Início » Estudo Bíblico » A Mulher do Fluxo de Sangue

A Mulher do Fluxo de Sangue

Dos quatro evangelhos que iniciam o Novo Testamento do cânon bíblico, três deles contam a história dessa mulher que nós não sabemos o nome, mas que sofria por muitos anos de uma hemorragia e que foi curada por Jesus.

a-mulher-do-fluxo-de-sangue

Mulher do fluxo de sangue Versículo

As referências da história dessa mulher são essas: Mateus 9.20-22, Marcos 5.25-34 e Lucas 8.43.48. Abaixo a narrativa feita por Marcos.

“E estava ali certa mulher que, havia doze anos, vinha padecendo de hemorragia. Ela já tinha sofrido demasiado sob os cuidados de vários médicos e gastara tudo o que possuía; porém, em vez de melhorar, ia de mal a pior. Tendo ouvido falar a respeito de Jesus, passou pelo aglomerado de pessoas e conseguiu tocar em seu manto. Pois dizia consigo mesma: ‘Se eu puder ao menos tocar as suas vestes, ficarei curada’. E, naquele instante, se lhe estancou a hemorragia, e a mulher sentiu em seu corpo que estava liberta do seu sofrimento. No mesmo momento, ao sentir que do seu interior fora liberado poder, Jesus virando-se em meio à multidão, inquiriu: ‘Quem tocou em meu manto?’. Ao que seus discípulos alegaram-lhe:    Vês a multidão que te comprime de todos os lados e perguntas: Quem me tocou?’. No entanto, Jesus continuou olhando ao seu redor, esperando ver quem havia feito aquilo. Então, a mulher, assustada e trêmula, sabendo o que lhe havia sucedido, aproximou-se e prostrando-se aos seus pés declarou-lhe toda a verdade. E Jesus afirmou-lhe: ‘Minha filha, a tu fé te salvou! Vai-te em paz e estejas liberta do teu sofrimento’ – 5.25.34.

Estudo sobre A Mulher do Fluxo de Sangue

Jesus estava “em missão”, poucos minutos antes um homem chamado Jairo havia inquerido que Jesus fosse até a sua casa, pois sua filha doente estava correndo risco de vida. Jesus concordou e estava acompanhando-o ao lado dos seus discípulos e de toda a multidão que o acompanhava, neste contexto mais um sinal e maravilha acontece.

Fluxo de Sangue

Essa mulher estava a doze anos sofrendo de uma terrível hemorragia, os médicos da época e todo o seu investimento não fora o suficiente para proporcionar um tratamento que alcance a solução de vez do seu mal.

Ela estava na miséria, mas além do sofrimento físico, aquela mulher era considerada impura pela sociedade da época, portanto seu sofrimento também andava no campo emocional. Pela lei, qualquer pessoa que se aproximasse dela seria considerada impura (Levítico 15.25.33), sendo assim era um ser humano desprezado experimentando a solidão e a rejeição das pessoas.

Contudo, ouvindo falar a respeito de Jesus, aquela mulher já sem esperança encontrou na a força que precisava para vencer as barreiras do preconceito imposto e encontrar n’Ele o que tanto estava buscando.

A cura da Mulher do Fluxo de Sangue

Ela tinha certeza que Jesus não precisava proferir sequer uma palavra, mas que ao menos um toque em suas vestes, o Mateus irá dizer “na orla” do seu manto (9.20), ela seria curada. E isso de fato aconteceu, no meio da multidão, ela conseguiu tocar e no mesmo instante a sua hemorragia estancou.

Jesus sentiu que d’Ele havia saído um poder sobrenatural e perguntou “quem” o tocará. Estudiosos dos termos gregos afirmam que a palavra usada por Jesus nessa ocasião estava no feminino, pois Ele sabia “quem” havia lhe tocado, contudo desejava que aquela mulher testemunhasse e solidificasse sua fé em Deus. Os “milagres” daqueles dias serviam para que todos cressem que Jesus era verdadeiramente Deus, na pessoa do Filho.

Os discípulos questionaram e Lucas afirma que o comandante da pergunta foi Pedro (8.45), eles disseram que não havia como saber quem havia lhe tocado, pois eram muitos ali, mas Jesus tinha a certeza que algo “a mais havia acontecido”.

Aquela mulher, sabendo o que havia acontecido e que muito tinha sido agraciada por Jesus, se manifestou, todos viram o milagre e Jesus que conhecia o coração dela lhe concedeu o perdão e a salvação, o maior milagre que pode existir.

Ele faz Milagres

Não há absolutamente nada que seja impossível para Deus (Lucas 1.37). Que essa história gere fé no seu coração para saber que em Jesus sempre há esperança, independente do tempo e das circunstâncias.

Ele é o mesmo ontem, hoje e será para sempre (Hebreus 13.8), da mesma maneira como Ele fez no passado, Ele faz no presente e pode fazer no futuro.
Creia no seu amor, poder e soberana vontade de abençoar os seus filhos, pois ninguém é dispensado da Sua presença sem ser profundamente marcado.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.