Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Histórias da Bíblia » A Criação do Homem

A Criação do Homem

O que as Sagradas Escrituras dizem sobre a criação do homem? Vejamos já nos primeiros registros bíblicos:

a-criação-do-homem

“Então Deus determinou: Façamos o ser humano à nossa imagem, de acordo com a nossa semelhança. Dominem eles sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais e todas as feras da terra, e sobre todos os pequenos seres viventes que se movem rente ao chão.

Deus, portanto, criou os seres humanos à sua imagem, à imagem de Deus os criou: macho e fêmea os criou.

Deus os abençoou e lhes ordenou: Sede férteis e multiplicai-vos! Povoai e sujeitai toda a terra, dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo animal que rasteja sobre a terra! E acrescentou Deus: Eis que vos dou todas as plantas que nascem por toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes: esse será o vosso alimento!

Também dou a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a todos os repteis da terra, e a todas as criaturas em que há folego de vida, todos os vegetais existentes, como mantimento e sustento! E assim aconteceuGênesis 1.26-30.

Como Deus criou o Homem

A Palavra diz: “Então o Senhor modelou o ser humano do pó da terra, feito argila, e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente” (Gênesis 2.7) e ainda diz: “Então declarou o Senhor: Não é bom que o ser humano viva sem a companhia de um semelhante, farei para ele alguém que o ajude e a ele corresponda.

A criação de Adão

Então, Deus fez Adão cair em sono profundo e, enquanto este dormia, retirou-lhe parte de um dos lados do corpo e uma costela, e fechou o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus modelou uma mulher e a conduziu até ele” (Gênesis 2.18, 21-22).

As características da Criação do Homem

Deus é família, é comunidade. Nós cremos no Deus Trino, sempre funcionando em unidade. O Deus Trino se expressa na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Ao lermos o Gênesis 01, reconhecemos a funcionalidade da trindade ali, bem como o apostolo João no capítulo 01 do evangelho que leva o seu nome reconhecerá e reafirmará a existência do Filho, Jesus Cristo, desde o inicio participante da criação.

Deus criou o homem para se relacionar com Ele e uns com os outros. Os obstáculos de relacionamentos mútuos acontecem unicamente por causa do pecado que entrou no coração humano pela desobediência e por isso todos precisam de um salvador que o justificasse e reconciliasse com Deus para viver eternamente uma vida em santidade e expressem essa mudança. Jesus Cristo é o caminho de volta para Deus.

Imagem e Semelhança

Ao criar o ser humano a “imagem de Deus” significa que todos nós fomos criados com capacidades semelhantes às do Senhor: raciocínio, criatividade, sensibilidade emocional e vontade de agir voluntariamente.

A única diferença entre o homem e a mulher está relacionada à sexualidade, a Palavra é clara ao declarar: “macho e fêmea”.

Portanto, nos nossos dias, ser crente em Jesus é ser cada vez mais humano, ou seja, cada vez mais a semelhança de Deus, adotando o plano originalmente traçado. Não que Deus não sabia o que aconteceria, pois não há como surpreender Aquele que é Eterno, mas pela voluntariedade concedida é possível o ser humano dizer “sim ou não” para Ele.

O ser humano foi capacitado a dominar sobre todo o restante da criação. Não existe criação tão parecida que “pudesse reinar” ao lado Daquele que reina para sempre sobre todos os demais, digamos, inferiores. O ser humano é a obra prima da criação de Deus.

O ser humano começa a sua jornada com as bênçãos divinas: “Frutificai-vos”. É um voto de confiança do Eterno em todos nós, dizendo: “Eu acredito em vocês”! E até nos nossos dias e para sempre Ele se agrada em nos abençoar, por isso o ser humano não deveria se opor a Deus, mas isso caminhar seguro ao seu lado. Para quem crer em Jesus, é possível caminhar assim “já” no Espírito Santo.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana