Início » Estudo Bíblico » Estudo sobre a Pesca Maravilhosa

Estudo sobre a Pesca Maravilhosa

Veja abaixo o conteúdo completo com estudo sobre a pesca maravilhosa, envolvendo Pedro, André, Tiago e João.

O evangelho de Jesus segundo escreveu Lucas registra dessa forma a passagem da “pesca maravilhosa”: “E aconteceu que, num determinado dia, Jesus estava próximo ao lago de Genesaré, e uma multidão o espremia de todos os lados para ouvir a Palavra de Deus. Ele observou junto à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que havendo desembarco, cuidavam de lavar suas redes.

Então, entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e lhe solicitou que o afastasse um pouco da praia. E, assentando-se, do barco ensinava o povo. Assim que acabou de ministrar, dirigiu-se a Simão e aos demais, e lhes pediu: Ide para onde as águas são mais profundas e lançai as vossas redes para a pesca! Ao que lhe replicou Simão: Mestre, tendo trabalhado durante a noite toda, não pegamos nada. Todavia, confiando em tua Palavra, lançarei as redes.

Assim procederam e pegaram enorme quantidade de peixes, tanto que as redes começaram a se romper. Por esse motivo acenaram aos seus amigos no outro barco, para que viessem ajuda-los. Eles chegaram e lotaram ambos os barcos, a ponto de começarem a afundar. Diante do tamanho evento, Simão se prostrou aos pés de Jesus e declarou: Afasta de mim, Senhor, pois sou homem pecador! Porquanto, ele e seus companheiros estavam maravilhados com a pesca que haviam realizado, assim como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão. Todavia, Jesus revela a Simão: Não tenhas medo, a partir deste momento tu serás pescador de vidas humanas. Então, eles arrastaram seus barcos para a praia, renunciaram a todas as coisas e seguiram a Jesus” – Lucas 5.1-11.

a-pesca-maravilhosa

Estudo bíblico sobre a Pesca Maravilhosa

Estudos apontam que esse trecho bíblico relata a chamada para seguir Jesus no discipulado para Pedro e André, bem como para Tiago e João.

Os quatro evangelhos que iniciam o Novo Testamento do cânon bíblico registram esse fato e as referências são essas: Mateus 4.18-22, Marcos 1.16-20 e João 1.35.42.

Contudo, apenas Lucas é detalhista ao repartir sobre a pesca dos peixes, nos demais há o destaque para a chamada dos quatro e na maioria a referência de “pescadores de vidas humanas”, fazendo, portanto, conotação espiritual.

Possivelmente isso se dá pelo fato de Lucas ter baseado a sua obra numa investigação minuciosa, sob encomenda, formando um relato ordenado dos fatos para que houvesse plena certeza das verdades que estavam sendo ministradas à época (Lucas 1.1-4).

 A pesca Maravilhosa

Jesus estava próximo ao lado de Genesaré. Esse lago ficava a 220 metros do nível do mar e media 21 km de comprimento por 12 km de largura. Ele viu os barcos e entrou no barco de Pedro.

O barco de Pedro foi posicionado, um pouco afastado da praia, de forma estratégica para que Jesus pudesse ser visto e ouvido pela multidão que o seguia. Além disso, era costume judaico que o mestre ao ensinar, deveria fazê-lo sentado, assim como os ouvintes para que a comunicação se desse de maneira confortável.

Pedro e a Pesca

Acabando de ministrar ao povo, Jesus dirigiu a Pedro e aos demais e pediu que eles lançassem as redes e Pedro lhe disse que durante toda a noite não conseguiram pescar nada, mas porque Ele estava mandando, assim seria feito, chamando-o de mestre.

A palavra “mestre”, em grego transliterado: epistata, que só aparece em Lucas, significa “aquele que tem o direito de mandar”. Eles decidiram obedecer, mesmo com todas as chances de dar errado, pois já era dia e não era o melhor momento para pesca, mas porque Jesus mandou assim o fizeram. Muitos acreditam que aqueles homens tiveram fé, pois numa certa medida eles já sabiam quem era Jesus. Outros acreditam que eles assim o fizeram para colocar Jesus e a sua palavra à prova, pois Ele foi alertado de alguma forma do insucesso da noite passada. O fato é que eles pegaram uma enorme quantidade de peixe, tanto que as redes começaram a se romper e precisaram de ajuda.

O Reconhecimento de Pedro

Diante do evento, o Pedro prostrou-se aos pés de Jesus e declarou: “Afasta-te de mim, Senhor, pois sou um homem pecador” (Lucas 5.8). Nesse momento, entrelinhas, Pedro está reconhecendo e declarando que Jesus é Deus, o Grande Eu Sou. Esse episódio nos faz lembrar quando o profeta Isaías contemplou o trono do Senhor e de maneira maravilhosa reconheceu quem estava diante Dele, bem como quem ele era (Isaías 6.1-8), pois é impossível para qualquer ser humano estar diante Dele e não ser impactado e confrontado com a sua santidade.

Mas Jesus, a semelhança de Isaías, o chamou, bem como os seus amigos, para serem seus seguidores, pois Ele o faria “pescador de vidas humanas”, replicando indiretamente o que Isaías também ouviu do trono: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” (Isaías 1.8).  E Lucas conta que, também a semelhança de Isaías, eles renunciaram o que era necessário e seguiram a Jesus.

Assim, Ele não mudou e hoje continua chamando pessoas para segui-lo nos termos da Palavra. Qual será a sua resposta?! Quem caminha com Ele vive milagres similares ou ainda maiores do que a “pesca maravilhosa”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.