Início » Perguntas » Deus Existe?

Deus Existe?

A palavra que norteia a nossa fé e é a base do nosso caminho é a Bíblia, portanto para responder a questão acima nós olharemos para ela e nela encontraremos as respostas que precisamos.

deus-existe

Quem criou Deus

O primeiro versículo da Bíblia declara: “No principio, Deus criou os céus e a terra” (Gênesis 1.1).

No mesmo capítulo vemos a manifestação da presença da trindade: Pai, Filho e o Espírito Santo.

A figura de Deus aparece no primeiro versículo. Em seguida vemos existência do Espírito Santo de Deus:

“A terra, entretanto, era sem forma e vazia. A escuridão cobria o mar que envolvia toda a terra, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gênesis 1.2).

Vemos também no primeiro capítulo bíblico todas as coisas sendo criadas por intermédio de Jesus, confirmada mais tarde por João, o apostolo:

No principio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele, a Palavra, estava no principio com Deus. Todas as coisas foram feitas através dele, e, sem Ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, mas as trevas não a venceram. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João (Batista). Ele veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. João não era a luz, mas foi enviado para testemunhar da luz. A Palavra é a luz verdadeira que, vinda ao mundo, ilumina a toda a humanidade. Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito através dele, mas o mundo não o reconheceu. Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que creem no seu Nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade” (João 1.1-14).

Portanto, quem criou Deus? Deus não foi criado, Deus é o criador de todas as coisas (entenda-se a expressão exata da trindade quando referimo-nos a Deus: O Pai, o Filho e o Espírito Santo). Deus é o Eterno, sendo assim, Ele sempre existiu e cremos nessa verdade. Não há um ponto de partida e um ponto de chegada para quem é Eterno.

O apostolo João no livro da revelação, o Apocalipse, faz as seguintes afirmações: “Eu Sou o Alfa e o Ômega, declara o Senhor Deus, Aquele que é, que era e o que há de vir, o Todo Poderoso” (1.8). Precisamos entender que Ele simplesmente É tudo em tudo.

Quem é Deus

Ele é o Eterno, o Deus Trino, um em três, três em um. Isso é loucura pra você? – “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão sendo destruídos, porem para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus” (1ª Coríntios 1.18).

Vemos no evangelho a manifestação da trindade num mesmo cenário: “Então Jesus veio da Galileia ao Jordão para ser batizado por João. Mas João se recusava, justificando: ‘Sou eu quem precisa ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, entretanto, declarou: Deixe assim, por enquanto, pois assim convém que façamos, para cumprir toda a justiça. E João concordou. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele. Em seguida, uma voz dos céus dizendo: Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado” (Mateus 3.13-17).

Ele é eternamente existente, criador e sustentador do universo. Sua natureza é santa (Levítico 19.2; Isaías 5.16).

O Pai é revelado através do Filho. A segunda pessoa da santíssima trindade é Jesus Cristo. Ele é eternamente um com o Pai (João 17.21), encarnou pelo Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria (Lucas 1.26-57), mantendo assim duas naturezas perfeitas e completas.

Jesus morreu pelos pecados da humanidade (João 19.17-30; Atos 2.23; Romanos 8.3) e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos e tomou de novo o Seu corpo juntamente com tudo o que pertence a perfeição da natureza humana e com isso subiu ao céu onde está assentado à direita do Pai e intercede por nós (João 20.1-30; Romanos 8.34).

A terceira pessoa da santíssima trindade é o Espírito Santo, Ele está sempre presente e operando dentro da igreja, bem como, com ela Ele está convencendo o mundo do pecado, regenerando aqueles que se arrependem e creem, santificando os crentes e conduzindo em toda a verdade tal como está em Jesus (Atos 2.33; 1ª Tessalonicenses 4.7-8; 2ª Tessalonicenses 2.13; 1ª Pedro 1.2).

Jesus Cristo ainda um dia virá para buscar os que receberam o evangelho e viveram nele para que juntos vivam eternamente e sejam livres da condenação do inferno (1ª Tessalonicenses 4.14-17,  Apocalipse 20.11-15).

O Criador segundo o Salmista

Deus é aquele que nos sonda e nos conhece como ninguém. Deus é aquele que sustenta todos os nossos momentos. Deus está a par de todos os meus intentos. Deus conhece as palavras que serão proferidas por nossa boca, antes mesmo delas virem a ser pensadas.

Deus está por todos os lados e nos conhece completamente. Deus nos observa em todo o canto, seja no mais alto céu ou na profundeza da sepultura. Deus é aquele que nos formou no intimo do nosso ser e teceste no ventre de nossa mãe, nossos ossos não eram encobertos à Ele, quando fomos formados ocultamente e tecido nas profundezas da terra. Seus olhos viram e nos formaram, no livro d’Ele foram registrados todos os nossos dias, prefixados antes mesmo que um só deles existisse – Salmo 139. 1-16.

Ele ainda declara:

“Ó Deus, como são complexos e preciosos para mim os teus pensamentos, quão vastos e profundos os teus conhecimentos. Se eu os pudesse somar, seriam mais que os grãos de areia. Se os contasse, levaria toda a eternidade e ainda haveria o que contar” (Salmo 139.17-18).

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.