ele estava dizendo para perdoarmos sempre que for necessário. Perdoar assim como recebemos o perdão do nosso Pai Celestial.

3 – Ofereça a outra face (Lucas 6.29): Aqui Jesus estava dizendo que o mal que causam a nós deve parar em nós e não ser reproduzido para envenenar tantos outros.

4 – Ame o seu inimigo (Lucas 6.27 – Romanos 12.19-21): É fácil amar aquele que nos faz bem, mas aqui a Palavra esta ainda mais especifica. Acima a orientação é para se colocar no lugar do seu semelhante, seja ele quem for, mas aqui a Palavra é claramente para amar aquele que se declara o seu inimigo.

5 – Seja pacificador (Mateus 5.9): Tenha sempre o bom espírito e a boa intensão de apaziguar as situações ao invés de por “mais lenha na fogueira”.

6 – Seja misericordioso (Mateus 5.7): Todo aquele que lança a semente da misericórdia certamente colherá misericórdia. A misericórdia é uma forma de amar e o amor nunca é infrutífero.

7 – Não julgue (Mateus 7.1-6): Deus é o juiz e não deu esse papel a mais ninguém, portanto não julgue o seu irmão para que com a mesma régua você não seja julgado.

8 – Chore com os que choram e sorria com os que sorriem (Romanos 12.15): Seja parceiro em todas as situações, não carregando nenhum sentimento que gera divisão.

9 – Hospitalidade (Romanos 12.13): Seja hospitaleiro e mantenha um coração generoso. A hospitalidade é a melhor forma de amar porque aí você está repartindo tudo o que é seu: sua casa, seus recursos, sua atenção, seu tempo, etc.

10 – Oração (Mateus 6.5-7): A oração, entre você e Deus, te fortalece, te refaz, te orienta como seguir. Jesus valorizava o secreto, valorize o que Ele valoriza.

Mudança de vida

Não importa o quanto mal alguém foi, enquanto há vida há esperança e enquanto houver esperança todo mundo pode mudar.

Lembro-me de uma vez ter tido uma forte experiência com Deus e desejo reparti-la aqui: Certo dia eu estava lendo uma reportagem no jornal que contava a história de um pai que havia matado sua filha ainda bebê porque a criança pedia pela mãe que estava no trabalho, a criança chorava muito. O repórter naquela ocasião relatou com toda a frieza detalhes daquele crime. Eu me lembro de ainda de ter saído de onde eu estava e ter ido até o banheiro chorar de tão mexido que fiquei lendo aquela história, posteriormente lembro-me de ter sentido um desejo de vingança por aquele rapaz, até que o Espírito Santo falou comigo, diretamente no meu coração, através de uma música que dizia: “Todos necessitam de um amor perfeito, perdão e compaixão. Todos necessitam de graça e esperança, de um Deus que salva”. Aquilo me quebrou.

Uma pessoa que está em Jesus não faria aquilo, por isso insistimos aqui que para ser uma pessoa melhor é possível apenas em Jesus.

É possível afirmar ainda que não há quem Ele não possa salvar e mudar a vida. Quando alguém entrega a vida a Jesus há uma mudança de vida que deve resultar em frutos do seu arrependimento enquanto vive.

Sendo assim, quer ser uma pessoa melhor? Se entregue a Jesus, só Ele pode nos transformar. Só n’Ele é possível.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.