Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Significados Bíblicos » Significado de Carnaval

Significado de Carnaval

Qual realmente é o significado do carnaval? pergunta muito feita no mundo cristão que vamos entender um pouco mais nesse artigo.

significado-do-carnaval

A Origem do Carnaval

Carnaval vem do latim e carrega o significado de “adeus a carne” alusão direta ao período que a festa antecede de privações (uma espécie de jejum) que é a quaresma. O carnaval chegou ao Brasil, por assim dizer, importado de países europeus.

O carnaval não tem uma data fixa, mas acontece todos os anos entre os meses de fevereiro e março. O carnaval antecede o período da quaresma que inicia-se em uma quarta-feira (quarta de cinzas) e termina no final de semana do feriado de Páscoa. A quaresma até os nossos dias é praticado pelos adeptos ao catolicismo.

O carnaval tem duração tradicional de quatro a cinco dias, iniciando-se numa sexta-feira, contudo nos nossos dias essa festa tem se estendido para mais dias e até mesmo adaptações com referências à festa em outras épocas do ano tem sido realizadas, por exemplo, em alguns estados do Brasil acontece o “carnatal”, uma clara referência a “festa da carne” no final do ano. 

Carnaval: Festa da Carne

O carnaval é conhecido como a “festa da carne” pelo motivo de que seus participantes liberam-se a práticas que dão lugar aos desejos carnais.

Antigamente era mais comum a simplicidade da festa com bailes e marchinhas com tons de brincadeiras, porém com o tempo a festa foi tornando-se mais sensual com músicas de duplos sentidos, nudez e envolvimentos sexuais entre pessoas, bem como o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas ilícitas.

Tamanha é a preocupação com essas práticas que nessa época do ano, por parte de autoridade competentes, aumenta-se as campanhas sobre dirigir alcoolizado ou usar preservativos em caso de relações sexuais.

Assim como outras datas comemorativas, o carnaval se tornou um “comércio” com inúmeros interesses.

Em São Paulo e Rio de Janeiro, onde escolas de samba organizadas fazem a festa em sambódromos ou em Recife e Bahia, onde tradicionalmente valendo-se de suas culturas estaduais, há muitas pessoas envolvidas de todas as classes sociais. O carnaval é considerado uma festa da carne pelos seus exageros. 

Significado de Carnaval na Bíblia

A Palavra de Deus deveria ser a régua de mede e coloca limites à toda a criação, considera-la é o principio da sabedoria. A bíblia repudia os exageros, pois o apóstolo Paulo escreve: “Porquanto, Deus não nos concedeu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio” (2º Timóteo 2.07).

O mesmo apóstolo em outra carta vai condenar as obras da carne afirmando que aqueles que praticam não herdarão o reino dos céus:

“Ora, as obras da carne são manifestas assim: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatrias e feitiçarias; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja, embriaguez e tudo quanto se pareça com essas perversidades, contra as quais vos advirto, como já vos preveni antes: os que as praticam não herdarão o Reino de Deus” (Gálatas 5.19-21).

Sendo assim, fugir dessas práticas é o melhor conselho, bem como viver todos os dias no centro da vontade da Palavra de Deus é garantia de alegria que não passa após a festa, mas dura eternamente.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Cadastre-se e Receba


3 Aulas Gratuitas para aprender Hebraico bíblico e Cultura judaica