Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Significados Bíblicos » O que Significa Kadosh

O que Significa Kadosh

O que significa Kadosh? veja 0 significado de kadosh completo aqui, mas antes deixe-me fazer uma breve introdução.

o-que-significa-kadosh

Certa vez uma pessoa me disse: “A peneira da igreja é mais fina e intensa do que a peneira do céu”, eu fiquei pensando naquela frase, provavelmente o que aquela pessoa estava querendo me dizer que “entrar numa igreja e ser aceito por ela é mais difícil do que entrar no céu e ser aceito por Deus”, baseado nos altos julgamentos que os seres humanos fazem uns a respeito dos outros, esquecendo daquilo que o mestre ensinou:

“Não julgueis para que não sejais julgados, pois com o critério com que julgardes, sereis julgados, e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós. Porque reparas tu o cisco o olho de teu irmão, mas não percebes a viga que está no teu próprio olho? E como podes dizer a teu irmão:

“Permite-me remover o cisco do teu olho, quando há uma viga no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás ver com clareza para tirar o cisco do olho de teu irmão” (Mateus 7.1-5), pois “aquele dentre vós que estiver sem pecar seja o primeiro a lhe atirar uma pedra” (João 8.7).”

O que acontece é que nós julgamos o que é pecado com a nossa medida, mas como um pecador salvo somente pela graça (e só por ela) pode julgar o que é pecado, ou melhor, ousar definir níveis de pecado, o famoso “pecadinho e pecadão”? Porque alguns pecados causam tanto escândalo e outros são tratados com naturalidade como se fossem normais? Pecado é pecado e ponto final.

Deus, o Pai, não julga “pecadinho ou pecadão”, para Deus pecado é pecado porque Ele não mede com a nossa medida, Ele enxerga com os olhos Dele. Deus é SANTO e diante do olhar de quem em completamente SANTO não existe níveis de pecado, pecado será sempre uma agressão e afronta a santidade de alguém inteiramente SANTO.

Kadosh

Mas porque essa introdução, sempre valida para refletir, para explicar o significado de Kadosh? “Deus é Kadosh”! “Deus é Santo!” Todos declaram essa verdade (Isaías 6.3).

Kadosh, em hebraico, significa SANTO. Kadosh também é a expressão utilizada para se referir ao nome de Deus dos judeus. Kadosh pode se referir ainda a algo sagrado, separado, santificado. A expressão Kadosh aparece na Bíblia tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. Estudiosos definem ainda outras variações da expressão Kadosh, por exemplo: Kadesh = Sagrado. Kidush = Santificação. Yon Kadosh = Dia Santo. Kadish = Santificação.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana