Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Perguntas » Como Vencer a Fraqueza Espiritual

Como Vencer a Fraqueza Espiritual

Por momentos de fraquezas todos nós podemos passar, mas abandonados por Deus jamais seremos. Esse é um fato incontestável.

O salmista Davi um dia declarou: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois sei que tu estás comigo, a tua vara e o seu cajado me protegem” (Salmos 23.4). Ele prometeu estar conosco em todos os momentos e usar de todas as circunstâncias para nos abençoar. Até as maldições Ele pode transformar em bênçãos.

É certo também que absolutamente nada pode nos separar do seu amor:

“Portanto, estou seguro de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem a altura nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus que está em Jesus Cristo, nosso Senhor” (Romanos 8.38-39).

Sendo assim, se Ele está conosco, o que temeremos? O apóstolo Paulo afirma: “Contudo, em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8.36).

Para vencer a fraqueza espiritual devemos nos apagar com fé nas declarações que foram descritas acima, pois em Deus é possível superar qualquer momento mais desafiador na nossa caminhada cristã.

Para vencer a fraqueza espiritual também é necessário ter perseverança e não deixar de manter a disciplina da oração. A oração é a melhor terapia que podemos fazer, pois é nesse momento que nós podemos ser quem realmente nos somos e é esse o local que somos refeitos e fortalecidos.

Ainda nos nossos dias o povo perece por falta de conhecimento (Oseías 4.6), por isso é necessário se alimentar da Palavra, ainda mais no tempo de fraqueza, para que não venhamos a morrer. E o jejum é um ato de dominação de todas as vontades e de consagração a Deus.

Se Ele esta conosco independente da situação e se continuarmos fazendo a nossa parte, certamente passaremos e sairemos vitoriosos desse momento.

Contudo, você deve estar pensando: “mas eu não consigo”. Peça ajuda. Ninguém é forte o suficiente para caminhar sozinho, Deus é comunidade e por isso incentiva que o seu povo viva em família. Encontre alguém que vá te ouvir, orar com você e te ajudar nos seus momentos de fraqueza.

como-vencer-a-fraqueza-espiritual

Desânimo na Bíblia

“Então, quando Maria chegou ao lugar onde Jesus estava, vendo-o, prostrou-se aos seus pés e desabafou: ‘Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” (João 11.32).

Como foi grande o desanimo daquela irmã que enfrentava o luto da perda de seu irmão Lazaro. Ela lamentava a ausência de Jesus e aparentemente Ele havia chegado tarde demais. Contudo, Ele nunca se atrasa, às vezes Ele chega para curar a enfermidade e às vezes Ele chega para ressuscitar o morto, o fato é que Ele sempre chega na hora certa de fazer o milagre. Em tudo sempre há um milagre, mesmo que seja o fortalecimento da fé daquele que não foi outrora atendido.

Quantas vezes assim como Maria nos sentimos sozinhos e lamentando a falta da intervenção do Eterno. Não é pecado sentir-se assim, Ele entende, mas creia que assim como Ele se compadeceu daquela família, Ele está atenta a sua, vá até Ele e chore aos seus pés também, o milagre vem sem demora (João 11.1-44).

→ Como ser uma Pessoa Melhor

Palavra para quem está Desanimado

O profeta Jeremias declara as seguintes palavras do Senhor nosso Deus: “Porquanto somente Eu conheço os planos que determinei a vosso respeito, planos de fazê-lo prosperar e não de lhes causar dor e prejuízo, planos para dar-nos esperança e um futuro melhor” (Jeremias 29.11).

O profeta Isaias declara as seguintes palavras do Senhor nosso Deus: “Afinal, os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, e os vossos caminhos não são os meus caminhos, afirma o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mas altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55.8-9).

A mente e o coração humano são limitados e nós não temos a capacidade de enxergar o futuro, nós conseguimos ver daqui para trás, mas o nosso Deus não é assim, Ele tem o controle de todo o universo e todos os nossos dias estão escritos por Ele: “Teus olhos viam meu embrião, e em teu livro foram registrados todos os meus dias; prefixados, antes mesmo que um só deles existisse” (Salmo 139.16).

Por isso, tenha fé e mantenha a esperança, pois nenhuma dor dura para sempre e o mesmo Deus que foi bom no passado, é bom no presente e será bom para sempre. Mantenha a fé que tudo está no controle d’Ele e que Ele sempre tem o melhor para nós. A sua palavra nos garante.

Versículos para quem está Desanimado

“Esperei com paciência no Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor” (Salmo 40.1).

“Contudo, quero lembrar do que pode me dar esperança. A bondade do Senhor é a razão de não sermos consumidos, porque suas misericórdias não tem fim, renovam-se a cada manhã, grande é a sua fidelidade. Sendo assim, digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor, portanto, nele depositarei toda a minha esperança. Eis que o Senhor é bom e misericordioso para com todos aqueles que nele esperam confiantes, para com aqueles que o buscam. É muito bom aguardar confiante e em paz pelo socorro e a salvação que vem do Senhor” (Lamentações 3.21-26).

“Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará” (Salmo 37.5).

“Porquanto para Deus não existe nada que seja impossível” (Mateus 1.37).

“Ele lhes enxugará dos olhos toda a lagrima, não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porquanto a antiga ordem está encerrada” (Apocalipse 21.4).

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana