Início » Dinâmicas » Dinâmicas de Grupo Divertidas e Engraçadas

Dinâmicas de Grupo Divertidas e Engraçadas

Você deseja fazer um encontro com um grupo inesquecível? Fazer com que as pessoas não esqueçam o que foi ensinado? Quer fazer algo divertido com seu grupo? Então uma boa dica é utilizar uma brincadeira ou dinâmica engraçada.

Dinâmicas de grupo são um excelente pedida quando o assunto é animar, quebrar o gelo ou ensinar algo de forma descontraída. Seja em um grupo da igreja, na escola, uma reunião em casa e até um encontro entre amigos uma dinâmica engraçada ou uma brincadeira é uma ótima sugestão.

Existem infinidades de dinâmicas de grupo divertidas. Elas com certeza vão animar e tornar os encontros memoráveis. Aqui você vai conhecer 2 dinâmicas engraçadas e divertidas para fazer seu grupo sorrir e aprender. Continue lendo e conheça essas dinâmicas de grupo divertidas e fáceis.

Dinâmica Engraçada 1 – Corrida Maluca

Tema

Escolhas, liberdade, responsabilidade, fugir de influências negativas…

Material

Instruções em tiras de papel.

Quantidade de pessoas

Ilimitado.

Idade

Qualquer idade.

Duração

Depende de quantas pessoas participara. Para um grupo de 15 a 20 pessoas a duração é de em torno de 20 a 25 minutos.

Aplicação

  1. Forme um corredor com os participantes;
  2. Pegue instruções e distribua entre os participantes que formam o corredor. Oriente que o integrante que passará pelo corredor deve ouvir com atenção as instruções, e tentar passar pelo corredor no menor tempo possível;
  3. As instruções devem ser variadas e engraçadas: exemplo: gire três vezes, cite o nome de 2 personagens bíblicos de trás para frente, imite alguma coisa…
  4. Repita até que todos os integrantes tenham passado pelo corredor;
  5. Calcule o tempo de cada para dar a sensação de competição;
  6. Depois que todos passarem pelo corredor, peça que sentem formando um círculo;
  7. Ao invés de dizer quem venceu, você perguntará porque eles seguiram as instruções;
  8. Lembre aos participantes que você pediu que eles somente ouvissem as instruções;
  9. Ouça cada um deles com atenção.

Reflexão

Leve os participantes a refletirem sobre a liberdade que temos nessa vida. Que não somos obrigados a seguir o que os outros dizem ou mandam, que podem fazer suas escolhas. Que são os únicos responsáveis por suas ações.

Dinâmica Engraçada 2 – Juntos somos mais fortes

Temas

Empatia, amor ao próximo, trabalho em grupo…

Material

Balões de ar (bexigas), um aparelho de som para reproduzir uma música.

Quantidade de pessoas

Ilimitado.

Idade

Qualquer idade.

Duração

Depende de quantas pessoas participara. Para um grupo de 10 a 15 pessoas a duração é de em torno de 5 a 10 minutos.

Aplicação

  1. Entregue um balão para cada um dos participantes;
  2. Peça que eles encham os balões e amarre a ponta;
  3. Depois peça que eles comecem a jogar seus balões para cima e fiquem batendo com a mão sem deixar o balão cair. Nesse momento você começa a tocar a música ambiente para deixar mais divertido;
  4. Depois de um breve tempo tire um integrante do espaço, porém deixe seu balão na brincadeira. Os participantes que ficaram devem manter todos os balões no ar sem cair no chão. Se cair deve pegar e jogar para cima novamente;
  5. Vá tirando os participantes um a um mantendo seus balões. Vá fazendo isso até ficar só um integrante para manter todos os balões no ar;

Reflexão

Obviamente a medida que forem diminuindo os participantes vai ficando mais difícil manter os balões no ar, isso torna a dinâmica engraçada. Pergunte aos participantes o que eles acharam da dinâmica? Pergunte quais foram as dificuldades? Depois de que todos falarem você pode refletir com eles sobre a importância de trabalhar em grupo. Como as coisas ficam difíceis quando apenas uma pessoa faz tudo. Pode refletir também sobre a importância de pensar no outro e se colocar no lugar do outro.

Essas dinâmicas de grupo divertidas são excelentes para começar uma discussão, introduzir um tema ou até quebra o gelo. São dinâmicas engraçadas para tornar sua atividade em grupo muito mais alegre e memorável. Você pode se sentir à vontade para fazer adaptações e tentar aplicações diferentes da sugeridas aqui.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.