Início » Histórias da Bíblia » História de Eliseu, Quem foi Eliseu?

História de Eliseu, Quem foi Eliseu?

Não tem como contar a história de Eliseu sem falar um pouco de Elias o seu grande amigo o qual Eliseu resolveu ser seu assistente. Segue a história abaixo.

Um Reino dividido, os reis agindo com injustiça fazendo o que bem entendem, o povo sofre e clama por uma ajuda. Eis que então Deus finalmente levanta homens que denunciariam tudo o que os seus líderes estavam fazendo. Assim surgiram os profetas, aqueles que seriam boca de Deus.

Elias foi considerado talvez o maior deles, a ponto de não ter morrido mas subido aos céus em uma carruagem de fogo.

historia-de-Eliseu

Quem foi Eliseu

Quem testemunhou os seus últimos anos de vida e aprendeu com ele foi Eliseu que arava o campo quando Elias o chamou para ser seu sucessor. Ele foi para casa, avisou seus pais e convidou o povo para uma refeição especial. Depois, ele deixou sua casa e seguiu Elias, trabalhando como seu assistente.

Quando Elias subiu ao Céu, Eliseu insistiu em ficar com ele até ao fim. Elias abriu o rio Jordão com um milagre e eles atravessaram. Elias perguntou a Eliseu se queria um favor e ele pediu para ser o herdeiro do seu espírito profético. Elias foi arrebatado, deixando seu manto.

Eliseu pegou no manto de Elias e abriu o Jordão, da mesma maneira que Elias tinha feito. A partir de então, Eliseu assumiu o ministério de Elias como profeta.

Os milagres de Eliseu

A purificação da água de Jericó ( 2 Reis 2:19-22 )

A morte de alguns meninos que caçoaram de Eliseu ( 2 Reis 2:23-24 )

A derrota de Moabe ( 2 Reis 3:425 )

A multiplicação do azeite ( 2 Reis 4:1-7 )

O filho da sunamita ( 2 Reis 4:8-37 )

A purificação de uma panela de comida envenenada ( 2 Reis 4:38-41 )

A multiplicação de vinte pães, que alimentaram cem homens ( Reis 4:42-44 )

A cura da lepra de Naamã

O machado que tinha caído na água flutuou, com a ajuda de Eliseu ( 2 Reis 6:1-7 )

A cegueira do exército arameu ( 2 Reis 6:8-23 )

A profecia do fim do cerco de Samaria e da vitória sobre o rei da Síria ( 2 Reis 7:1-17 )

A profecia da morte de Ben-Hadade, o rei da Síria, e que Hazael seria seu sucessor ( 2 Reis 8:7-15 )

A profecia que Jeú seria o próximo rei de Israel e mataria toda a família de acabe, incluindo Jezabel ( 2 Reis 9:1-13 )

A profecia das três vitórias de Jeoás sobre o rei da Síria ( 2 Reis 13:14-19 )

A ressurreição de um homem quando tocou nos ossos de Eliseu (que já tinha morrido) ( 2 Reis 13:20-21 )

A lição que Eliseu nos deixa em relação a toda a sua vida é o seu olhar para as injustiças, de ter sido um bom aluno a ponto de Elias ter deixado todos seu legado em suas mãos e, principalmente, ter sido um homem que orava buscando sempre a orientação do Eterno para tomar suas decisões e dar também direção sobre o próximo passo a ser dado.

Eliseu confiou em Deus muito antes de se tornar profeta, essa confiança se deu quando Elias o chamou e ele seguiu. Teríamos hoje a mesma coragem de deixar o que temos e ir denunciar as mazelas da nossa sociedade?

Que o Eterno nos dê a coragem de realizar Sua obra independente das circunstâncias.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana