Início » Dinâmicas » Dinâmica para Crianças

Dinâmica para Crianças

Quer conhecer brincadeiras e jogos para trabalhar com crianças? Gostaria de aprender dinâmica para crianças e ensinar de forma divertida?

Trabalhar com crianças é algo maravilhoso. Porém eles aprendem muito mais com o lúdico, através de jogos, brincadeiras e histórias do que com explicação oral. Por isso é essencial que quem lide com esse pequeno público conheça dinâmicas para crianças eficientes.

Aqui você aprenderá duas dinâmicas para crianças muito divertidas. Além de alegrar sua turminha você ainda estará ensinando a eles a palavra de Deus. Continue lendo e aprenda dinâmicas para crianças divertidíssimas.

Dinâmica-para-Crianças

Dinâmica para Crianças 1 – Coelho sai da toca

Objetivo

Material

  • Bambolês ou barbante,

Quantidade de pessoas

  • Ilimitado

Idade

  • Crianças e adolescentes

Duração

  • 10 a 15 minutos. Pode alongar mais um pouco caso você ache necessário.

Aplicação

  1. Forme uma roda com os bambolês, caso não tenha bambolês você pode fazer pequenos círculos com um barbante, servirá para marcar o local de cada criança dentro da grande roda. Se for em um campo de terra pode também desenhar um círculo no chão.
  2. Cada criança ficará em um bambolê ou círculo de barbante. E a que ficar de fora irá para o meio da roda.
  3. Cada criança escolherá um nome. Dependendo o que esteja sendo trabalhado. Pode ser os nomes dos livros da bíblia, ou o nome de personagens bíblicos.
  4. A criança do meio falará os nomes escolhidos por duas crianças. Nesse momento essas duas crianças deverão trocar de lugar e a criança que estava no meio deverá correr para tomar o lugar de uma das duas que saiu de seu lugar.
  5. A criança que ficou sem lugar vai para o meio da roda e faz a mesma coisa.
  6. Se criança falar o nome escolhido por ela mesma, todos deverão trocar de lugar. A criança que ficar sem lugar vai para o meio e recomeça a brincadeira.

Reflexão

Essa é uma atividade lúdica que não carece de reflexão. Ela pode ser usada depois de uma aula para que as crianças usem os nomes e elementos falados na aula como seu nome na brincadeira, e assim ajudar a memorizar.

Pode ser também aplicada no início para ajudar a introduzir um assunto. Fique à vontade de adaptar e aplicar como achar mais interessante.

Dinâmica infantil – Enfrentando seu medo

Objetivo

Ensinar que somos fortes em Cristo

Material

Uma sala escura, um objeto bonito e especial para representar um tesouro (uma pedra diferente, objeto diferente, uma peça prata ou dourada…)

Quantidade de pessoas

Ilimitado

Idade

Crianças a partir de 7 anos e adolescentes de até 12 anos

Duração

Depende da quantidade de crianças.

Aplicação

  1. Prepare uma sala, pequena de preferência. Guarde dentro dela o “tesouro”. É importante que ela fique bem escura. Tire coisas pontiagudas ou objetos que as crianças possam se bater e machucar. Segurança acima de tudo.
  2. As crianças não devem ver como a sala ficou.
  3. Conte uma bela história sobre ser corajoso (a) e valente para conquistar as bênçãos de Deus. Uma dica é a história de Davi e Golias. (1 Samuel 1). Explique que ter medo é normal, mas é importante que como Davi confiar em Deus.
  4. Faça uma cerimônia bem bonita dizendo que eles foram chamados por Deus para serem valentes.
  5. Depois explique que como prova da bravura e confiança em Deus, eles como guerreiros que confiam em Deus, entraram na sala e conquistaram um grande tesouro. Não poderão acender a luz.
  6. Uma criança entrará na sala e procurará o tesouro no escuro, com coragem e valentia. E sairá com o tesouro. Pegue o tesouro e esconda novamente, e chame outra criança. Faça isso até que todas as crianças tenham entrado na sala e mostrado bravura e confiança em Deus. Lembre-se de elogiar cada criança que cumprir o desafio, para motivar o outro. Oriente as crianças a não falarem sobre o desafio até que chegue a hora.
  7. É importante criar um clima de solenidade para as crianças sintam-se como guerreiros de verdade. A imaginação é uma arma poderosa.
  8. Depois sente-se em círculo e peça que cada criança fale o que sentiu. Ouça atentamente cada uma delas.

Reflexão

Explique que todos sentimos medos, inclusive Davi. Mas em Deus nós vencemos nossos medos e conquistamos coisas grandiosas. Faça uma oração apresentado aquelas crianças como guerreiros de Deus. Muitas daquelas crianças vão entender essa dinâmica como rito de passagem e vão passar uns dias se sentido muito especiais, valorize isso!

Trabalhar com crianças é encantador, pois elas estão ainda no mundo da imaginação. Valorize tudo que elas falarem, faça as se sentir especiais. As dinâmicas para crianças é um ótimo momento para que as crianças usem sua imaginação para aprender a palavra de Deus.

Dinâmica sobre Fé
Dinâmicas para Jovens

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais