Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Significados Bíblicos » Significado de Temperança

Significado de Temperança

Temperança é a qualidade ou virtude de quem é moderado, comedido e equilibrado.

A temperança está ligada ao amor e expressões na forma de ser e existir: “porque o amor não se porta de maneira inconveniente” (1ª Coríntios 13.5), característica de quem é moderado; tão pouco é possível desassociar das virtudes do “Fruto do Espírito” descrita pelo apostolo Paulo aos Gálatas: “o fruto do Espírito e: ‘domínio próprio” (5.22-23), característica de quem é equilibrado.

significado-de-temperança

O que Significa Temperança?

Na pratica o termo “temperança” está associado ao caráter de um individuo na sua forma de funcionar – ação e reação.

A temperança – moderação e equilíbrio – está relacionada à autoridade sobre os desejos. É uma pessoa que não vive de forma desregrada, pelo contrário, sua vida está pautada no equilíbrio em seus pensamentos, em suas falas, em seus relacionamentos, em seus desejos pessoais, em seus negócios e assim por diante.

Uma pessoa com temperança sabe conter-se quando necessário, progredir ou regredir quando o contexto pede.

Temperança na vida de um Cristão

Como cristãos, uma pessoa com temperança, não é alguém que é vencido pelo pecado, em todas as suas formas, pelo contrário, no poder do Espírito vence o pecado, pois sabe que só é realmente livre uma pessoa que “consegue se controlar” e não é controlado unicamente por suas emoções momentâneas: quantas vezes você, querido leitor, não parou para pensar que se você tivesse esperado um pouco não falaria o que falou e não agiria da forma que agiu?

Uma pessoa com temperança é sensível para entender o momento certo para posicionar-se, sendo assim refletindo a moderação e equilíbrio em tudo, bem como mostrando ser alguém comedido.

A temperança não é importante apenas para reger nossas ações, mas especialmente para reger as nossas reações, pois as ações podem ser programadas, mas as reações vêm do inesperado e não podem sequer ser previstas facilmente.

→ Veja Também – O que é Benignidade?

Jesus – Verdadeiro exemplo de Temperança

O Senhor Jesus Cristo foi um homem com temperança certa em todas suas ações, sempre posicionando-se, no momento exato que as circunstâncias pediam e muitas vezes exigiam, bem como seu modo de funcionar marcava pessoas.

Onde Jesus passava uma boa marca deixava nos corações e hoje, nós, seus discípulos, estamos a cargo das mesmas responsabilidades, graças a Deus podemos contar com a força imbatível do Espírito Santo (João 14.16-17) que nos aperfeiçoa até que seja Dia Perfeito.

Conclusão

Você é desequilibrado e sua forma de existir tão desmedida tem danificado a si mesmo ou ao seu próximo? Suas emoções são tão intensas que você se perde facilmente em seu próprio mundo? Peça a Deus temperança, Ele sempre te dá com boa disposição.

Não há nenhum cenário difícil que a santa marca de Deus não entre para mudar.

[Total: 24    Média: 3.7/5]

Adicionar comentário

Publicidade