Início » Oração → Orações Poderosas » Oração na Madrugada

Oração na Madrugada

Em meados de 93 depois de Cristo o apóstolo João estava na Ilha de Patmos, hoje pertencente à Grécia, mas que na época pertencia ao Império Romano e era usada como um dos locais onde eram banidos os ofensores públicos e presos políticos.

O fato é que foi em Patmos que Jesus se apresentou à João na sua velhice e lhe mostrou os acontecimentos que estavam por vir desde então, os relatos encontram-se na carta Apocalipse, última na relação do Novo Testamento do cânon bíblico.

oração-na-madrugada

Dentre as visões que João pôde contemplar está o glorioso trono de Deus e ali estão todas as orações dos santos (os que nasceram de novo, os filhos de Deus, santificados em Jesus): “E assim que o recebeu, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos” – Apocalipse 5.8.

É precioso saber pela fé na Palavra que o que está diante do altar de Deus não são nossos sermões ou as obras das nossas mãos, mas sim as nossas orações!

Cada palavra proferida por um filho está diante do Pai e não se perde no tempo, as vezes podemos pensar que Ele não tem nos ouvido, porém a Palavra é clara ao dizer que cada palavra dita está diante Dele e mesmo que Ele não tenha respondido ainda ou mesmo que Ele na Sua soberana vontade não responda, tudo o que falamos está carinhosamente considerado por Ele.

Por isso um dia Leonard Ravenhill, escritor e evangelista, declarou: “A única preocupação do diabo é impedir os cristãos de alcançarem o território da oração. Satanás não teme estudos bíblicos separados da oração, labor cristão sem oração e vida religiosa distante da oração. Ele até ri da nossa labuta, zomba da nossa sabedoria, mas treme quando oramos”.

A Oração da Madrugada é mais Forte?

Há pode na oração, mas dizer que a oração da madrugada é mais forte podemos considerar como mito.

O Tiago vai declarar em sua carta no Novo Testamento: “A oração de uma pessoa justa (justificada por Jesus, nascida de novo, filho de Deus) é muito poderosa e eficaz” (5.16b), contudo bíblia não faz distinção de horário e muito menos classifica a força da oração segundo o momento do dia ou da noite que ela é feita.

O poder da oração está naquele que tem todo o poder, que recebe as orações e pode tudo realizar, bem como na sinceridade do filho que coloca toda a sua confiança em Deus.

Porque Orar de Madrugada?

Se há um beneficio em orar de madrugada não se dá pela oração em si, mas simplesmente pelo fato de que na madrugada geralmente a cidade dorme e o silêncio predomina, por isso a atenção é melhor valorizada para não se perder no meio das palavras, mas dizer que há algo mais do que isso não é teologicamente aceitável, pelo contrário, o apostolo Paulo dará uma orientação à igreja: “Orai constantemente” (1 Tessalonicenses 5.17), ou seja, a oração deve ser uma prática diária e sem formatações, por exemplo, só de madrugada ou numa outra faixa do dia, obviamente também respeitando o melhor horário de “parar” de cada um de nós.

O importante é orar!

Veja Também
Como aprender orar?
Oração de Agradecimento
Oração de Proteção

Como Orar?

Jesus nos ensinou dizendo: “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas, pois que apreciam orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem admirados pelos outros. Com toda a certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão.

Tu, porém, quando orares, vai para teu quarto e, após ter fechado a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto, te recompensará plenamente.

E, quando orardes, não useis de vãs repetições, como fazem os pagãos, pois imaginam que devido ao seu muito falar serão ouvidos” (Mateus 6.5-7).

Jesus não está se opondo as orações que fazemos no silêncio do nosso coração enquanto estamos dirigindo ou malhando, por exemplo.

Mas Jesus estava orientando sobre a importância do secreto, de parar tudo para falar com o Pai, pois é no secreto que nos refazemos e veja que Ele não está falando de horário, Ele está falando sobre essa posição de valorizar o que Ele mesmo sempre valorizou.

Um dos lugares “do secreto” de Jesus e muito frequentado por Ele era o monte das oliveiras (Lucas 22.39), ali por vezes Jesus orou enquanto esteve na terra.

Portanto, se Jesus valorizava a oração, valorize também, porque precisamos muitíssimo mais do que Ele precisava.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.