Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Significados Bíblicos » Qual o Significado do Amor Ágape, Philos e Eros?

Qual o Significado do Amor Ágape, Philos e Eros?

“O amor é uma palavra usada muitas vezes e muitas vezes cedo demais”, diria Charles Bukowski. “O amor é fogo que arde sem se ver”, diria Camões.

Já em seu sentido literal, o dicionário define que o amor é um “sentimento afetivo; afeição viva por; afeto: o amor a Deus, ao próximo”.

Assim como as definições variam o sentimento também. O amor que sentimos por Deus é diferente do que temos pelo nossos pais, ou pelos nossos filhos e cônjuges. Também diferencia muito do que temos pelos nossos amigos e até mesmo pelos nossos bens materiais.

significado-amor-agape-philos-eros

Para aprofundarmos mais o assunto vamos falar de algumas definições do sentimento mais aclamado do mundo. Sabe o que significa amor Ágape, Philos e Eros? Então nos acompanhe.

Significado Amor Ágape: em tudo a Caridade

O termo amor ágape está muito presente na bíblia, especialmente no Novo Testamento. Em algumas traduções a palavra também ganha o significado de “caridade”.

Para criar uma distinção entre Philos e Eros, o amor ágape ganha um sentimento muito mais elevado ao aparecer como amor de Deus ao homem, amor do homem a Deus e amor do homem com o próximo. É um sentimento que transcende a compreensão humana.

Usado mais de trezentas vezes no Novo Testamento, a expressão é relacionada à caridade e podemos até ligá-la a um termo muito conhecido e usado ultimamente: a empatia. O amor ágape convida a pessoa a lançar o olhar ao próximo e amá-lo como merece e incondicionalmente.

Sem buscar interesses, o amor ágape é puro e genuíno, tanto que define o nosso sentimento por Deus. Ele é forte, constante e consegue enfrentar qualquer barreira. Não entenda como submissão, ele é entrega verdadeira.

Como Paulo define na bíblia, o amor ágape “tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta”(1Cro 13:4-7).

Significado Amor Philos: natural

Já o sentimento mais natural pode ser representado pelo amor Philos. Ele é mais simples de ser compreendido e até mesmo sentido. É uma simpatia natural, uma grande amizade, um carinho que temos por quem amamos, como nossos familiares.

O amor philos vem acompanhado de parceria, companheirismo, amizade e nasce da afeição e relação entre pessoas queridas. Na bíblia o termo é empregado pelo menos trinta vezes.

Sem escravizar, criar dependência, monopolizar, segundo Epicuro, filósofo grego “a amizade é o máximo que a sabedoria da felicidade pode proporcionar a vida.”

Significado Amor Eros: a paixão

Paixão, desejo, sensualidade, o amor eros vem para representar a relação entre homem e mulher. O desejo carnal, o querer estar juntos o mais próximo possível, ele é o amor dos casais em chamas.

Por ser uma palavra com um teor mais forte, ela não é encontrada no Novo Testamento, ainda mais que naquela época este tipo de sentimento era desmoralizado e julgado.

Além do sentimento, eros pode ser usada apenas para representar o prazer, a vontade, o ato sexual, o erótico.  É a forma mais perigosa de amor, porque para que se viva em equilíbrio é necessário sentir também os outros.

→ Veja Também: Qual o significado do Natal?

Amor nas páginas

Ágape também é o nome de um livro publicado pelo padre Marcelo Rossi, em 2010, pela Editora Globo. Na obra, o religioso traz à tona o termo com seu real significado de amor de Deus pelos seus filhos e o amor humano inspirado no divino.

Trechos do Evangelho de São João são reinterpretados durante o livro para que o amor divino seja entendido nos dias de hoje.

Ame!

Por fim, independente de qual o seu, ame a Deus e aos seus próximos.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria”(1 Coríntios 13:3).

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.