Início » Hebraico Bíblico » A Paz do Senhor em Hebraico 

A Paz do Senhor em Hebraico 

Você já cumprimentou alguém com a saudação a paz do senhor? Sabe qual a origem desse cumprimento muito usado pelos cristãos? Sabe como saudar com a paz do senhor em hebraico? Se você quer aprender sobre essa saudação judaico-cristã, está no lugar certo.

É comum entre os cristãos saudarem seus irmãos e irmãs em cristo com a paz do Senhor. Muitos usam até o termo judaico shalom. Mas como realmente escreve a paz do senhor em Hebraico? É interessante conhecer esse termo em sua raiz hebraica e entender seu real significado e sentido.

Nesse artigo você verá a escrita e transliteração da saudação “a paz do Senhor em hebraico”. Verá qual o significado e sentido desse termo na bíblia hebraica. Também conhecerá como esse termo é aplicado na bíblia.

a-paz-do-senhor-em-hebraico

Como Falar a Paz do Senhor em Hebraico

A expressão palavra a paz do senhor em hebraico é a junção de duas palavras em hebraico. A primeira palavra é o substantivo שָׁלוֹם (Shalom), que é paz, plenitude prosperidade. A segunda palavra é o substantivo אֲדֹנָי (Adonay) que é Senhor, termo em hebraico para se referir a Deus.

Essa é uma saudação que é feita para desejar paz e prosperidade vindas e concedidas por Deus a alguém. Uma pessoa cumprimenta com Shalom Adonay e a outra responde com Adonay Shalom.

Significado de a Paz do Senhor em Hebraico

Segundo a Concordância Exaustiva Strong a palavra Shalom possui vários significados e sentidos. Sendo necessário se entender o contexto em que está inserida. Ela pode ser traduzida por plenitude, integridade, paz, bem-estar, segurança, solidez, tranquilidade, prosperidade, perfeição, descanso, ausência de agitação ou discórdia.

Na saudação a paz do senhor o termo shalom tem o sentido de desejar bem-estar, paz, prosperidade, tranquilidade para uma pessoa. Esse é um desejo que Deus tem para seus filhos (Salmos 35.27). O que era necessário para nos trazer a shalom caiu sobre o Messias (Isaias 53.5).

O termo Adonay é um título que que deriva da palavra Adon que significa mestre ou Senhor. Esse termo é usado para se referir a Deus, pois os judeus por reverencia evitam falar o nome de Deus em vão. Portanto usam expressões de reverencia para se referirem a ele.

Uso da expressão a Paz do Senhor na Bíblia

A expressão a paz do Senhor não aparece dessa forma, como saudação, na bíblia Hebraica. O cumprimento a paz do Senhor fica conhecida na igreja cristã pela forma como Paulo saudava a comunidade cristã em suas epistolas (Filemon 1.3).

O termo Shalom por sua vez, é muito comum na bíblia hebraica aparecendo mais de 230 vezes. Podendo ser usada para expressar o estado das relações humanas, um estado em que uma pessoa ou a nação se encontrava, ou uma dadiva divina…

O termo paz do Senhor é uma expressão popular nas comunidades cristãs. No hebraica é uma expressão que remete a paz, bem-estar, prosperidade, tranquilidade e bonança da parte de Deus para o homem. Saudar alguém com a paz do senhor em hebraico, grego ou português é desejar tudo que a de melhor da parte do senhor para a pessoa.

Portanto não é só um cumprimento mais um ato de amor pelo outro.

Aprender Hebraico Bíblico e Cultura Judaica?

Que tal aprender a Bíblia no idioma que ela foi Escrita? Aprenda tudo sobre a cultura Judaica, conheça o Curso de Hebraico Bíblico Tsade.

Material completo que Levara você a falar hebraico e aumentar seu conhecimento Bíblico.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.