Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Parábolas de Jesus » Parábola do Credor Incompassivo

Parábola do Credor Incompassivo

O evangelho de Jesus segundo escreveu Mateus nos conta que o apóstolo Pedro chegou perto de Jesus num determinado momento da caminhada juntos e lhe fez a seguinte pergunta: “Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim e eu terei de perdoá-lo? Até sete vezes?” e Jesus lhe respondeu: “Não te direi até sete vezes, mas, sim, até setenta vezes sete” (Mateus 18.21-22), ou seja, quantas vezes se fizerem necessário e todas as vezes que o ofensor arrependido lhe pedir perdão.

Parábola-do-Credor-Incompassivo

Parábola do Credor

Em seguida Jesus lhe propôs a “parábola do credor incompassivo” dizendo-lhe:

Portanto, o Reino dos céus pode ser comparado a certo rei que decidiu acertar contas com seus servos. Quando teve inicio o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia dez mil talentos. Porém, não tendo o devedor como saldar tal importância, ordenou o seu senhor que fosse vendido ele, sua mulher, seus filhos e tudo quanto possuía, para que a divida fosse paga.

O servo, então, com toda a reverência, prostrou-se diante do rei e lhe implorou: ‘Sê paciente comigo e tudo lhe pagarei!’. E o senhor daquele servo, teve compaixão dele, perdoou-lhe a divida e o deixou ir embora livre. Entretanto, saindo aquele servo, encontrou um dos seus conservo, que lhe estava devendo cem denários.

Agarrou-o e começou a sufoca-lo, esbravejando: ‘Paga-me o que me deves’. Então, o seu converso, caindo-lhe aos pés, lhe suplicava: ‘Sê paciente comigo e tudo lhe pagarei’. Mas, ele não queria acordo. Ao contrário, foi e mandou lançar seu converso devedor na prisão, até que toda a divida fosse saldada. Quando os demais conservo, companheiros dele, viram o que havia ocorrido, ficaram indignados, e foram contar ao rei tudo o que acontecera.

Então o rei, chamando aquele servo lhe disse: ‘Servo perverso, perdoei-te de toda aquela divida atendendo às tuas suplicas. Não devias tu, da mesma maneira, compadecer-te do teu conservo, assim como eu me compadeci de ti? E, sentindo-se insultado, o rei entregou aquele servo impiedoso aos carrascos, até que lhe pagasse toda a divida. Assim também o meu Pai celestial vos fará, a cada um, se de todo o coração não perdoardes cada um a seu irmão (Mateus 18.23-35).

Estudo da Parábola do Credor Incompassivo

A divida do servo para com o seu senhor era muito maior do que a divida do conservo para o mesmo. O servo devia ao senhor o valor de dez mil talentos quando o conservo devia ao servo cem denários. Cada talento valia cerca de seis mil denários, portanto faça as contas.

O peso da justiça foi determinado pelo senhor para com o servo, contudo ao clamar por misericórdia ele alcançou a graça do perdão e pôde seguir livre.

A mesma graça recebida pelo servo não foi liberada para o seu conservo diante do seu clamor por misericórdia e este sofreu a punição do duro coração do servo enfrentando o cárcere até que toda a divida fosse saldada.

O seu ato punitivo e sem compaixão vez com que seu senhor, sentindo-se insultado, ordenasse que o servo experimentasse a punição junto aos carrascos até que sua divida, antes perdoada, fosse quitada.

A nossa divida para com Deus era muito maior do que dez mil talentos, nossa divida por causa de nossos pecados era incalculável, mas Deus teve compaixão de nós e nos fez receber a graça do perdão libertando-nos das cadeias que nos prendia nas trevas e fazendo-nos ser aceitos a Sua família, por meio de Jesus (João 1.12).

Quando recebemos esse perdão e vivemos na sua graça, qualquer outra ofensa que nos atinja, por mais que doa por um momento, se torna irrisória.

Aquele que recebeu o perdão deve ter um coração perdoador na força do Espírito Santo que habita em todo o cristão (1º Coríntios 6.19). Deus espera de nós o mesmo senso de misericórdia: “pois será exercido um juízo sem misericórdia sobre quem também não usou de compaixão. A graça triunfa sobre o juízo” (Tiago 2.13), vivendo assim o “perdoa-nos a nossos dividas, assim como perdoamos os nossos devedores” (Mateus 6.12).

Veja Mais → Parábolas de Jesus

Oração Final

A falta de perdão é comparada como uma prisão e ninguém precisa viver nesse cárcere. Nem sempre perdoar é fácil, mas fomos perdoados pelo Amor (1ª João 4.8b) e assim devemos proceder diante das ofensas que nos atingem.

Quem não perdoa o seu igual, semelhantemente não vive a plenitude do perdão de Deus e sofre as consequências disso (Mateus 18-34.35).

O perdão não é uma emoção, mas sim uma decisão. Ore hoje e peça ajuda a Deus, em seguida procure alguém que você precisa pedir perdão ou perdoe alguém que você precise liberar em seu coração.

A graça recebida é a graça transmitida.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana