Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Bom Samaritano
Início » Parábolas de Jesus » Parábola do Bom Samaritano

Parábola do Bom Samaritano

A Parábola do Bom Samaritano está escrita no livro de Lucas 10: 30-35 e é uma das mais belas e profundas parábolas de Jesus.

parábola-do-bom-samaritano

O Bom Samaritano

Jesus contou essa parábola na época quando um intérprete da lei perguntou a  Jesus :

Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? (Lucas 10:29)

Em resposta Jesus lhe contou essa história:

Um homem que estava viajando foi atacado por assaltantes, que o feriram e o deixaram jogado quase morto.

Um sacerdote de Deus passou por esse homem ferido, viu o que tinha acontecido mas atravessou e foi embora pelo outro lado da estrada sem ajudar.

Logo após, passou um levita que é uma pessoa que trabalha e se dedica ao templo do Senhor, e fez a mesma coisa, fingiu que nem viu o homem ferido e foi embora sem ajudá-lo.

Depois disso, veio um Samaritano, que nesse tempo Judeus e Samaritanos eram inimigos, eles eram vistos como pessoas indignas. O Samaritano teve dó desse homem, e cuidou de suas feridas e ainda o levou até uma hospedaria para cuidar dele. Além disso, o Samaritano pagou todas as despesas do homem na hospedaria.

Depois de contar essa história ao intérprete, Jesus lhe perguntou qual dos três viajantes foi o próximo do homem ferido. O intérprete respondeu que foi o homem que cuidou. E Jesus disse para ser igual ao Samaritano.

O que Jesus quis dizer com essa Parábola?

Com essa parábola Jesus conta que não adianta ser “seguidor dEle” se não tivermos atitude de um verdadeiro cristão. O sacerdote e o levita que eram vistos como santos,deveriam ter ajudado aquele homem, já que conheciam o amor de Deus.

Mas como não tinha ninguém ali perto para mostrar suas ações, foram embora sem ajudar o homem, sem amar quem mais precisava naquele momento.

Já o Samaritano que tinha “fama” de ser indigno teve uma atitude de bondade, e é isso que agrada a Deus, um coração verdadeiro que ama ao próximo.

O Bom Samaritano se doou, cuidou do ferido, doou seu tempo e até seu dinheiro. É isso que Deus quer, demonstração de amor verdadeiro.

E o nosso próximo é quem está por perto, não é quem nós queremos, quem gostamos, não existe preferencia quando estamos dizendo em próximo. Jesus nos amou apesar de nosso pecados, nossas falhas, e assim devemos fazer, amar ao próximo.

Sem amor não adianta ir à igreja, orar, pregar, louvar. Tudo isso só vale a pena se tivermos a em Deus e amor em nossos corações. E esse amor mostramos com a forma que tratamos o próximo.

Se você quer conhecer mais Parábolas da bíblia acesse nosso página.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.