Início » Significados Bíblicos » Significado de Samaritano

Significado de Samaritano

Nesse post vamos abordar tudo sobre o samaritano, desdo significado de samaritano até os envolvimentos de samaritanos segundo a bíblia.

Quando se ouve falar nos samaritanos, a primeira passagem bíblica que vem na mente da maioria das pessoas é o encontro da mulher samaritana com Jesus junto ao poço de Jacó.

significado-de-samaritano

A mulher Samaritana

O apóstolo João nos conta nos seus registros que Jesus estava deixando a Judeia e indo para a Galileia, contudo era necessário que no meio do caminho Ele passasse por Samaria.

Assim que Jesus chegou à Samaria, numa cidade daquela região chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José, Ele sentou-se a beira do poço de Jacó que havia ali, pois estava cansado, era por volta de meio dia.

Enquanto Ele esteve ali, uma mulher de Samaria veio tirar água e eles iniciaram um diálogo. Inicialmente Jesus pediu água aquela mulher e ela respondeu: “Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, uma mulher samaritana? (Pois os judeus não se relacionavam bem com os samaritanos)” (João 4.9).

Em seguida ambos seguem no diálogo sobre a água, porém trilhando caminhos mais profundos, pois Jesus estava aproveitando o contexto para lhe oferecer Dele mesmo, á Água da Vida (João 4.10-15).

O dialogo prossegue entre eles quando Jesus, sabendo de tudo, pede para ela chamar o marido dela e ela afirmando não ter marido, Jesus revela que conhece a sua história dizendo que a mesma teve cinco maridos no passado (João 4.16-18), ao ponto da mulher reconhecer: “Senhor, eu percebo que tu és um profeta!” (João 4.19).

Aquela mulher de Samaria continuou dizendo: “Nossos pais adoravam sobre este monte, mas vós, judeus, dizeis que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar” (João 4.20). E Jesus lhe respondeu: “Mulher, podes crer-me, está próxima a hora quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis ao Pai. Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora está chegando, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em espírito e em verdade; pois esses que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (João 4.21-24).

Por fim, a mulher samaritana reconhece: “Eu sei que o Messias, chamado Cristo, está por vir. Quando Ele vier, Ele nos esclarecerá sobre tudo” e Jesus concluiu: “Eu, que te falo, sou o Messias” (João 4.25-26).

Esse diálogo carrega muitas bagagens históricas.

O Significado de Samaritano

As bagagens históricas vêm do fato de os samaritanos e judeus serem um só povo até determinado momento da história.

Os samaritanos surgiram nos tempos antigos por conta de uma divisão entre o povo de Israel, após o reinado de Salomão.

Naquela época o povo se dividiu entre o reino do norte e o reino do sul, sendo que os “de Israel” pertenciam ao norte e os “de Judá” pertenciam ao sul. Os do “reino de Israel” tinham Samaria como capital e os samaritanos fizeram coisas que não era do agrado do Eterno.

Nos termos “religiosos”, os “de Judá” adoravam a Deus em Jerusalém, contudo os “de Israel” se tornaram idolatras aos misturar crenças, mais ainda depois da conquista territorial dos assírios que dispersaram alguns habitantes daquele local e trouxeram outros de outros locais que juntamente consigo traziam “seus deuses e crenças indevidas”.

Havia uma disputa, especialmente por questões religiosas, entre os judeus e os samaritanos e definitivamente eles não se davam bem. Os judeus consideravam os samaritanos “indignos e impuros por suas condutas” e os samaritanos não adotavam a totalidade das leis dos judeus.

É por isso que Jesus quebrou paradigmas ao conversar com aquela mulher, mostrando que Ele veio para todos, judeus e gentios. Prova disso que Ele oferece Dele mesmo, a água que mata definitivamente a sede.

É por isso também que o apóstolo João faz questão de enfatizar que os judeus não se davam com os samaritanos, inclusive apontando a fala surpresa da mulher pela abordagem de Jesus.

Por questões religiosas e muito engano envolvido que Jesus ensina também sobre a verdadeira adoração, aquela que parte do coração e de atitudes santas, como sendo a perfeita vontade do Pai para todos os povos.

Quem são os samaritanos?

Os samaritanos, a resumido modo, são as pessoas da região de Samaria nos tempos antigos e que nos dias atuais está situada entre Israel e a Cisjordânia.

Jesus e os samaritanos

Ele veio para todos que crerem Nele. Foi assim ontem, é assim hoje e será assim amanhã: “Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude da palavra daquela mulher que testemunhara: ‘Ele me disse tudo quanto tenho feito’. E muitos creram, por causa da sua Palavra” (João 4.39,41).

No evangelho não há preconceitos e a ordem continua sendo a mesma, na força do Espírito Santo: “Contudo, recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e SAMARIA, e até os confins da terra” (Atos 1.8).

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais