Início » Significados Bíblicos » O que é Ouro de Ofir? Significado Bíblico

O que é Ouro de Ofir? Significado Bíblico

Com certeza, em suas leituras da Bíblia, você deve ter se deparado sobre o valor do Ouro de Ofir. Na verdade, Ofir era uma cidade, no qual era possível encontrar uma grande variedade de itens preciosos.

Apesar de não sabermos a localização exata deste território, o livro sagrado aponta que a região era muito conhecida pela a qualidade do ouro; puro e fino. Por isso, o termo usado era utilizado para expressar o valor da mulher e do homem aos olhos do Senhor.

ouro-de-ofir-o-que-e

Ouro de Ofir Significado Bíblico

Em um dos relatos bíblicos, o Ouro de Ofir foi trazido pelo Rei Salomão, após ter recebido uma inspiração divina para a construção de um templo, que foi revestido com a matéria prima mais refinada daquela cidade.

Em números, a expedição trouxe aproximadamente em torno de 14.700 quilos de ouro de Ofir. Além disso, o Rei recebia carregamentos de prata, madeira de sândalo, pedras preciosas, marfim e animais, todos originados da região valiosa.

A sabedoria de Salomão fez com que o seu reinado fosse administrado com grande habilidade, e após a construção de estradas e acessos para os lugares mais distantes em Jerusalém, logo, firmou acordo com as nações vizinhas, e entre elas com Tirão, reino da Fenícia e governado por Hirão.

A busca por minas de ouro, resultou na descoberta da cidade de Ofir, que fazia parte do território fenício. Na Bíblia, em Crônicas 8:18:

“E enviou-lhe Hirão, por meio de seus servos, navios, e servos práticos do mar, e foram com os servos de Salomão a Ofir, e tomaram de lá quatrocentos e cinqüenta talentos de ouro; e os trouxeram ao rei Salomão.”

O item precioso com o seu valor emblemático era relacionado à pureza, já que mesmo, sem passar por qualquer processo de refinação, o metal era límpido. Por isso, em várias passagens na Bíblia, há referências que comparam o valor do caráter para com a preciosidade de Ofir. Em Isaías, Deus fez uma promessa que faria o ser humano mais valioso:

“Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir” (Isaías 13.12).

ouro-de-ofir
Ouro de Ofir

No livro de Salmos é relatado que, o Ouro de Ofir era também usado pela realeza, como objeto de adorno pessoal ou na decoração dos palácios. No salmo 45 é descrito como a rainha estava enfeitada com jóias do precioso ouro, no qual simbolizava a pureza e grandiosidade.

Para Deus, o homem criado à sua imagem e semelhança é seu filho mais precioso, tanto quanto o Ouro de Ofir. A riqueza do seu coração é fonte de riqueza, por isso o Pai quer usá-lo como parte de sua obra divina.

Atenção → Se você  gosta das histórias da bíblia acesse nosso página e saiba mais.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.