Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Significados Bíblicos » O que Significa Fornicação?

O que Significa Fornicação?

A palavra fornicação aparece muitas vezes dentro do Novo Testamento e em especial nas cartas em que o Apostolo Paulo orientava as comunidades dos perigos desta pratica no mundo helênico, mas afinal o que significa fornicação?

Mesmo para mim que cresci na igreja escutar a palavra fornicação ou mesmo chamar alguém fornicador era muito estranho, pois não fazia parte do linguajar diário a linguagem popular como a conhecemos têm outros termos para expressar este estado de vida.

o-que-significa-fornicacao

Significado de Fornicação

Falando em poucas palavras a definição de fornicador ou a pessoa que pratica fornicação é uma pessoa que tem a vida sexual fora do matrimonio, isso por que o único fato que consegue legalizar a relação sexual entre homens e mulheres esta no casamento fora dele a relação sexual tem estado pecaminoso diante de Deus e dos homens.

Podemos usar os termos para poder entender melhor o significado de fornicação como mancebia, amigação, concubinato ou mesmo a conhecida “amizade colorida” situações esta que não legalizam as relações sexuais dos fornicadores.

Mesmo o casamento religioso não da a prerrogativa do casamento civil, isto por que possui leis especifica que não são as leis do código civil.

Conhecemos bem o que é a pratica do sexo fora do casamento o que chamamos de amante e isso é independente da situação civil seja desquitado, divorciado, solteiro, separado e irregular sendo que a bíblia condena esta pratica do sexo antes do casamento ou mesmo fora dele.

Quem esta praticando sexo nestas condições é um fornicador ou amante.

Vamos relatar alguns textos bíblicos para podermos ilustrar

Em Efésios 5,5 diz assim.

Pois é bom que saibas que nenhum fornicário, impuro ou avarento – que é idolatra tem e herança do reino de Deus”.

Em Gálatas 5,19 diz assim.

“Ora as obras da carne são manifestas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, rixas, ciúmes, ira, discussões, discórdia, divisões, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos previno, como já vos preveni: os que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus.

O Apostolo Paulo da a entender que o significado de fornicação é igual a morte eterna sem nenhum direito a entrar no reino de Deus pois ser um pecado carne que leva a morte espiritual.

A Fornicação é mesmo Pecado?

Se existe alguma duvida se a fornicação é pecado a bíblia ainda avisa a fugir deste estado de imoralidade sexual, os nossos corpos são como coisas maravilhosas criadas pelo próprio Deus e que devemos nos manter puros.

O corpo do crente é um templo de Deus isso por que o Espirito Santo mora dentro de nós e a fornicação e como um insulto contra o próprio Deus.

A fornicação tem consequências para que a pratica, além e causar muitos problemas espirituais afetando o corpo e os sentimentos.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Cadastre-se e Receba


3 Aulas Gratuitas para aprender Hebraico bíblico e Cultura judaica