Início » Significados Bíblicos » Significado de Carnaval

Significado de Carnaval

Qual realmente é o significado do carnaval? pergunta muito feita no mundo cristão que vamos entender um pouco mais nesse artigo.

significado-do-carnaval

A Origem do Carnaval

Carnaval vem do latim e carrega o significado de “adeus a carne” alusão direta ao período que a festa antecede de privações (uma espécie de jejum) que é a quaresma. O carnaval chegou ao Brasil, por assim dizer, importado de países europeus.

O carnaval não tem uma data fixa, mas acontece todos os anos entre os meses de fevereiro e março. O carnaval antecede o período da quaresma que inicia-se em uma quarta-feira (quarta de cinzas) e termina no final de semana do feriado de Páscoa. A quaresma até os nossos dias é praticado pelos adeptos ao catolicismo.

O carnaval tem duração tradicional de quatro a cinco dias, iniciando-se numa sexta-feira, contudo nos nossos dias essa festa tem se estendido para mais dias e até mesmo adaptações com referências à festa em outras épocas do ano tem sido realizadas, por exemplo, em alguns estados do Brasil acontece o “carnatal”, uma clara referência a “festa da carne” no final do ano. 

Carnaval: Festa da Carne

O carnaval é conhecido como a “festa da carne” pelo motivo de que seus participantes liberam-se a práticas que dão lugar aos desejos carnais.

Antigamente era mais comum a simplicidade da festa com bailes e marchinhas com tons de brincadeiras, porém com o tempo a festa foi tornando-se mais sensual com músicas de duplos sentidos, nudez e envolvimentos sexuais entre pessoas, bem como o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas ilícitas.

Tamanha é a preocupação com essas práticas que nessa época do ano, por parte de autoridade competentes, aumenta-se as campanhas sobre dirigir alcoolizado ou usar preservativos em caso de relações sexuais.

Assim como outras datas comemorativas, o carnaval se tornou um “comércio” com inúmeros interesses.

Em São Paulo e Rio de Janeiro, onde escolas de samba organizadas fazem a festa em sambódromos ou em Recife e Bahia, onde tradicionalmente valendo-se de suas culturas estaduais, há muitas pessoas envolvidas de todas as classes sociais. O carnaval é considerado uma festa da carne pelos seus exageros. 

Significado de Carnaval na Bíblia

A Palavra de Deus deveria ser a régua de mede e coloca limites à toda a criação, considera-la é o principio da sabedoria. A bíblia repudia os exageros, pois o apóstolo Paulo escreve: “Porquanto, Deus não nos concedeu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio” (2º Timóteo 2.07).

O mesmo apóstolo em outra carta vai condenar as obras da carne afirmando que aqueles que praticam não herdarão o reino dos céus:

“Ora, as obras da carne são manifestas assim: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatrias e feitiçarias; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja, embriaguez e tudo quanto se pareça com essas perversidades, contra as quais vos advirto, como já vos preveni antes: os que as praticam não herdarão o Reino de Deus” (Gálatas 5.19-21).

Sendo assim, fugir dessas práticas é o melhor conselho, bem como viver todos os dias no centro da vontade da Palavra de Deus é garantia de alegria que não passa após a festa, mas dura eternamente.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais

Recomendação da Semana