Início » Parábolas de Jesus » Parábola do Semeador

Parábola do Semeador

Dos quatro evangelhos que iniciam os vinte e sete títulos do Novo Testamento da Bíblia, três deles contam a “parábola do semeador”, são eles: O evangelho segundo Mateus, o evangelho segundo Marcos e o evangelho segundo Lucas.

parábola-do-semeador

A Parábola do Semeador

Jesus sentou-se para ensinar e contou às multidões que um semeador saiu a semear e enquanto realizava a semeadura, partes das sementes caíram à beira do caminho e as aves a devoraram, outra parte caiu no terreno rochoso onde havia uma fina camada de terra e logo brotou porque o solo não era profundo, porém as plantas se queimaram com o sol e secaram por não terem raiz, outra parte caiu entre os espinhos e ao crescer sufocaram as plantas e por isso não puderam dar fruto, e por último uma parte caiu em boa terra, geminaram, cresceram e produziram generosa colheita.

A explicação da Parábola

O semeador semeia a Palavra.

1º caso“Sementes no meio do caminho” – Quando uma pessoa escuta a mensagem do Reino, mas não compreende, vem o Maligno e arranca o que foi semeado em seu coração.

2º caso “Sementes no terreno rochoso” – Quando uma pessoa ouve a Palavra e a recebe com alegria, porém não tem raiz em si mesmo, perseveram por pouco tempo, e quando chegam os problemas, tribulações e as perseguições por causa da Palavra, logo perde ânimo e desistem no tempo da provação.

3º caso“Sementes entre os espinhos” – Ouve a Palavra, mas as preocupações cotidianas, ansiedades, a sedução das riquezas, prazeres dessa vida e todas as demais ambições, agridem e sufocam a Palavra, e não conseguindo amadurecer torna-a infrutífera.

4º caso“Sementes em boa terra” – São os que de bom coração e com sinceridade, ouvem a Palavra, entendem e acolhe, este frutifica e produz grande colheita, alguns cem, outros sessenta e ainda outros trinta vezes mais do que foi semeado.

Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!

As três narrativas da parábola terminam com essa frase de Jesus: Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! Semelhantemente ao que foi dito por Jesus a João na ilha de Patmos (Apocalipse 1.9-20) na carta às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia (Apocalipse 2.7; 2.11; 2.17; 2.29; 3.6; 3.13; 3.22)

“Aquele que tem ouvidos, compreenda o que o Espírito revela às igrejas!”. 

O que é parábola?

Segundo o dicionário: é uma narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia.

Segundo estudiosos da Palavra: A expressão “parábola” vem do grego “paraboles” que significa “colocar coisas semelhantes, lado a lado, para estabelecer comparação, estudo e tirar ensinamento. É uma figura de linguagem em que uma verdade moral ou espiritual é ilustrada por uma analogia derivada de história da vida diária”.

Porque Parábolas?

Porque lhes fala por meio de parábolas? (Mateus 13.10; Marcos 4.10 e Lucas 8.9) Perguntou os discípulos.

As parábolas serviam de ensino e ministração das verdades mais intimas do Reino que estava sendo anunciado por Jesus. As parábolas “diziam pouco, mas falavam muito”.

Exemplos da época, tradições, ilustrações básicas e complexas, figuras de linguagens e grandes histórias: essas eram as bagagens de uma parábola.

Contudo, apenas aqueles que aceitavam o Reino de Deus como de fato é conseguiam entender os objetivos ensinados numa parábola, por exemplo, os discípulos. Com seus olhos espirituais abertos podiam contemplar a grandeza do ensino.

Ele disse a eles: “Porque a vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus” (Mateus 13.11, Marcos 4.11 e Lucas 8.10) Mistérios aqui quer dizer às revelações que somente os “consagrados a Jesus” alcançam.

A resposta de Jesus continua com a seguinte frase: “pois a quem tem, mais se lhe dará, e terá abundância” (Mateus 13.12). Quem aceita a Palavra de Deus, com humildade e reverência, entenderá e receberá mais bênçãos do Senhor.

E disse ainda: “Mas, ao que quase não tem até o que tem lhe será tirado” (Mateus 13.12): os que continuavam rejeitando os ensinamentos e as formas do Reino iriam permanecer com a cegueira espiritual não entendendo o que Jesus estava dizendo. “Por isso lhes falo por meio de parábola; porque, vendo não enxergam; e escutando, não ouvem, muito menos compreendem” (Mateus 13.13, Marcos 4.12 e Lucas 8.10).

Geralmente os fariseus e mestres da lei eram alvos de suas parábolas e faziam parte desse grupo.

Portanto, ai neles se cumpre a profecia de Isaías (Mateus 13.14-15):

Vai e dize a este povo: “Podeis ouvir constantemente, mas não haveis de compreender, poderia ver e continuar a ver sempre, contudo jamais percebereis! Embota o coração deste povo; torna esta gente incapaz de escutar os seus ouvidos e tapa lhes os olhos. Que essas pessoas não enxerguem com os olhos, não consiga ouvir mediante os ouvidos, e não possam entender com o coração, a fim de que não recebam a conversão e se tornem sãos” (Isaías 6.9-10).

As referências bíblicas

As referências bíblicas estão ordenadas da seguinte forma: Mateus 13.1-23, Marcos 4.1-20 e Lucas 8.1- 15. A narração de Lucas é a mais sucinta dentre os três, contudo o ensinamento principal é preservado pelos três evangelhos.

A organização das referências bíblicas – A parábola e a explicação.

Os três autores relatam em suas narrativas que nessa parábola, ao conta-la, Jesus também traz a explicação aos seus amados. Elas estão organizadas assim: 1) Mateus – A parábola em 13.1-3-9 e explicação em 13.18-23; 2) Marcos – A parábola em 4.3-9 e explicação em 4.14-20 e 3) Lucas – A parábola em 8.5-8 e explicação em 8.11-15.

Reflexão final

Pertencemos a qual dos quatros casos da parábola do semeador? Até hoje temos sido qual tipo de terra?

O desejo do meu coração é que eu e você sejamos a terra boa que, com bom coração e plena sinceridade e disposição, compreende e acolhe a Palavra fazendo que ela em nós dê frutos eternos e fartos em todas as instâncias do nosso viver.

Em qual grupo nos encaixamos?

Naquele que tem seus olhos abertos e entende a Palavra, contudo mais do que entender, vive a Palavra ou pertencemos ao grupo que, incrédulos e arrogantes, permanecemos sem saber o que a Palavra está dizendo por mais simples que seja a parábola ou o contexto?

Que tenhamos nossos olhos espirituais abertos e nosso coração sensível e disposto para viver da forma digna do evangelho.

Que a misericórdia Dele nos alcance e nos ajude!

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.