Início » Histórias da Bíblia » A Criação do Homem

A Criação do Homem

O que as Sagradas Escrituras dizem sobre a criação do homem? Vejamos já nos primeiros registros bíblicos:

a-criação-do-homem

“Então Deus determinou: Façamos o ser humano à nossa imagem, de acordo com a nossa semelhança. Dominem eles sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais e todas as feras da terra, e sobre todos os pequenos seres viventes que se movem rente ao chão.

Deus, portanto, criou os seres humanos à sua imagem, à imagem de Deus os criou: macho e fêmea os criou.

Deus os abençoou e lhes ordenou: Sede férteis e multiplicai-vos! Povoai e sujeitai toda a terra, dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo animal que rasteja sobre a terra! E acrescentou Deus: Eis que vos dou todas as plantas que nascem por toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes: esse será o vosso alimento!

Também dou a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a todos os repteis da terra, e a todas as criaturas em que há folego de vida, todos os vegetais existentes, como mantimento e sustento! E assim aconteceuGênesis 1.26-30.

Como Deus criou o Homem

A Palavra diz: “Então o Senhor modelou o ser humano do pó da terra, feito argila, e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente” (Gênesis 2.7) e ainda diz: “Então declarou o Senhor: Não é bom que o ser humano viva sem a companhia de um semelhante, farei para ele alguém que o ajude e a ele corresponda.

A criação de Adão

Então, Deus fez Adão cair em sono profundo e, enquanto este dormia, retirou-lhe parte de um dos lados do corpo e uma costela, e fechou o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus modelou uma mulher e a conduziu até ele” (Gênesis 2.18, 21-22).

As características da Criação do Homem

Deus é família, é comunidade. Nós cremos no Deus Trino, sempre funcionando em unidade. O Deus Trino se expressa na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Ao lermos o Gênesis 01, reconhecemos a funcionalidade da trindade ali, bem como o apostolo João no capítulo 01 do evangelho que leva o seu nome reconhecerá e reafirmará a existência do Filho, Jesus Cristo, desde o inicio participante da criação.

Deus criou o homem para se relacionar com Ele e uns com os outros. Os obstáculos de relacionamentos mútuos acontecem unicamente por causa do pecado que entrou no coração humano pela desobediência e por isso todos precisam de um salvador que o justificasse e reconciliasse com Deus para viver eternamente uma vida em santidade e expressem essa mudança. Jesus Cristo é o caminho de volta para Deus.

Imagem e Semelhança

Ao criar o ser humano a “imagem de Deus” significa que todos nós fomos criados com capacidades semelhantes às do Senhor: raciocínio, criatividade, sensibilidade emocional e vontade de agir voluntariamente.

A única diferença entre o homem e a mulher está relacionada à sexualidade, a Palavra é clara ao declarar: “macho e fêmea”.

Portanto, nos nossos dias, ser crente em Jesus é ser cada vez mais humano, ou seja, cada vez mais a semelhança de Deus, adotando o plano originalmente traçado. Não que Deus não sabia o que aconteceria, pois não há como surpreender Aquele que é Eterno, mas pela voluntariedade concedida é possível o ser humano dizer “sim ou não” para Ele.

O ser humano foi capacitado a dominar sobre todo o restante da criação. Não existe criação tão parecida que “pudesse reinar” ao lado Daquele que reina para sempre sobre todos os demais, digamos, inferiores. O ser humano é a obra prima da criação de Deus.

O ser humano começa a sua jornada com as bênçãos divinas: “Frutificai-vos”. É um voto de confiança do Eterno em todos nós, dizendo: “Eu acredito em vocês”! E até nos nossos dias e para sempre Ele se agrada em nos abençoar, por isso o ser humano não deveria se opor a Deus, mas isso caminhar seguro ao seu lado. Para quem crer em Jesus, é possível caminhar assim “já” no Espírito Santo.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.