Início » Significados Bíblicos » O que Significa Dicotomia?

O que Significa Dicotomia?

Nesse artigo vamos entender um pouco sobre o que significa Dicotomia e todos os detalhes sobre essa palavra.

o-que-significa-dicotomia

Significado de Dicotomia

Dicotomia parte da ideia de duas coisas que são distintas, até mesmo opostas, mas fazem parte de um mesmo elemento.

Vamos exemplificar: A lua cheia e a lua nova. O mesmo elemento é a lua, mas a cheia é distinta da nova, basicamente ao olho nu nota-se a diferença, pois uma é bem pequena, aparece apenas uma parte da lua e a outra é bem grande, deixando a lua bem redonda.

Exemplo de Dicotomia

Outro exemplo: O dia, exatamente aquele formado por 24 horas. Nele há o sol e a lua, o dia propriamente dito e a noite, claridade e escuridão. Fazem parte de um mesmo elemento, porém são distintos.

Na teologia, a ideia da dicotomia e os que defendem esse caminho parte do mesmo principio, mas olhando para a vida humana. Entende-se que o ser humano é formado e resume-se em duas partes num mesmo elemento, ou seja, no corpo há o físico e a alma, uma substância material e uma substância imaterial.

Dando base a Dicotomia

Baseado em Gênesis, primeiro livro do cânon bíblico, lemos: “Então o Senhor modelou o ser humano do pó da terra, feito de argila, e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem se tornou um ser vivente” (2.7). Sendo assim e a partir daí, o ser humano foi criado corpo físico (feito de argila) e com alma (soprou a vida).

Entende-se que assim ele vive, e habitado pelo Espírito Santo, quando nascido de novo nos termos bíblicos, ele permanece organizado dessas duas partes em sua essência e quando morre o corpo físico volta para a terra e a alma volta para Deus: “o pó retorne a terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o concedeu” (Eclesiastes 12.7).

Nos termos bíblicos entende-se ainda que a vida não termina quando a morte do corpo físico morre, mas pensando na parábola do Rico e do Lázaro (Lucas 16.19-31), há descanso e salvação eterna para os salvos em Jesus e condenação eterna para os incrédulos.

Principio Dicotômico

Nesse principio dicotômico, para os filhos de Deus, os que receberam Jesus (João 1.12), o corpo é enterrado e a alma (ou em alguns casos traduzido como espírito) volta e permanece descansando segura em Deus na esperança da ressurreição, aguardando o soar da trombeta para que levantem e encontrem de vez com Jesus nos ares com corpos glorificados e definitivamente transformados para viverem com Ele para sempre (1ª Tessalonicenses 4.13-17).

O incrédulo viverá um processo semelhante, mas para receber a condenação e separação eterna no dia do Juízo Final (Apocalipse 20.11-15).

Veja Também
→ Significado de “os Humilhados serão Exaltados

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.