Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!

Parábola do Bom Samaritano

A Parábola do Bom Samaritano está escrita no livro de Lucas 10: 30-35 e é uma das mais belas e profundas parábolas de Jesus.

parábola-do-bom-samaritano

O Bom Samaritano

Jesus contou essa parábola na época quando um intérprete da lei perguntou a  Jesus : Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? (Lucas 10:29)
Em resposta Jesus lhe contou essa história:

Um homem que estava viajando foi atacado por assaltantes, que o feriram e o deixaram jogado quase morto. Um sacerdote de Deus passou por esse homem ferido, viu o que tinha acontecido mas atravessou e foi embora pelo outro lado da estrada sem ajudar.
Logo após, passou um levita que é uma pessoa que trabalha e se dedica ao templo do Senhor, e fez a mesma coisa, fingiu que nem viu o homem ferido e foi embora sem ajudá-lo 

Depois disso, veio um Samaritano, que nesse tempo Judeus e Samaritanos eram inimigos, eles eram vistos como pessoas indignas. O Samaritano teve dó desse homem, e cuidou de suas feridas e ainda o levou até uma hospedaria para cuidar dele. Além disso, o Samaritano pagou todas as despesas do homem na hospedaria.

Depois de contar essa história ao intérprete, Jesus lhe perguntou qual dos três viajantes foi o próximo do homem ferido. O intérprete respondeu que foi o homem que cuidou. E Jesus disse para ser igual ao Samaritano.

O que Jesus quis dizer?

Com essa parábola Jesus conta que não adianta ser “seguidor dEle” se não tivermos atitude de um verdadeiro cristão. O sacerdote e o levita que eram vistos como santos,deveriam ter ajudado aquele homem, já que conheciam o amor de Deus.

Mas como não tinha ninguém ali perto para mostrar suas ações, foram embora sem ajudar o homem, sem amar quem mais precisava naquele momento.
Já o Samaritano que tinha “fama” de ser indigno teve uma atitude de bondade, e é isso que agrada a Deus, um coração verdadeiro que ama ao próximo.
O Bom Samaritano se doou, cuidou do ferido, doou seu tempo e até seu dinheiro. É isso que Deus quer, demonstração de amor verdadeiro.

E o nosso próximo é quem está por perto, não é quem nós queremos, quem gostamos, não existe preferencia quando estamos dizendo em próximo. Jesus nos amou apesar de nosso pecados, nossas falhas, e assim devemos fazer, amar ao próximo.

Sem amor não adianta ir à igreja, orar, pregar, louvar. Tudo isso só vale a pena se tivermos a em Deus e amor em nossos corações. E esse amor mostramos com a forma que tratamos o próximo.

Aprenda Tudo sobre a bíblia (Formação em Teologia)

Se você tem interesse em aprender a Bíblia e se aprofundar no estudo teológico de uma forma simples, esse MÉTODO foi feito especialmente para você.
Método testado e aprovado por centenas de irmãos que estão sendo abençoados, entendendo muito bem a palavra de Deus após estudar esse método criado pela Universidade da Bíblia.

Clique no link abaixo e tenha acesso a sua formação em teologia e descubra como é bom investir em seu ministério. Chega de ficar parado, de um passo para sua capacitação, seja um Líder, Pastor, Missionário, Diácono, Professor de Escola Dominical, Obreiro ou Membro Formado e embasado na palavra.

" (Oseias 4:6) porque meu povo se perde por falta de conhecimento "

Assista o vídeo agora, clicando na imagem abaixo...e não perca tempo.

<< CLIQUE AQUI >> e confira o Método que recomendo para você ler, entender e aprender a Bíblia Facilmente e sem sofrimento, ainda hoje!!!

Método testado e aprovado por centenas de alunos. Eu testei, aprovei e recomendo para você!

Comentarios

Comentarios