Início » Perguntas » Deus Existe?

Deus Existe?

A palavra que norteia a nossa fé e é a base do nosso caminho é a Bíblia, portanto para responder a questão acima nós olharemos para ela e nela encontraremos as respostas que precisamos.

deus-existe

Quem criou Deus

O primeiro versículo da Bíblia declara: “No principio, Deus criou os céus e a terra” (Gênesis 1.1).

No mesmo capítulo vemos a manifestação da presença da trindade: Pai, Filho e o Espírito Santo.

A figura de Deus aparece no primeiro versículo. Em seguida vemos existência do Espírito Santo de Deus:

“A terra, entretanto, era sem forma e vazia. A escuridão cobria o mar que envolvia toda a terra, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gênesis 1.2).

Vemos também no primeiro capítulo bíblico todas as coisas sendo criadas por intermédio de Jesus, confirmada mais tarde por João, o apostolo:

No principio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele, a Palavra, estava no principio com Deus. Todas as coisas foram feitas através dele, e, sem Ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, mas as trevas não a venceram. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João (Batista). Ele veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. João não era a luz, mas foi enviado para testemunhar da luz. A Palavra é a luz verdadeira que, vinda ao mundo, ilumina a toda a humanidade. Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito através dele, mas o mundo não o reconheceu. Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que creem no seu Nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade” (João 1.1-14).

Portanto, quem criou Deus? Deus não foi criado, Deus é o criador de todas as coisas (entenda-se a expressão exata da trindade quando referimo-nos a Deus: O Pai, o Filho e o Espírito Santo). Deus é o Eterno, sendo assim, Ele sempre existiu e cremos nessa verdade. Não há um ponto de partida e um ponto de chegada para quem é Eterno.

O apostolo João no livro da revelação, o Apocalipse, faz as seguintes afirmações: “Eu Sou o Alfa e o Ômega, declara o Senhor Deus, Aquele que é, que era e o que há de vir, o Todo Poderoso” (1.8). Precisamos entender que Ele simplesmente É tudo em tudo.

Quem é Deus

Ele é o Eterno, o Deus Trino, um em três, três em um. Isso é loucura pra você? – “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão sendo destruídos, porem para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus” (1ª Coríntios 1.18).

Vemos no evangelho a manifestação da trindade num mesmo cenário: “Então Jesus veio da Galileia ao Jordão para ser batizado por João. Mas João se recusava, justificando: ‘Sou eu quem precisa ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, entretanto, declarou: Deixe assim, por enquanto, pois assim convém que façamos, para cumprir toda a justiça. E João concordou. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele. Em seguida, uma voz dos céus dizendo: Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado” (Mateus 3.13-17).

Ele é eternamente existente, criador e sustentador do universo. Sua natureza é santa (Levítico 19.2; Isaías 5.16).

O Pai é revelado através do Filho. A segunda pessoa da santíssima trindade é Jesus Cristo. Ele é eternamente um com o Pai (João 17.21), encarnou pelo Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria (Lucas 1.26-57), mantendo assim duas naturezas perfeitas e completas.

Jesus morreu pelos pecados da humanidade (João 19.17-30; Atos 2.23; Romanos 8.3) e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos e tomou de novo o Seu corpo juntamente com tudo o que pertence a perfeição da natureza humana e com isso subiu ao céu onde está assentado à direita do Pai e intercede por nós (João 20.1-30; Romanos 8.34).

A terceira pessoa da santíssima trindade é o Espírito Santo, Ele está sempre presente e operando dentro da igreja, bem como, com ela Ele está convencendo o mundo do pecado, regenerando aqueles que se arrependem e creem, santificando os crentes e conduzindo em toda a verdade tal como está em Jesus (Atos 2.33; 1ª Tessalonicenses 4.7-8; 2ª Tessalonicenses 2.13; 1ª Pedro 1.2).

Jesus Cristo ainda um dia virá para buscar os que receberam o evangelho e viveram nele para que juntos vivam eternamente e sejam livres da condenação do inferno (1ª Tessalonicenses 4.14-17,  Apocalipse 20.11-15).

O Criador segundo o Salmista

Deus é aquele que nos sonda e nos conhece como ninguém. Deus é aquele que sustenta todos os nossos momentos. Deus está a par de todos os meus intentos. Deus conhece as palavras que serão proferidas por nossa boca, antes mesmo delas virem a ser pensadas.

Deus está por todos os lados e nos conhece completamente. Deus nos observa em todo o canto, seja no mais alto céu ou na profundeza da sepultura. Deus é aquele que nos formou no intimo do nosso ser e teceste no ventre de nossa mãe, nossos ossos não eram encobertos à Ele, quando fomos formados ocultamente e tecido nas profundezas da terra. Seus olhos viram e nos formaram, no livro d’Ele foram registrados todos os nossos dias, prefixados antes mesmo que um só deles existisse – Salmo 139. 1-16.

Ele ainda declara:

“Ó Deus, como são complexos e preciosos para mim os teus pensamentos, quão vastos e profundos os teus conhecimentos. Se eu os pudesse somar, seriam mais que os grãos de areia. Se os contasse, levaria toda a eternidade e ainda haveria o que contar” (Salmo 139.17-18).

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais