Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Hebraico Bíblico » Yeshua em Hebraico

Yeshua em Hebraico

Você já ouviu alguém dizer que o nome de Jesus em hebraico é Yeshua? Você sabe qual é o verdadeiro nome de Jesus em hebraico? Gostaria de aprender? Então leia esse artigo, e aprenda mais sobre essa palavra tão usada no meio cristão.

A palavra Yeshua é muito usada em músicas, pregações, orações, reflexões… Os cristãos acreditam que esse é o nome hebraico de Jesus. Como ele veio como judeu, então muitos acreditam que esse é o nome verdadeiro dele. Mas será que isso é verdade.

Nesse artigo você vai conhecer o nome Yeshua em hebraico, entender seu significado e saber como ele foi usado na bíblia hebraica. Continue lendo e aprenda os segredos por trás da expressão tão usada pelos cristãos.

yeshua-em-hebraico

Nome Yeshua em Hebraico Bíblico

  • O nome Yeshua é יֵשׁוּעַ , transliterado para o português fica Jeshua.

O nome Yeshua em hebraico é o que dá origem ao nome grego de Cristo. O nome Jesus (Iesous, em grego) é transliteração grega da palavra Yeshua. Esse termo Yeshua por sua vez é a versão abreviada ou reduzida do termo Yehoshua, que traduzido para o português é Josué.

O nome de Jesus e de Josué são quase os mesmos e têm significados semelhantes. A diferença é que Josué é ver em português do nome hebraico Yehoshua e Jesus a versão em português do nome Grego Iesous.

Palavras em Hebraico Bíblico

Significado de Yeshua em Hebraico Bíblico

O nome Yeshua em Hebraico tem o significado semelhante ao de Josué. Significa literalmente “Ele deve salvar”. Esse nome foi dado ao messias cristão por causa do caráter de sua missão. Ele foi enviado para salvar o que estava distante do Senhor.

“E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”  (Mateus 1:21)

Yeshua é uma referência a salvação que Deus busca fazer a humanidade. Por isso Moisés mudou o nome de Oseias para Josué. Pois ele seria o sucessor de Moises dando continuidade ao ministério de Salvação do povo de Israel.

“Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oséias, filho de Num, Moisés chamou Josué.”  (Números 13:16)

Uso do nome Yeshua na Bíblia Hebraica

O uso do termo Yeshua em hebraico é bem comum na bíblia hebraica. Conheça agora alguns versículos que utilizam esse nome.

Um levita do reinado de Ezequias

2 Crônicas 31:15 – “E debaixo das suas ordens estavam Éden, Miniamim, Jesua, Semaías, Amarias e Secanias, nas cidades dos sacerdotes, […]”

Levita que retornou do cativeiro babilônico.

Esdras 2:2“Os quais vieram com Zorobabel, Jesua, Neemias, Seraías, Reelaías, Mardoqueu, Bilsã, Mizpar, Bigvai, Reum e Baaná. O número dos homens do povo de Israel […]”

Pai de construtores

·         Pai de trabalhadores que ajudaram na reconstrução do muro de Jerusalém.

Neemias 3:19“Ao seu lado reparou Ezer, filho de Jesuá, líder de Mizpá, outra porção, defronte da subida à casa das armas, à esquina.”

Existem várias outras referências ao Yeshua em hebraico na bíblia. Esse nome aparece mais de 29 vezes na bíblia hebraica. Alguns alegam que esse nome não é bíblico, mas como você pode ver nesse artigo ele bíblico sim.

Nesse texto você conheceu um pouco mais sobre o nome Yeshua em hebraico que da origem ao nome Jesus. Aprendeu sobre seu significado. Agora você pode cantar os hinos e músicas que usam o nome Yeshua sem medo de estar cometendo um erro teológico. Se você quiser conhecer mais sobre a origem do nome Jesus veja nosso artigo sobre Jesus em Hebraico.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana