Início » Histórias da Bíblia » História de Barrabás

História de Barrabás

O Barrabás tem a sua história brevemente contada como coadjuvante na sentença recebida por Jesus que o levou ao terrível castigo e morte de cruz.

A participação de Barrabás, contemporâneo de Jesus, na história da condenação de Cristo é contada no Novo Testamento bíblico pelos quatro evangelhos, a saber: Mateus, Marcos, Lucas e João.

História de Barrabás

Quem foi Barrabás?

O Barrabás foi um criminoso muito conhecido de todos no tempo de Jesus e que estava na prisão junto com outros rebeldes por haver cometido um assassinato durante uma rebelião (Marcos 15.7).

O Barrabás era membro dos zelotes, um grupo judaico revolucionário. Sob o governo dos prefeitos romanos, tumultos dos revolucionários no meio do povo eram frequentes, especialmente em grandes ajuntamentos ou festas nacionais.

O que significa Barrabás?

O nome Barrabás em aramaico significa “filho do pai / filho de Abba”.

O indulto de Páscoa

Por ocasião da festa da Pascoa, era costume do governador dar liberdade a um prisioneiro por aclamação popular e é nesse momento que o Barrabás aparece.

O Barrabás estava preso e ao ser colocado ao lado de Jesus, foi escolhido pelo povo para ser solto e Jesus ser entregue a morte. O povo estava escolhendo um culpado para ser livre e um inocente para ser condenado. Contudo nós sabemos que era necessário cumprir o plano do Eterno, plano de salvação.

Jesus e Barrabás

Após ser interrogado, Jesus foi colocado diante da multidão ao lado de Barrabás e o governador Pilatos perguntou: “A quem desejais que eu vos solte Barrabás ou a este Jesus, que é chamado o Messias?” (Mateus 27.17).

Os chefes dos sacerdotes e os anciãos estavam junto ao povo influenciando-os a exigir a liberdade de Barrabás e a execução de Jesus.

Enquanto Pilatos dizia: “Qual dos dois homens queres que eu deixe livre?”, a multidão respondia: “Barrabás” (Mateus 27.21). Pedindo ainda a crucificação de Jesus, mesmo não existindo nada digno de morte realizado por Ele (Lucas 23.15).

Diante desses fatos, Pilatos percebeu que não conseguiria demover o povo, mas, ao contrário, um principio de tumulto já era visível, então ordenou que lhe trouxessem água, lavou as mãos diante da multidão e exclamou: “Estou inocente do sangue desse homem justo. Está é uma questão vossa” (Mateus 27.24).

E assim, Pilatos soltou a Barrabás e mandou que Jesus fosse flagelado e o entregou para ser crucificado.

Seu nome era Jesus ou Barrabás?

Em algumas Versões bíblicas, no evangelho segundo escreveu Mateus, no capítulo vinte e sete versículo dezesseis, Barrabás é apresentado com o mesmo nome de Jesus: Jesus Barrabás. Contudo não há detalhes do “porque” dessa diferença da maioria das traduções e nem a confirmação de que esse era o seu verdadeiro nome.

Todavia, não deixa de ser um fato curioso ainda ao ser somado com o significado do seu nome: “filho do pai”. Jesus, o Filho de Deus, o Pai, foi condenado por amor, sendo inocente. Morreu para salvar. Barrabás, o filho de um pai pecador, foi livre da condenação pelo ódio do povo contra Jesus. Um dia matou para se salvar, por isso estava preso.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.