Início » Parábolas de Jesus » Parábola do Tesouro Escondido

Parábola do Tesouro Escondido

“Como poderei retribuir ao Senhor todos os seus benefícios para comigo?” (Salmos 116.12), declarou o salmista naquele salmo de ações de graça pela salvação. Hoje esta mesma declaração se perpetua e se torna vida no nosso coração saindo por nossos lábios em expressão de louvor.

Talvez você não tenha entendido porque começamos com essa declaração ao falar sobre a “parábola do tesouro escondido”, porém eu tenho certeza que você entenderá até o final da leitura desse artigo.

parábola do tesouro escondido

A Parábola do Tesouro Escondido

A “parábola do tesouro escondido”, na narrativa do evangelho segundo Mateus, foi contada por Jesus apenas aos seus discípulos (Mateus 13.36).

Jesus, nessa ocasião, ofereceu-lhes a seguinte parábola:

“O Reino dos céus assemelha-se a um tesouro escondido no campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o novamente. Então, transbordando de alegria, vai, vende tudo o que tem, e compra aquele terreno” (Mateus 13.44).

O tesouro escondido

Essa era uma prática considerada comum naquela época, por questões de segurança os chefes de família muitas vezes enterravam uma parte ou quase toda a totalidade de seus bens.

Segundo consta, o maior problema não era esconder os bens, pois se tratava de medidas protetivas, mas muitas vezes os chefes não contavam para ninguém a localização do esconderijo e quando vinham a falecer o tesouro permanecia escondido ali, em segredo, esquecido.

O tesouro Encontrado!

Nessa parábola, o tesouro escondido foi encontrado por um homem (desconhecido – sem grandes referências), porém não sabemos quem o escondeu ali ou o que este homem fazia naquele local e porque cavava aquelas terra.

Contudo, há um grande valor de caráter nesse personagem da parábola porque ao encontrar o tesouro ele poderia simplesmente fugir com ele sem dar satisfação a alguém, mas pelo contrário, ele escondeu novamente e pagou o valor devido na compra daquele terreno, vendendo tudo o que possuía.

Parábolas de Jesus

Reflexões: O Tesouro Escondido

Jesus é a própria personificação do “Reino dos céus” ou do “Reino de Deus”. Ele veio não apenas para anunciar o Reino, mas veio para estabelecer o Reino e fazê-lo conhecido.

Aquele que encontra Jesus encontra O tesouro que está escondido para todos aqueles que no estado de cegueira espiritual não conseguem contemplar e entender a Sua maravilhosa graça. O mundo está sob influência maligna (1ª João 5.19), anda sob a escuridão buscando satisfazer-se e alegrar-se em cenários vazios e naqueles que nada podem fazer.

Houve o fator surpresa na vida daquele homem e há o fator surpresa na história da gente quando os nossos olhos contemplam o que estava escondido e entendem o seu valor.

Houve o fato de ter que vender tudo para adquirir o terreno do tesouro encontrado. Aqui Jesus não está dizendo que, por exemplo, a salvação é comprada, pois na verdade este tesouro é de valor incalculável e nenhum dinheiro do mundo poderia pagar, pois custou a vida do próprio Senhor Jesus.

Mas aqui está o fato de vender (contextualizando = deixar) tudo o que tem para conquistar aquele lugar, para viver naquele lugar, para possuir aquele lugar. Quando encontramos O Tesouro, somos convidados a deixar tudo o que temos para dele fazer parte (Mateus 16.24).

Aquele homem, ao encontrar aquele tesouro, o guardou e o preservou com alegria. Quando encontrar o evangelho de Jesus, com alegria guarde em seu coração, preserve-o e viva a santidade dessas riquezas do Reino.

Encontramos o que é incalculável e precioso quando encontramos Jesus, O Tesouro. E hoje, você que leu esse artigo, encontrou o tesouro que estava escondido, portanto: Como poderemos retribuir ao Senhor todos os benéficos para conosco? Deixe tudo e entregue o seu coração a Ele e viva eternamente assim (no Tesouro).

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.