Início » Estudo Bíblico » Estudo Sobre o Vale de Ossos Secos

Estudo Sobre o Vale de Ossos Secos

O Antigo Testamento do cânon bíblico, especialmente nos livros dos profetas, carregam muitas visões dadas pelo Eterno para os seus servos para lhes mostrar o que estava por acontecer, bem como Suas próprias intervenções.

Hoje nós olharemos para uma das visões mais conhecidas dos relatos bíblicos que é a de Ezequiel trinta e sete.

vale-de-ossos-secos

Ezequiel 37

O livro de Ezequiel relata no capítulo de número trinta e sete que num determinado momento, mediante o poder do Espírito Santo, o profeta foi conduzido até o meio de um vale onde a terra estava coberta de ossos secos e ali ações sobrenaturais da parte do Eterno aconteceram como respostas ao seu povo.

Estudo sobre Ezequiel 37

Essa visão deve ser analisada com base nesse versículo do próprio livro de Ezequiel: “Eis que depositarei o meu Espírito no interior de cada pessoa e vos capacitarei para agires de acordo com as minhas leis e princípios; e assim obedecereis fielmente aos meus mandamentos” (Ezequiel 36.27), pois essa é a principal promessa para o povo de Deus, seja judeus e gentios. O Espírito habitando no crente em Jesus.

Ao olhar para a visão de Ezequiel trinta e sete vemos que no tempo tudo se cumpriu, na interpretação da visão. Inclusive vemos a mais preciosa promessa se cumprindo, de fato, especificamente a partir da igreja primitiva, após ascensão de Cristo, no Novo Testamento quando o Espírito foi enviado sobre o povo de Deus (todos os cristãos).

O Vale de Ossos Secos

Naquele momento, “na visão”, Ezequiel observava e constatava que era imenso o número de ossos no vale e que todos estavam mirrados e ressequidos.

O Senhor perguntou a Ezequiel se ele acreditava que aqueles ossos poderiam ter vida de novo e o profeta respondeu que “só o Senhor sabia dessa possibilidade” (Ezequiel 37.3).

E o Senhor disse ao profeta: “Profetiza, pois, sobre estes ossos e ordena-lhes: Ossos secos, ouvi a Palavra do Senhor! Assim declara o Eterno e Soberano Deus, a estes ossos: Farei entrar em vós o fôlego da vida, e revivereis. Eis que criarei tendões e músculos, farei surgir carne, e estenderei pele sobre todos vós. Porei a respiração dentro de cada pessoa e os farei viver novamente. Então entendereis que Eu Sou Yahweh, o Senhor” (Ezequiel 37.4-6).

E a Palavra de Deus nos conta que o profeta profetizou conforme lhe fora ordenado e enquanto ele assim o fazia, ouviu no vale um barulho estranho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso. Os ossos estavam sendo cobertos de tendões e de carne, e em seguida, pele os cobria, todavia eram corpos sem espíritos, pois não havia fôlego de vida neles.

Então o Senhor mandou que agora o Ezequiel profetizasse ao espírito, que aqueles ossos remontados recebessem o sopro de vida: “Ó espírito, vem dos quatro ventos e assopra sobre estes mortos para que vivam” (Ezequiel 37.9).

O Ezequiel fez como lhe fora ordenado e profetizou e, no mesmo instante, o fôlego de vida entrou nos corpos e eles ganharam vida e se colocaram em pé. E havia tanta gente reunida ali que dava para formar um exército sem medida.

Estudo Explicando o Vale de Ossos Secos

Os ossos representavam a Casa de Israel, o povo de Deus, pois eles costumavam murmurar dizendo: “Nossos ossos secaram e a nossa esperança mirrou, estamos aniquilados” (Ezequiel 37.11). O povo vivia um tempo de extrema “morte espiritual e emocional”, no contexto histórico acredita-se que nesse período o povo judeu estava nas mãos dos babilônicos e Jerusalém estava destruída.

Mas nesse caos, o Senhor não esquece dos seus e do céu o Senhor estava dizendo: “Meu amado povo, eis que abrirei as vossas sepulturas! E no dia em que Eu vos libertar do lugar morte e vos fizer sair, compreendereis que Eu Sou o Senhor, o Senhor Deus, ó povo meu. E derramarei dentro de cada um o meu Espírito” (Ezequiel 37.12-14). O povo voltaria para a sua terra e todos seriam restaurados, bem como a sorte seria mudada e no tempo o Espírito viria sobremaneira sobre os crentes em Jesus. Quando é Deus quem promete, a certeza de cumprimento é certa.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.