Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Histórias da Bíblia » História de Naamã, Quem foi Naamã?

História de Naamã, Quem foi Naamã?

Naamã, um dos personagens bíblicos foi um general do exército sírio. Apesar do seu poder diante da tropa de milhares de homens. Porém, apesar do seu poder e autoridade, ele escondia um segredo, no qual envolvia a sua saúde. Naamã era leproso. Veja abaixo toda história de Naamã e quem foi.

historia-de-naama

Quem foi Naamã?

Na época, os leprosos eram vistos como incapazes, dignos de pena e deveriam ser mantidos longe da população, isolados em locais com outras pessoas doentes, longe da família e de toda sociedade.

Mas como excluir do convívio, um guerreiro fascinante que defendia a sua nação com garra e coragem? Como forma de garantir o seu posto de líder, Naamã nos tempos de paz entre Síria e Israel, ele cativa uma jovem israelita na prática de um “esporte” no deserto, no qual tinha por objetivo saquear e fugir sem danos. A atividade era comum entre os nômades.

A jovem israelita se torna escrava da esposa de Naamã, porém é ela a responsável por levar a palavra do Senhor em sua casa. E assim como uma semente é lançada ao vento, a escrava responsável pelo os afazeres da casa, faz uma revelação, que encheu o coração de Naamã de esperanças. “E disse esta à sua senhora:

“Antes o meu Senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.” 2 Reis 5:3

A Cura de Naamã

Naamã que já havia tentado diversos tratamentos e rituais com a promessa de cura da lepra, viu ali uma oportunidade que mudaria a sua vida. Para isso, ele se apressa para conseguir uma carta de recomendação do sei rei, ao Rei de Israel. Apesar do pedido ser comum no antigo oriente, o pedido de Naamã foi visto como suspeito, já que poderia ser mais um ataque.

Porém, o profeta Eliseu, graças a sua sabedoria e guiado pelas palavras divinas, pede ao rei que conceda a carta. Depois de percorrer cerca de 138 km de Damasco a Dotã, Naamã já esperava algum tipo de ritual ou alguma oração que lhe concedesse a cura.

No entanto, o pedido foi que ele tivesse obediência à palavra de Deus. Ou seja, era preciso ser humilde para se submeter a sete mergulhos no Rio Jordão. Para um oficial do exército, acostumado a liderar milhares de homens, era preciso deixar o orgulho de lado.

Mas o desespero por se livrar da doença era maior do que tudo que já havia realizado em sua vida. Ele passa a cumprir o mandamento divino e mergulha nas águas da purificação e do Espírito Santo.

Os 7 mergulhos de naamã

  • O primeiro mergulho era do amor, pois o amor é humilde e tudo suporta.
  • O segundo mergulho era sobre o orgulho no coração em cumprir os mandamentos divinos.
  • O terceiro mergulho trouxe a paz e serenidade ao seu coração.
  • O quarto mergulho exercitava a longanimidade e a benignidade, produzidos pela provação dos setes batismos.
  • O quinto mergulho fala da bondade divina. Já que o bem deve ser feito gratuitamente.
  • O sexto mergulho aborda a fé. Sentimento necessário para receber a cura.
  • O sétimo mergulho era o da mansidão e da temperança. Ou seja, é neste momento que após a provação, ele recebeu a cura da lepra.
  • Assim, após ter adquirido essas virtudes, juntamente com a obediência aos mandamentos de Deus, Naamã foi limpo e restaurado, após reconhecer que não outro Deus, como o Deus de Israel.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana