Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Histórias da Bíblia » Quem foi Lucas?

Quem foi Lucas?

O Lucas respondeu ao seu chamado missionário e tinha como profissão a medicina (trabalhava como cuidador de humanos e de “almas”) – “Lucas, o médico amado, e Demas vos cumprimentam carinhosamente”Colossenses 4.14, assim declarou o autor da carta aos Colossenses (1.1).

quem-foi-lucas

O Lucas também foi o autor responsável pelo terceiro evangelho de Jesus no Novo Testamento, bem como a quinta carta na ordem conhecida no cânon bíblico, Atos dos Apóstolos – “Eu, pessoalmente, investiguei tudo em minúcias, a partir da origem e decidi escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo Teófilo” – Lucas 1.3 e “Em meu primeiro livro, caro Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a realizar e a ensinar”Atos 1.1.

O Lucas foi grande amigo do apóstolo Paulo e seu companheiro de missão – “Imediatamente, após ter recebido a visão, preparamo-nos para partir rumo a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para pregar o Evangelho aos macedônios. Navegando de Trôade, seguimos em linha reta até Samotrácia, e no dia seguinte para Neápolis. De lá rumamos para Filipos, que é a cidade mais importante desse distrito da Macedônia e colônia romana. Nessa cidade ficamos vários dias”Atos 16.10-12.

Nessa mesma viagem eles tiveram um encontro com Lídia que acolheu a mensagem pregada e foi batizada (Atos 16.14-15), ela era da cidade de Tiatira, mesma cidade onde estava uma das sete igrejas que recebeu uma carta escrita pelo apóstolo João na revelação de Jesus, o Apocalipse (2.18-29).

O Lucas teve seu destino contrário ao de Demas, mencionado acima (Colossenses 4.14), pois este amou mais o mundo secular e abandonou o apóstolo Paulo (2º Timóteo 4.10).

O Lucas estava com o Paulo em Roma na época da prisão do apóstolo (Atos 28), quando a carta de Colossenses foi escrita, ou seja, em Roma, cerca de 60 anos depois do Senhor Jesus Cristo.

O Evangelho de Lucas…

O Irineu, um dos pais da igreja, por volta de 180 anos depois do Senhor Jesus Cristo, já citava em suas obras o Evangelho de Jesus Segundo escreveu Lucas. Nunca houve dúvidas de sua autoria. Detalhes médicos do nascimento e morte na cruz de Jesus só se encontram nesses registros, o que reafirma os detalhes da autoria.

O Lucas não foi testemunha ocular do ministério do Mestre, mas era um homem convertido a Deus e cheio do Espírito Santo.

Inspirado pelo Espírito, Lucas escreveu essa carta de vinte e quatro capítulos contando com outras obras e com relatos de testemunhas vivas –

“Tendo em vista que muitos já se empenharam em elaborar uma narrativa histórica sobre os eventos que se cumpriram entre nós, conforme nos transmitiram os que desde o principio foram testemunhas oculares dos fatos e servos dedicados à Palavra, eu, pessoalmente, investiguei tudo em minúcias, a partir da origem e decidi escrever-te um relato ordenado…” Lucas 1.1-3.

Entre os quatro evangelhos, segundo biblistas, o evangelho segundo escreveu Lucas é o mais detalhista, levando em conta também que o mesmo tinha por objetivo instruir Teófilo, um alto oficial do império romano desejoso de conhecer a verdade e quem tem por significado de nome “aquele que ama a Deus”, quanto a fiel e digna fé em Jesus – “E isso, para que tenhas plena certeza das verdades a ti foram ministradas” Lucas 1.4. Embora, destinado claramente a Teófilo, a obra se estendeu além das fronteiras, se inclina a todos os gentios, bem como a todos os habitantes da terra até hoje – até os confins.

Havia relatos falsos sobre o ensino e obra de Jesus que na época já estava invadindo a Roma e o evangelho de Jesus já estava arrastando multidões à conversão, portanto Teófilo, bem como Lucas, discípulo que era, tinham interesse em esclarecer e registrar as verdades imutáveis em “um documento histórico”.

O evangelho de Lucas foi publicado antes de Atos dos Apóstolos, foi escrito entre 59 e 64 anos depois do Senhor Jesus Cristo, muito provavelmente em Cesárea.

Veja Também

Lucas, autor de Atos dos Apóstolos…

O autor começa essa carta citando “Em meu primeiro livro, caro Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a realizar e a ensinar” (1.1), um claro indicativo de que Lucas é o autor. Essa ideia é bem aceita por todos os estudiosos no tempo.

Em versículos dessa carta, o autor Lucas, escreve na primeira pessoa do plural – nós – (por exemplo: 16.10 e 20.5) e isso sugere a certeza de que ele era um grande amigo do apóstolo Paulo, bem como participante/atuante na igreja daqueles dias.

Estudiosos afirmam que o Lucas foi responsável pela obra de discipulado e edificação da igreja em Filipos por cerca de seis anos e depois atuou acompanhando Paulo na evangelização de Roma. Durante o período do primeiro aprisionamento do apóstolo, Lucas escreveu essa carta, por volta de 63 anos depois do Senhor Jesus de Cristo, pois a carta de Atos não contém nenhuma informação sobre os fatos posteriores ao fim dos dois anos de prisão do apóstolo Paulo em Roma.

Atos dos Apóstolos possuí vinte e oito capítulos.

Conclusão…

O Lucas foi alguém responsável com a Palavra e buscou ser fiel aos relatos que tinha acesso, assim o Senhor espera de cada um de nós, seriedade com a Sua Palavra, bem como entrega total do nosso coração a quem de fato Ele É.

O Lucas respondeu ao seu chamado missionário e ainda nos nossos dias as nações clamam pela manifestação daqueles que levarão os remédios para as suas feridas. Todos aqueles que são filhos de Deus tem a resposta e a cura para o sofrimento da humanidade.

O Lucas não foi um discípulo no tempo de Jesus, mas foi um discípulo de Jesus. Ele continua buscando discípulos que querem se tornar parecido com Ele dia após dia – até que seja Dia Perfeito, o Grande Dia.

O Lucas era um ser humano comum assim como eu e como você, mas se tornou alguém usado nas mãos d’Aquele que é extraordinário.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana