Início » Significados Bíblicos » Significado de Arvore da Vida

Significado de Arvore da Vida

Olharemos para a expressão “árvore da vida” totalmente no seu contexto bíblico. A expressão “árvore da vida” aparece em apenas três livros das Sagradas Escrituras e sem grandes ênfases em detalhes.

Curiosamente o termo aparece no primeiro livro do Antigo Testamento e na última carta do Novo Testamento – Gênesis e Apocalipse, bem como em Provérbios em apenas um versículo.

arvore-da-vida

A árvore da vida…

O autor ao Gênesis declara: “O Senhor Deus fez nascer do solo toda espécie de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio desse jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal” (2.9).

A criação estava plantada no Éden e nenhum de nós poderá dimensionar qual é o tamanho desse privilégio. O ser humano foi criado, sem sombra de dúvidas, para ter relacionamento com Deus e ali estavam eles com o privilégio vivendo essa realidade.

O homem, Adão, e a mulher, Eva, tinham de Deus a permissão de alimentar-se de todas as árvores do Éden, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois se dela eles comecem os “olhos desses seriam abertos” e a desobediência traria sérios resultados.

Nesse contexto apareceu o Satanás com suas artimanhas de manipulação de mente e seduzindo o casal fez com que eles comecem do fruto proibido, portanto ambos caíram em desobediência e pecado, os olhos foram abertos e o bem e o mal estavam sendo um com eles.

Nesse momento o plano de redenção começou a ser executado, Deus criou o ser humano para se relacionar com Ele e seus planos nunca se frustraram ou frustrarão, então a alternativa ser expulsá-lo do jardim por amor, pois Ele não poderia permitir que Adão e Eva comessem do fruto da árvore da vida.

A árvore da vida é uma árvore sagrada, símbolo da ideia da eternidade e do plano do Eterno se criar seres eternos, portanto se ambos comecem do fruto da árvore da vida, eles ficariam na condição que estavam para sempre, ou seja, pecadores independentes de Deus, por isso Ele declarou:

Eis que agora o ser humano tornou-se como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não devemos permitir que ele também estenda a sua mão e tome do fruto da árvore da vida e comendo-o possa viver para sempre (3.22).

Assim Deus baniu Adão e Eva e no lado leste do jardim do Éden estabeleceu seus querubins e uma espada flamejante que se movia em todas as direções, evitando assim que alguém tivesse acesso  à árvore da vida (3.24).

Arvore da Vida uma Figura Espiritual

Porém, a árvore da vida é uma figura espiritual existente e não deixou de ser por causa do homem. A árvore da vida aparecerá de forma forte novamente na revelação de Jesus à João e ali fica claro que todos os salvos e remidos pelo sangue de Jesus um dia terão acesso à árvore, como Deus sempre desejou e assim, uma vez salvos e glorificados, permanecerão para sempre nessa condição.

No Apocalipse, ao escrever para a igreja em Éfeso, a expressão “árvore da vida” aparece como recompensa para a igreja fiel até o fim:

Quem tem ouvidos, compreenda o que o Espírito declara às igrejas: Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus (2.7).

Sendo assim, comer dessa árvore significa participar da plenitude da vida eterna porque, reafirmando, Deus nos fez para sermos eternos, para viver à eternidade e agora é possível participar da plenitude do céu pela graça da salvação.

A árvore da vida hoje oculta para a humanidade caída, será novamente revelada para os salvos em Jesus com acesso irrestrito como foi no inicio:

E que passa no meio da rua principal da cidade. De uma e outra margem do rio estava a árvore da vida, que produz doze frutos, de mês em mês, e as folhas da árvore servem pra a cura das nações (22.2).

Seus frutos aqui representando a generosidade de Deus em graça e o transbordante poder que emana da salvação conquistada a todos os que creem pela .

Mais do que felizes são aqueles que permanecem fieis e que recebem de Deus o direito ao acesso dessa árvore, afirma o João:

Bem aventurados todos os que levam as suas roupas no sangue do Cordeiro, e assim ganham o direito à árvore da vida, e podem adentrar na Cidade através de seus portais (22.14).

Mas fica uma advertência na mesma carta: Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na Cidade Santa, que são descritas no livro (22.19).

Sendo assim, todo aquele que por Jesus for justificado, por seu sacrifício vicário, pela sua pessoal profissão de fé, terá acesso a arvore da vida: O fruto de justiça é árvore da vida, e toda pessoa que conquista almas é sábio (Provérbios 11.30).

Deus abençoe.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.