Início » Hebraico Bíblico » Yeshua em Hebraico

Yeshua em Hebraico

Você já ouviu alguém dizer que o nome de Jesus em hebraico é Yeshua? Você sabe qual é o verdadeiro nome de Jesus em hebraico? Gostaria de aprender? Então leia esse artigo, e aprenda mais sobre essa palavra tão usada no meio cristão.

A palavra Yeshua é muito usada em músicas, pregações, orações, reflexões… Os cristãos acreditam que esse é o nome hebraico de Jesus. Como ele veio como judeu, então muitos acreditam que esse é o nome verdadeiro dele. Mas será que isso é verdade.

Nesse artigo você vai conhecer o nome Yeshua em hebraico, entender seu significado e saber como ele foi usado na bíblia hebraica. Continue lendo e aprenda os segredos por trás da expressão tão usada pelos cristãos.

yeshua-em-hebraico

Nome Yeshua em Hebraico Bíblico

  • O nome Yeshua é יֵשׁוּעַ , transliterado para o português fica Jeshua.

O nome Yeshua em hebraico é o que dá origem ao nome grego de Cristo. O nome Jesus (Iesous, em grego) é transliteração grega da palavra Yeshua. Esse termo Yeshua por sua vez é a versão abreviada ou reduzida do termo Yehoshua, que traduzido para o português é Josué.

O nome de Jesus e de Josué são quase os mesmos e têm significados semelhantes. A diferença é que Josué é ver em português do nome hebraico Yehoshua e Jesus a versão em português do nome Grego Iesous.

Palavras em Hebraico Bíblico

Significado de Yeshua em Hebraico Bíblico

O nome Yeshua em Hebraico tem o significado semelhante ao de Josué. Significa literalmente “Ele deve salvar”. Esse nome foi dado ao messias cristão por causa do caráter de sua missão. Ele foi enviado para salvar o que estava distante do Senhor.

“E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”  (Mateus 1:21)

Yeshua é uma referência a salvação que Deus busca fazer a humanidade. Por isso Moisés mudou o nome de Oseias para Josué. Pois ele seria o sucessor de Moises dando continuidade ao ministério de Salvação do povo de Israel.

“Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oséias, filho de Num, Moisés chamou Josué.”  (Números 13:16)

Uso do nome Yeshua na Bíblia Hebraica

O uso do termo Yeshua em hebraico é bem comum na bíblia hebraica. Conheça agora alguns versículos que utilizam esse nome.

Um levita do reinado de Ezequias

2 Crônicas 31:15 – “E debaixo das suas ordens estavam Éden, Miniamim, Jesua, Semaías, Amarias e Secanias, nas cidades dos sacerdotes, […]”

Levita que retornou do cativeiro babilônico.

Esdras 2:2“Os quais vieram com Zorobabel, Jesua, Neemias, Seraías, Reelaías, Mardoqueu, Bilsã, Mizpar, Bigvai, Reum e Baaná. O número dos homens do povo de Israel […]”

Pai de construtores

·         Pai de trabalhadores que ajudaram na reconstrução do muro de Jerusalém.

Neemias 3:19“Ao seu lado reparou Ezer, filho de Jesuá, líder de Mizpá, outra porção, defronte da subida à casa das armas, à esquina.”

Existem várias outras referências ao Yeshua em hebraico na bíblia. Esse nome aparece mais de 29 vezes na bíblia hebraica. Alguns alegam que esse nome não é bíblico, mas como você pode ver nesse artigo ele bíblico sim.

Nesse texto você conheceu um pouco mais sobre o nome Yeshua em hebraico que da origem ao nome Jesus. Aprendeu sobre seu significado. Agora você pode cantar os hinos e músicas que usam o nome Yeshua sem medo de estar cometendo um erro teológico. Se você quiser conhecer mais sobre a origem do nome Jesus veja nosso artigo sobre Jesus em Hebraico.

Aprender Hebraico Bíblico e Cultura Judaica?

Que tal aprender a Bíblia no idioma que ela foi Escrita? Aprenda tudo sobre a cultura Judaica, conheça o Curso de Hebraico Bíblico Tsade.

Material completo que Levara você a falar hebraico e aumentar seu conhecimento Bíblico.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.