Início » Estudo Bíblico » Estudo sobre Mentira

Estudo sobre Mentira

A mentira é o ato de dizer e afirmar que algo é verdadeiro sabendo que aquilo é falso. A mentira é um ato de omitir/ocultar a verdade. Mentira é um engano, falsidade, fraude, afirmação contrária à verdade a fim de induzir ao erro. Mentira é aquilo que é enganador e que ilude. Ideia, opinião, juízo falso ou equivocado.

estudo-sobre-mentira

A mentira segundo o apóstolo João

Ainda apoiado nas Escrituras, sobre a mentira, o apóstolo João falará assim: “Ele (o diabo) foi assassino desde o principio e jamais se apoiou na verdade, porque não existe verdade alguma nele. Quando ele profere uma mentira, fala do que lhe é próprio, pois é um mentiroso e pai da mentira” – 8.44. Portanto, a mentira não está em Deus.

O mesmo apostolo afirma em Apocalipse: “No entanto, fora estão (da eternidade com Jesus) os cães, os bruxos e ocultistas, os que cometem imoralidade sexuais, os assassinos, os idolatras e todos os que amam e praticam a mentira” – 22.15.

As consequências da mentira

1 – O mentiroso engana a si mesmo.

2 – O mentiroso não obtém a confiança das pessoas.

3 – O mentiroso gera destruição de relacionamentos.

4 – O mentiroso não está em Deus e não nasceu de novo.

5 – O mentiroso não herdará o reino de Deus.

6 – O mentiroso colherá consequências graves de suas mentiras.

7 – Em casos mais graves, a mentira já se tornou uma doença: a mitomania.

Como vencer a mentira?

1 – Arrepender-se das mentiras contadas e abandonar as práticas delas (Atos 3.19).

2 – Ler a Palavra e fazer oração para conhecer a Deus de verdade (João 8.32).

3 – Falar a verdade, pois a verdade não dói, a verdade liberta. Jesus é a própria Verdade (João 14.6).

Mentira

A Bíblia nos ensina a agir com radicalismo a luta contra o pecado, por isso não vale nem “mentirinha” e nem “mentirona”. Mentira é mentira e a prática dela deve ser deixada de lado em quaisquer circunstâncias, nunca haverá o apoio do Senhor nisso.

A mentira de Ananias e Safira – Atos 5.1-11

A igreja estava nascendo e entre os irmãos havia unidade de sentimento e pensamento. Ninguém considerava seu os bens que possuía, mas todos compartilham tudo entre si. Não havia uma só pessoa com necessidades, pois os que possuíam terras e casas voluntariamente as vendiam e traziam o dinheiro da venda aos apóstolos que repartiam conforme a necessidade de cada um.

Ananias e Safira, pessoas daquela época, também venderam uma propriedade que possuíam, contudo ambos decidiram entregar apenas parte do valor da venda, retendo a outra parte, mas “mentindo” que todo o valor estava sendo depositado como oferta para ser repartida entre todos.

Ananias e Safira encontraram na mentira uma forma de serem bem vistos diante de todos por sua santa generosidade, mas esqueceram de que não há como enganar a Deus e por isso sofreram graves consequências: a morte.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.