Início » Estudo Bíblico » Estudo Sobre Casamento

Estudo Sobre Casamento

Mais uma vez os fariseus estavam buscando desmoralizar Jesus com suas questões diante de uma grande multidão, dessa vez eles estavam na região da Judeia, do outro lado do Jordão, e eles perguntaram sobre o divorcio e Jesus, entre outras palavras, afirmou:

“Eles já não são dois, mas sim uma só carne. E, portanto, o que Deus uniu, não o separe o ser humano” – Mateus 19.6.

estudo-sobre-casamento

Estudo Bíblico sobre Casamento

A família é projeto de Deus desde a fundação do mundo. Deus não deseja que o homem permaneça sozinho (Gênesis 2.18) e caminhe em solidão, por isso criou o seu semelhante para que viva em comunidade, bem como institui a união entre um homem e uma mulher para que em unidade de propósito multiplicassem e a partir dessa decisão consciente de juntar-se formassem famílias.

Deus é comunidade, Deus é família, Deus nunca funcionou sozinho bastando-se de quem de fato Ele É, Deus sempre foi três, a santíssima trindade funcionando na figura do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Casamento Bíblico

O propósito divino do casamento desde a criação é que o homem e a mulher, marido e esposa, se unam com a finalidade de ser tornarem uma só carne, ou seja, não funcionando mais como seres individuais, mas como seres extremamente unidos no mais alto padrão que esse termo possa representar.

No casamento, sendo os corpos dos dois como um canal para a unidade e em plena comunhão fazendo então do matrimonio a mais profunda forma de unidade física e espiritual. Essa unidade física e espiritual acontece também porque no casamento está instituída a relação sexual, a mais profunda intimidade entre dois seres humanos, a relação sexual é como um pacto de sangue, por isso não é recomendável o “sexo antes do casamento”.

Quando alguém perguntar por que não pode ter relação sexual antes do casamento, a resposta é simples: Porque a Palavra de Deus, que deve ser padrão e régua para medir as decisões da humanidade, nem cogita essa hipótese.

Há questões na Palavra que são aprovadas e outras reprovadas, contudo há questões que nem entram em cogitação tamanha é o “descartável do ato”.

Por isso é importante se conhecer bem na época do namoro, buscando juntos saberem qual é a vontade de Deus para ambos, uma atitude de devoção a Deus evitaria muitos problemas no matrimônio, sem levar em conta que evitaria substancialmente as separações diminuindo o número de divórcios que com o passar dos anos só aumentam.

Casamento Segundo a Bíblia

O casamento é sagrado e por ser considerado por Deus uma união valorosa, Deus pede fidelidade, ou seja, que o homem seja marido de uma só mulher e a mulher seja esposa de um só marido (guardado as proporções históricas do antigo testamento).

Olhando para o Novo Testamento, nova aliança, tempo da graça, da qual estamos, certo dia na posição de quem ensinava Jesus afirmou:

“Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração, já cometeu adultério com ela. Se o teu olho direito te leva a pecar, arranca-o e lança-o fora de ti, pois te é mais proveitoso perder um dos teus membros do que todo o teu corpo ser lançado no inferno.

E, se tua mão direita te fizer pecar, corta-a e atira-a para longe de ti, pois te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno” – Mateus 5.27-30.

O corpo do homem pertence à mulher e o corpo da mulher pertence ao homem (1 Coríntios 7.4-5), é um para o outro, bem como a fidelidade é provada na mente e no coração, e se não preservados são grande as armadilhas para cair em tentação. E, sobre isso, é sempre importante lembrar: “cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus” – Romanos 14.12.

É Melhor estar Solteiro, Pior é a Separação…

O apóstolo Paulo aconselhou:

“Digo, no entanto, aos solteiros e as viúvas: Melhor seria se permanecestes como eu. Porém, se não vos é possível controlar-se, que se casem. Porque é melhor casar do que viver queimando de paixão. Todavia, ordeno aos casados, não eu, mas o Senhor: Que a esposa não se separe do seu marido. Se, porém, ela se separar, que não se case, ou que se reconcilie com o seu marido. E que o marido não se divorcie da sua esposa” (1 Coríntios 7.8-11).

Mas alguém pode afirmar: “em casos de adultérios sim!”, baseando-se em Mateus 5.32, essa questão é motivo de grandes pensamentos e interpretações, nós não entraremos nesse mérito porque ninguém merece viver sendo enganado, por exemplo.

Mas o mérito que entraremos é que hoje em dia as pessoas estão desistindo muito facilmente das promessas que um dia fizeram no altar do Senhor e não estão lutando por suas famílias.

Nós lhe encorajamos para que no Senhor você lute por sua família, reparando os erros que foram cometidos no tempo. E em caso de pecados “graves”, como adultérios, lembre-se: em Jesus sempre há regeneração do caído e perdão fluindo do ferido.

Estudo sobre Namoro Cristão

O Casamento Não é Uma Instituição Falida…

Uma denúncia: O inferno quer que você acredite que o casamento é uma instituição falida. É mentira! O casamento é uma instituição sagrada porque foi instituída por Deus.

Lute pelos seus com amor porque “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. O amor não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta” – 1 Coríntios 13.4-7.

E está faltando amor? Peça para Deus que Ele dá de graça.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.