Início » Significados Bíblicos » Significado de Samaritano

Significado de Samaritano

Nesse post vamos abordar tudo sobre o samaritano, desdo significado de samaritano até os envolvimentos de samaritanos segundo a bíblia.

Quando se ouve falar nos samaritanos, a primeira passagem bíblica que vem na mente da maioria das pessoas é o encontro da mulher samaritana com Jesus junto ao poço de Jacó.

significado-de-samaritano

A mulher Samaritana

O apóstolo João nos conta nos seus registros que Jesus estava deixando a Judeia e indo para a Galileia, contudo era necessário que no meio do caminho Ele passasse por Samaria.

Assim que Jesus chegou à Samaria, numa cidade daquela região chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José, Ele sentou-se a beira do poço de Jacó que havia ali, pois estava cansado, era por volta de meio dia.

Enquanto Ele esteve ali, uma mulher de Samaria veio tirar água e eles iniciaram um diálogo. Inicialmente Jesus pediu água aquela mulher e ela respondeu: “Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, uma mulher samaritana? (Pois os judeus não se relacionavam bem com os samaritanos)” (João 4.9).

Em seguida ambos seguem no diálogo sobre a água, porém trilhando caminhos mais profundos, pois Jesus estava aproveitando o contexto para lhe oferecer Dele mesmo, á Água da Vida (João 4.10-15).

O dialogo prossegue entre eles quando Jesus, sabendo de tudo, pede para ela chamar o marido dela e ela afirmando não ter marido, Jesus revela que conhece a sua história dizendo que a mesma teve cinco maridos no passado (João 4.16-18), ao ponto da mulher reconhecer: “Senhor, eu percebo que tu és um profeta!” (João 4.19).

Aquela mulher de Samaria continuou dizendo: “Nossos pais adoravam sobre este monte, mas vós, judeus, dizeis que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar” (João 4.20). E Jesus lhe respondeu: “Mulher, podes crer-me, está próxima a hora quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis ao Pai. Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora está chegando, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em espírito e em verdade; pois esses que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (João 4.21-24).

Por fim, a mulher samaritana reconhece: “Eu sei que o Messias, chamado Cristo, está por vir. Quando Ele vier, Ele nos esclarecerá sobre tudo” e Jesus concluiu: “Eu, que te falo, sou o Messias” (João 4.25-26).

Esse diálogo carrega muitas bagagens históricas.

O Significado de Samaritano

As bagagens históricas vêm do fato de os samaritanos e judeus serem um só povo até determinado momento da história.

Os samaritanos surgiram nos tempos antigos por conta de uma divisão entre o povo de Israel, após o reinado de Salomão.

Naquela época o povo se dividiu entre o reino do norte e o reino do sul, sendo que os “de Israel” pertenciam ao norte e os “de Judá” pertenciam ao sul. Os do “reino de Israel” tinham Samaria como capital e os samaritanos fizeram coisas que não era do agrado do Eterno.

Nos termos “religiosos”, os “de Judá” adoravam a Deus em Jerusalém, contudo os “de Israel” se tornaram idolatras aos misturar crenças, mais ainda depois da conquista territorial dos assírios que dispersaram alguns habitantes daquele local e trouxeram outros de outros locais que juntamente consigo traziam “seus deuses e crenças indevidas”.

Havia uma disputa, especialmente por questões religiosas, entre os judeus e os samaritanos e definitivamente eles não se davam bem. Os judeus consideravam os samaritanos “indignos e impuros por suas condutas” e os samaritanos não adotavam a totalidade das leis dos judeus.

É por isso que Jesus quebrou paradigmas ao conversar com aquela mulher, mostrando que Ele veio para todos, judeus e gentios. Prova disso que Ele oferece Dele mesmo, a água que mata definitivamente a sede.

É por isso também que o apóstolo João faz questão de enfatizar que os judeus não se davam com os samaritanos, inclusive apontando a fala surpresa da mulher pela abordagem de Jesus.

Por questões religiosas e muito engano envolvido que Jesus ensina também sobre a verdadeira adoração, aquela que parte do coração e de atitudes santas, como sendo a perfeita vontade do Pai para todos os povos.

Quem são os samaritanos?

Os samaritanos, a resumido modo, são as pessoas da região de Samaria nos tempos antigos e que nos dias atuais está situada entre Israel e a Cisjordânia.

Jesus e os samaritanos

Ele veio para todos que crerem Nele. Foi assim ontem, é assim hoje e será assim amanhã: “Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude da palavra daquela mulher que testemunhara: ‘Ele me disse tudo quanto tenho feito’. E muitos creram, por causa da sua Palavra” (João 4.39,41).

No evangelho não há preconceitos e a ordem continua sendo a mesma, na força do Espírito Santo: “Contudo, recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e SAMARIA, e até os confins da terra” (Atos 1.8).

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.